A ideia de que grama sintética é utilizada apenas em quadras de futebol society é passado. Atualmente, o material atende com perfeição projetos de jardim e paisagismo, e está presente em inúmeros espaços instalados em condomínios, academias, escritórios e residências, em áreas internas e externas. As técnicas empregadas na elaboração da grama sintética dão a ela semelhança real com a natural e a versatilidade necessária para sua utilização de formas diversas – a criatividade é o limite para a sua melhor aplicação.
A BrasilGrass é uma empresa de grama sintética que atua principalmente no ramo do paisagismo e atende todo o Brasil. Há quatro anos no mercado, a loja oferece atendimento personalizado, avaliando as necessidades de cada consumidor para conectá-los com o produto ideal.
Os produtos da BrasilGrass nesse nicho podem ser divididos em dois grandes pilares: com ou sem drenagem. A escolha irá depender de onde a manta será aplicada. “Se a grama for aplicada onde o piso é a terra, a grama sintética precisa ser, de preferência, com drenagem, para não empoçar”, explica Danielle Peres, proprietária da BrasilGrass. Para os modelos sem drenagem, é necessário que seja feito um caimento na preparação do piso para evitar o processo de empoçamento. Já em pisos brutos, a grama se adapta facilmente.
Conhecendo a grama sintética e suas peculiaridades
A praticidade que a grama sintética oferece – facilidade na instalação e na manutenção, grama duradoura independentemente do clima, segurança (o piso serve também como amortecedor em casos de queda), sem necessidade de irrigação, adaptação em qualquer tipo de espaço e terreno – se dá na mesma medida em que proporciona beleza.
Assim, se o que você procura é um espaço iluminado pelo verde da grama, e necessita de praticidade na manutenção desse local, a grama sintética é o material ideal para seu projeto paisagístico ou decorativo. Mas você sabe qual a melhor opção que atende seu espaço?
Decorativa e jardim
À exceção da grama utilizada nas quadras esporte, são basicamente dois os modelos de grama sintética: decorativa e jardim. A primeira costuma ser utilizada como elemento da decoração de um ambiente, mas também é aplicada em espaços como bordas de piscinas, em locais de recreação – playgrounds, jardins de infância –, como elemento decorativo em eventos, varandas e sacadas, coworking, espaços para pets, brinquedotecas, academias e até em projetos de muro inglês.
Já a de jardim, que também pode ser aplicada nos mesmos espaços, conta ainda com outra função: a drenagem. Por suas características a partir de sua elaboração, facilita o escoamento da água da chuva e, por isso, é preferencialmente instalada em substituição ao gramado natural.
Todos os produtos BrasilGrass são antifúngicos, antiabrasivos, contam com proteção contra raios UV e ajudam a manter o ambiente mais limpo.
A preparação do piso para a instalação da grama sintética é feita com pó de pedra, que auxilia na absorção da água quando o modelo possui sistema de drenagem. “Quando o modelo não possui sistema de drenagem, fazemos um caimento no piso para que a água, ao entrar em contato com a grama, possa escoar.” explica Thays Rodrigues, funcionária da empresa.
Em busca da melhor solução
Quando o cliente busca pela grama sintética, precisa ter em mente que é a largura que caracteriza o produto, não o comprimento. Após definir o tamanho desejado, o próximo passo é decidir a altura do fio. Quanto mais alto o fio, mas se assemelha à grama natural. Os mais baixos, porém, são mais fáceis de serem limpos. “Para donos de pet, é melhor o fio mais baixo” recomenda Danielle.
Na procura pela grama ideal, a BrasilGrass auxilia seus clientes a encontrar o produto perfeito. “A princípio, mostramos todos os produtos disponíveis, mas a gente faz a indicação do produto que achamos mais adequado para o caso específico, para atender à necessidade do cliente. Pedimos foto do ambiente e sempre tentamos achar a melhor solução para a disposição dos tapetes de grama” conta Thays.
Carro-chefe
Atualmente, o BrassSoft é o modelo com maior saída da empresa. Próprio para jardim e paisagismo, é muito semelhante ao gramado natural. É vendido em rolos de três metros de largura e possui altura diferenciada. São três opções de tamanho de fio possíveis que o cliente pode escolher: 12mm, 20mm e 30mm. O BrassSoft também possui fios da cor palha, que deixam a manta ainda mais próxima do real.
Recomendações
A vida útil da grama depende da forma de utilização. Em academias e playgrounds, locais de alta circulação de pessoas, a vida útil tende a ser menor do que em um jardim, em que o produto pode durar até dez anos. “O que podemos indicar é: na limpeza, evitar muitos produtos químicos, não usar vap em uma potência muito alta”, pontua Thays.
A limpeza da grama sintética é feita com água e sabão neutro, eventualmente, se necessário, podem ser aplicados outros produtos.
Para mais informações, consulte o site da BrasilGrass.
Faça você mesmo: confira dicas simples para instalar grama sintética em casa
Especialistas aprovam: grama sintética é preferência em projetos de decoração
Com ou sem drenagem? Saiba qual o tipo de grama sintética ideal para jardim ou decoração
Mais verde que a do vizinho: grama sintética para decoração e paisagismo realiza o sonho do jardim sempre impecável