Já se foi o tempo em que era preciso ter um espaço na área externa de casa para ter um belo gramado verde. Para isso, gramas sintéticas são uma excelente opção para tornar o ambiente mais agradável e convidativo. Como o material é versátil, a grama sintética se adapta muito bem em ambientes internos, já que não exige manutenções como poda e irrigação, e não depende de fatores climáticos. Além disso, outra vantagem é a sua fácil instalação.
Durante o período de quarentena, por conta da pandemia da covid-19, a BrasilGrass, empresa de grama sintética que atua neste ramo em todo o Brasil, lançou o desafio "Faça você mesmo", em suas redes sociais, com o intuito de fomentar a fácil instalação do gramado. Além de todo tipo de grama sintética — esportiva, decorativa, jardim e paisagismo e colorido — a empresa ainda oferece todo material necessário para a aplicação do gramado no espaço escolhido.
O primeiro passo para instalar você mesmo é conferir qual o modelo mais indicado para o seu espaço, explica Danielle Peres, proprietária da BrasilGrass. "As gramas de jardim são indicadas para qualquer ambiente, pois possuem sistema de drenagem, ideal para serem instaladas no lugar da grama natural. As gramas decorativas podem ocupar tranquilamente os espaços de calçadas, varandas e ambientes onde não precise drenar a água". Danielle destaca ainda que a grama sintética tem uma direção definida, por isso é importante estar atento a este detalhe para manter os fios sempre no mesmo sentido.
No caso de piso de concreto — piso asfáltico, pedra lisa, muro, lajota ou até mesmo cerâmica — a instalação é bastante simples. Será necessária a quantidade de grama para a superfície e cola de contato ou fita dupla face. O próximo passo é limpar bem a área que receberá a grama, removendo qualquer imperfeição que possa atrapalhar na aderência da cola. Feito isso, é preciso aplicar a cola na base da grama e também no piso. Aguardar 15 minutos e fixar a grama no chão. E está pronto o seu jardim particular, sem necessidade de irrigação, cortes ou fertilizantes para ter um espaço sempre verde e agradável.
Já para a instalação na terra, não é recomendado colocar a grama sintética direto no chão, ressalta Danielle. "O ideal é que você coloque uma camada de pó de pedra, que servirá como uma espécie contrapiso, mantendo o piso mais compactado, auxiliando na drenagem da água e evitando o crescimento de erva daninha", afirma.
Confira o passo a passo da instalação para tipos diferentes de piso
Em concreto, piso asfáltico, pedra lisa, muro, lajota ou cerâmica
- Limpe bem o piso e remova qualquer imperfeição que possa atrapalhar a aderência da cola;
- Aplique a cola tanto na base da grama quanto no piso. Aguarde 15 minutos e então fixe a grama no chão.
Dica: graças à versatilidade do material, você pode também deixar o gramado sintético apenas sobreposto ou até utilizar fita dupla face nas bordas.
Instalação na terra
- Retire toda a grama natural;
- Coloque sobre a terra uma camada de pó de pedra de 3 a 6 cm de altura, deixando o piso nivelado;
- Sobreponha o tapete de grama sintética;
- Coloque os ganchos nas bordas, a cada 1 metro linear aproximadamente.
Dica: Opte por um modelo com sistema de drenagem, que facilitará o escoamento da água.
Em sua loja física, na cidade de Curitiba (PR), a BrasilGrass dispões de um showroom completo para visitas dos clientes e materiais à pronta-entrega, além de atendimento personalizado. E, para todo o país, a webstore está sempre disponível, com praticidade durante a compra e múltiplos canais de atendimento para suporte.
Siga a BrasilGrass no Instagram e no Facebook.
Faça você mesmo: confira dicas simples para instalar grama sintética em casa
Especialistas aprovam: grama sintética é preferência em projetos de decoração
Com ou sem drenagem? Saiba qual o tipo de grama sintética ideal para jardim ou decoração
Mais verde que a do vizinho: grama sintética para decoração e paisagismo realiza o sonho do jardim sempre impecável