Brasil Paralelo ou Porta dos Fundos: Jesus na manjedoura ou no prostíbulo?
| Foto: Divulgação
  • Por Brasil Paralelo - Texto de Victor Lucio
  • 09/12/2021 15:26

Qual Especial de Natal representa os seus valores? Dezembro chegou e mais uma vez Gregório Duvivier e outros humoristas do grupo Porta dos Fundos parodiaram a história de Jesus Cristo.

Não é a primeira vez que o Porta dos Fundos se envolve em polêmicas envolvendo a fé dos cristãos. Em 2019, lançaram na Netflix o filme “A Primeira Tentação de Cristo”, no qual Jesus é homossexual e Maria é uma mulher promíscua.

Para Gregório Duvivier, que interpretou Jesus gay, “O Cristo do Porta dos Fundos é o Cristo do amor”.

Na época, o bispo Dom Henrique Soares perguntava tanto a cristãos quanto a não cristãos: “Para onde vai uma sociedade que desrespeita a religião e a sensibilidade das pessoas? Como construiremos um espaço de tolerância e respeito deste modo?”

Criticados por todo ano fazerem humor com a fé cristã, Fábio Porchat certa vez relatou ao jornal Estadão: "A gente tem batido em coisas que, na verdade, merecem apanhar. (...) Eu, por exemplo, não faço piada com Alá e Maomé, porque não quero morrer! Não quero que explodam a minha casa só por isso (risos)". 

Este ano, o grupo voltou a fazer piadas sobre a vida de Jesus.

Anunciaram para o dia 15 de dezembro uma animação chamada “Te prego lá fora”. No filme, Jesus é um adolescente que estuda na Escola Municipal Eva & Adão, quer ser Bad Boy e não quer ser descoberto como o Messias - detalhes pouco polêmicos em comparação ao conteúdo do filme.

Em conversa com Otaviano Costa, no Otalab, a atriz do Porta dos Fundos, Evelyn Castro, que interpreta Maria há três anos, disse não entender o que causa revolta nas pessoas. Disse também que eles não fazem deboche, mas sim uma crítica social para as pessoas pensarem.

O Especial de Natal da Brasil Paralelo

| Divulgação

Para a empresa Brasil Paralelo, o que está por trás das paródias do Porta dos Fundos é uma mensagem ideológica.

A proposta da empresa de entretenimento e educação é fortalecer o verdadeiro sentido do Natal e isso envolve reflexões sobre família, amor ao próximo, caridade, fé e esperança.

No ano passado a produtora lançou um Especial que alcançou mais de dois milhões de espectadores.

A intenção é tornar o especial uma tradição anual, através de forte investimento e divulgação gratuita.

A segunda edição do Especial de Natal irá ao ar nos dias 13, 14 e 15 de dezembro.

Os apresentadores serão o jornalista Luís Ernesto Lacombe e a professora Lara Brenner.

O evento foi gravado no palco do Teatro Bradesco e por lá passaram mais de 20 convidados ao longo dos três dias. Eles partilharam suas reflexões, aprendizados e histórias emocionantes, tudo acompanhado de orquestra e música ao vivo.

A parte musical contou com o solista Alvaro Siviero, pianista convidado a tocar para o papa Bento XVI, o tenor Marcello Vannucci, a soprano Claudia Neves e o cantor Douglas Alessi, destaque do The Voice Brasil.

Grandes obras como Adeste Fidelis, Nessun Dorma, Ave Maria de Gounod e Noite Feliz foram acompanhados pela Orquestra Mozarteum Brasileiro e pelo Coral Del Chiaro. A classificação indicativa é livre para toda a família.

O filme "Te prego lá fora", do Porta dos Fundos, vai ao ar no dia 15 de dezembro.

O Especial de Natal da Brasil Paralelo, vai ao ar nos dias 13, 14 e 15 de dezembro.

Ambos estreiam na mesma semana, mas um segue a linha de ruptura com a mensagem do Natal e o outro a do resgate.

É possível que os dois programas sejam frutos de polêmicas, porém, por motivos diferentes.