Paixão nacional, o café apresenta uma enorme variedade de marcas e sabores. E quem aprecia a bebida sabe que a excelência do produto final é determinante na hora da compra e mantém o hábito gostoso de renovar a energia durante o dia. Para isso, existe uma série de fatores envolvidos no processo de produção que influenciam diretamente na qualidade do café, como por exemplo a embalagem do produto.
O Supervisor de Qualidade do Café Alvorada – marca tradicional do Paraná com 80 anos de história –, Emilson Rodrigues de Souza, explica que a função da embalagem é a preservação do aroma e sabor de um produto recém produzido. “Qualquer embalagem, seja ela no formato almofada, alto vácuo ou em válvula desgaseificadora, tem a sua aplicação e cada uma delas oferece um tempo de validade correspondente ao seu formato”, afirmou o especialista. “As mesmas devem possuir barreiras em alumínio que impedem a entrada de luz ou a formação de vapor de água, responsáveis diretamente pela oxidação do produto”, completou Souza.Com uma variada linha de produtos, englobando os cafés: Tradicional, Extra Forte, Espresso, Cappuccino e Superior, este produzido com grãos selecionados 100% arábica – edição lançada aos 80 anos da marca –, o Café Alvorada trabalha com três tipos de embalagem: almofada, alto vácuo e a embalagem pouch com válvula desgaseificadora. Cada uma delas possui suas particularidades, mas sempre primando pela proteção do produto e sua qualidade final.
O formato almofada, por exemplo, se utiliza de um processo mais simples de selagem. “Sendo um processo mais simplificado, a “barreira” de proteção do produto com o oxigênio acaba sendo comprometido, resultando num tempo de validade menor que em outros formatos de embalagem”, relata Emilson.
Já no alto vácuo, todo o oxigênio no processo de envase é retirado através de uma aspiração feita assim que o café vai para a embalagem. “A retirada do oxigênio evita a decomposição dos elementos do café, mantendo um aroma mais forte e o sabor intenso concentrado por mais tempo. Dessa forma, existe um aumento no tempo de validade de 3 a 4 vezes em relação ao formato almofada”, conta o Supervisor de Qualidade. Por fim, a embalagem com válvula desgaseificadora, ou válvula aromática, é utilizada principalmente no envase de cafés mais nobres, os chamados gourmet. “Essa válvula permite a eliminação do gás carbônico do café recém torrado impedindo a entrada do oxigênio. Dessa forma, todos os atributos sensoriais intensificados no processo de torra são preservados resultando em um café com aroma e frescor contagiantes”, afirma Emilson.
Seja qual for o tipo de café de sua preferência, o Café Alvorada sempre será uma ótima escolha, que alia tradição, qualidade e inovação. Para saber mais sobre a empresa e seus produtos, acesse o site https://www.cafealvorada.com.br/.