- 12/04/2021 17:37
Principal polo turístico do Paraná, Foz do Iguaçu vem recebendo, nos últimos anos, novas opções de entretenimento e visitação na cidade, atrações que chegam para se aliar às Cataratas do Iguaçu, o maior atrativo turístico do estado. Além do tradicional Parque Nacional do Iguaçu, a cidade do oeste paranaense disponibiliza para o turista opções como o Parque das Aves, o Marco das Três Fronteiras, o Blue Park, o Vale dos Dinossauros e Aguaray Eco Esportes.
“O turismo é muito abrangente e se destaca pelo seu caráter multidisciplinar e diversificado. Também é uma atividade bastante ampla do ponto de vista produtivo, pois engloba vários segmentos da economia e não se limita a hospedagens, transportes, agências de viagens ou serviços de entretenimento”, diz Paulo Angeli, secretário municipal de Turismo e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu. Ele destaca que a prefeitura local está trabalhando em uma nova legislação que vai ampliar os benefícios fiscais e tributários para a área do turismo na cidade.
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A Itaipu Binacional, bem como os governos federal e estadual, tem contribuído para o desenvolvimento de projetos estruturantes para a cidade, como a construção de uma segunda ponte Brasil-Paraguai, a ampliação da pista do aeroporto internacional, a duplicação da BR-469 e a criação de um bairro inteligente. “Esses projetos estão elencados em eixos prioritários do desenvolvimento econômico de Foz do Iguaçu através do programa Acelera Foz, coordenado pelo Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Foz do Iguaçu)”, informa Angeli.
Novas atrações
Foz do Iguaçu tem, atualmente, 98 hotéis e 37 pousadas (totalizando 24 mil leitos), 179 agências de viagem, 216 estabelecimentos de alimentos e bebidas nos corredores turísticos, 659 transportes de turismo e 46 atrativos turísticos, um amplo trade que incentiva a entrada de novos investimentos na área.
Recentemente, foram abertos na cidade o Escape 60 e o Movie Cars, ambos empreendimentos na área de entretenimento – em breve, será construído o Aquafoz, um grande aquário que deverá receber cerca de R$ 100 milhões em investimentos; o espaço atuará como um centro de educação, pesquisa e conservação dos ecossistemas das bacias dos rios Paraná e Iguaçu.
“Cláudio Petrycoski, um dos sócios do Movie Cars, é um paranaense com muito orgulho — por isso, decidimos abrir nosso negócio no Paraná. E Foz do Iguaçu foi o local ideal e perfeito. Além de ser uma cidade turística mundialmente conhecida, tem atrativos turísticos de qualidade”, relata Jin Petrycoski, diretor do Movie Cars, um projeto único, que une duas grandes paixões das pessoas, cinema e carros.
Os empreendedores desenvolveram um parque temático com uma imersão diferenciada, no qual o visitante pode conhecer cenários hollywoodianos que remetem a veículos. “Temos trilha sonora, uma caracterização impecável dos veículos originais dos filmes retratados. O espaço tem também um restaurante temático dos anos 1950. A nossa proposta é passar uma imersão sensorial para todos os visitantes”, confirma Jin.
A criação do Movie Cars contou com um grande apoio do BRDE – Banco de Desenvolvimento do Extremo Sul, que, além do financiamento, trouxe orientação para a implantação do negócio. “O BRDE foi bem flexível, nos ajudou ao máximo, esteve sempre ao nosso lado para ver se estávamos cercados de profissionais adequados, conferir realmente se não iríamos pular etapas. Foi um grande facilitador para nós, um relacionamento muito próximo pelos vários meses de implantação. Sem dúvida, sem o apoio BRDE não conseguiríamos desenvolver um projeto dessa grandiosidade”, afirma o diretor. Ele lembra que o projeto de entretenimento recebeu recursos do programa Fungetur do BRDE, com uma taxa muito vantajosa se comparada ao que se pratica no mercado.
O Fungetur é destinado exclusivamente para empresas do setor turístico sediadas na Região Sul. Através dele, podem ser financiadas obras civis para implantação, ampliação, modernização e reforma de empreendimentos turísticos e capital de giro associado; também a aquisição de equipamentos e capital de giro associado; e, ainda, a obtenção de capital de giro isolado destinado a empreendimentos turísticos.
Implantação
Como o grupo empresarial do Movie Cars ainda não havia atuado na área do turismo, houve algumas dificuldades iniciais para estruturar o novo negócio. Dessa forma, foi necessário formar uma equipe capacitada, com conhecimento do trade de Foz do Iguaçu para realizar a implantação. “Esse time que formamos contribuiu muito na parte operacional, pois não tínhamos know-how de como funcionaria toda a parte da operação. O ecossistema do turismo de Foz é diferente de outras locais. Tem diversos players, há agências de turismos, guias, há um relacionamento bem diferente com cada player e que desconhecíamos. Conhecer os detalhes fez a diferença para o desenvolvimento do Movie Cars”, diz o diretor da atração de entretenimento.
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Houve ainda um investimento em marketing para que a população local conhecesse o atrativo que estava sendo lançado. “Chegamos na cidade e apresentamos o projeto para a prefeitura, comitê de turismo de Foz (Contur) e rede hoteleira. Fomos trabalhando aos poucos todo as funções importantes para o negócio prosperar. Isso para que todo mundo ficasse ciente que estávamos chegando e poder ter sucesso ativamente depois de abrir as portas”, revela Jin.
Os sócios do Movie Cars estão confiantes na prosperidade do turismo em Foz do Iguaçu. Tanto que já têm a intenção de expandir o negócio criando um novo parque temático na cidade chamado Wonder Park, espaço que deverá contar com atrações internacionais.
O secretário municipal Paulo Angeli destaca a importância das pequenas e médias empresas para o turismo de Foz do Iguaçu, que, em sua visão, têm um poder de entrega de experiência turística muito grande, com mais rapidez em adaptar as demandas dos clientes e, também, com um atendimento mais próximo aos turistas, identificando de forma rápida suas reais expectativas. “Há também uma procura constante em modernizar as empresas, o que traz inovação para a cidade. O papel das pequenas e médias empresas do turismo de Foz do Iguaçu é de acolhimento e entrega do que o turista vem procurando em sua viagem, produtos e serviços com acessibilidade, qualidade e vivenciar o destino de maneira integral”, avalia.
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