Escultura da “Grande Mão” de Oscar Niemeyer, no Memorial da América Latina, na Barra Funda.
Escultura da “Grande Mão” de Oscar Niemeyer, no Memorial da América Latina, na Barra Funda.| Foto: Shutterstock
  • Por Bourbon
  • 13/12/2022 12:08

Do passado industrial dos antigos galpões aos restaurantes, galerias de arte, botecos e berço do samba paulista. O tradicional bairro da Barra Funda, em São Paulo, se transformou em um dos redutos preferidos dos jovens   em busca de diversão.

Se você deseja saber o que tem de bom na Barra Funda, este conteúdo vai te ajudar a montar um roteiro irresistível para aproveitar os atrativos desse bairro da zona oeste da capital paulista. Vamos lá?

A Barra Funda

A história do bairro Barra Funda está diretamente ligada ao desenvolvimento ferroviário e industrial do Brasil e São Paulo. Isso, porque lá foi inaugurada a estação da Estrada de Ferro Sorocabana, em 1875, para escoamento da produção de café da cidade.

Anos depois, com a estação Barra Funda da São Paulo Railway, surgiram depósitos e armazéns na região, o que despertou o interesse de negros recém-alforriados e imigrantes italianos para trabalhar e morar por lá.

Hoje, o bairro tradicionalmente industrial cortado pelos trilhos da CPTM segue o exemplo dos vizinhos Vila Buarque e Santa Cecília e, com isso, os antigos galpões viraram o endereço de galerias, restaurantes e bares.

O que fazer na Barra Funda?

O parque Água Branca é perfeito para praticar esportes ou relaxar com a família.
O parque Água Branca é perfeito para praticar esportes ou relaxar com a família.| Shutterstock

A Barra Funda reúne entretenimento, lazer, comodidade e muito mais para você viver ótimos momentos, seja em uma viagem solo, a dois ou com a família. Confira várias opções para seu roteiro.

Polo de artes 

O bairro do passado industrial de São Paulo atrai cada vez mais profissionais e apreciadores do design, artes e setor criativo. Os galpões e prédios que antes abrigavam armazéns deram espaço às galerias deste polo das artes da capital paulista.

Por lá você encontra a galeria Fortes D’Aloia & Gabriel, pioneira no bairro (desde 2008), o Ateliê 397, dentro do hub cultural Galpão Cru, espaço Olhão, Lona Galeria, Luis Maluf Galeria, galeria Janaina Torres, galeria Mendes Wood DM e o Bananal.

Casa Mário de Andrade

Quem viveu na Barra Funda foi o escritor Mário de Andrade e sua casa se transformou em um museu que faz parte da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo.

O espaço foi reaberto ao público em 2015, no 70º aniversário de morte do escritor, com a exposição “A Morada do Coração Perdido", com objetos pessoais, móveis originais, textos, fotos e vídeos de Mário.

O museu está aberto para visitação de terça a sábado, das 10h às 18h, domingos e feriados, das 10h às 12h e das 13h às 18h.

Berço do samba paulista

A Barra Funda é considerada o berço do samba paulista.
A Barra Funda é considerada o berço do samba paulista.| Shutterstock

O Largo da Banana, junto à estação de trem da Barra Funda, foi ponto de encontro dos trabalhadores que se reuniam no final do expediente para rodas de samba. Assim, surgiu o primeiro cordão da cidade, o grupo carnavalesco Barra Funda, em 1914.

O bairro é um reduto do samba e hoje abriga barracões de agremiações carnavalescas na Fábrica do Samba, a menos de 3 km do sambódromo do Anhembi, como Império de Casa Verde, Camisa Verde e Branco (uma das primeiras de São Paulo), Mocidade Alegre, Águia de Ouro, Saudosa Maloca, Tom Maior, Unidos do Peruche e Dragões da Real.

Boa comida: bares e restaurantes

A região da Barra Funda também é conhecida pela boa gastronomia, com muitas opções de bares e restaurantes, alguns deles, inclusive, indicados pela equipe editorial do Michelin Guide Brazil, como é o caso do A Bananeira, com o melhor da culinária mineira e baiana, e o coreano Komah.

Outras boas opções são os restaurantes Ama.zo (comida peruana) e Laskarina Bouboulina (influência mediterrânea e turca), além da Dama e os Vagabundos, para comer hambúrguer, ouvir rock e tomar cerveja gelada.

Vida noturna e botecos 

Se você deseja curtir a noite, tomar bons drinks e apreciar comida de boteco, a Barra Funda tem ótimas opções de barzinhos, como o é o caso do Armazém Garnizé, Oxente Bar e Petiscos, Trago, Cervejaria Central, Miúda, Laskarina Bouboulina e o Pìna Drinques.

Para quem gosta de música eletrônica, a região reúne duas das principais baladas de São Paulo, a D-Edge e o Club 33. A Barra Funda também é o endereço da Blue Space, famosa casa noturna LGBTQIA +, e do Audio Club.

Memorial da América Latina

Projetado por Oscar Niemeyer, o Memorial da América Latina foi aberto em 1989 no antigo Largo da Banana. Lá você encontra a escultura da “Grande Mão” de autoria do arquiteto que é considerada símbolo de São Paulo.

Em seu acervo permanente, o Memorial coleciona muitas outras obras de arte de artistas como Portinari, Carybé, Franz Weissmann e Tomie Ohtake, além de exposições temporárias, abrigadas em uma estrutura planejada de mais de 6 prédios para realização de exposições, shows, eventos ou encontros culturais.

Allianz Parque

A Arena Palestra Itália ou Allianz Parque é o estádio do Palmeiras, com capacidade para 55 mil pessoas. Além das partidas de futebol, o local recebe grandes eventos e shows como do ex-Beatle, Paul McCartney, Elton John, Coldplay e muitos outros.

Parque da Água Branca

Para praticar esportes, relaxar com a família ou ficar em contato com a natureza, o parque da Água Branca é uma ótima opção de passeio na Barra Funda. Para criançada, a área disponibiliza espaço de leitura infantil, brinquedoteca, aquário e parque de diversão.

No parque você também encontra o Museu Geológico, arena para corrida ou caminhada, cursos de equitação, Praça do Idoso, Espaço Melhor Idade e Bambuzal.

Teatros

O bairro é endereço do Theatro São Pedro, que é considerado um dos mais tradicionais da capital paulista (inaugurado em 1917), tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo. Na Barra Funda também estão os teatros J. Safra e Bradesco.

Onde se hospedar na Barra Funda?

| Divulgação

Você precisa de conforto, praticidade e qualidade na sua hospedagem para aproveitar melhor tudo de bom que a Barra Funda tem para oferecer. O Rio Hotel by Bourbon São Paulo reúne tudo isso e muito mais.

Localizado na Barra Funda, o hotel possui 201 apartamentos de categoria superior, restaurante, room service 24hs, academia e três áreas de convívio social, sendo um delas na cobertura com vista espetacular da cidade.

| Divulgação

O Bourbon tem vista privilegiada para a São Silvestre, pois a corrida para ao lado do hotel. Além disso, fica próximo aos principais pontos de lazer, divertimento e compras de São Paulo, como Avenida Paulista, ruas  25 de Março e Oscar Freire e Vila Madalena, bairro escolhido pela revista britânica Time Out como um dos 51 bairros mais cool do mundo.

Reserve sua hospedagem no Rio Hotel by Bourbon São Paulo e aproveite o melhor da Barra Funda.