Conheça as características e saiba diferenciar o sabor e o aroma de cada espécie.| Foto: Shutterstock
  • Por Café Alvorada
  • 18/11/2021 09:05
Ouça este conteúdo

Paixão mundial, o cafezinho nosso de cada dia é apreciado por milhões de pessoas ao redor do planeta. Há quem diga que não consegue começar o dia sem antes apreciar uma boa xícara dessa bebida que é a segunda mais consumida no mundo, atrás somente da água.

Das mais de 100 espécies de cafés existentes atualmente, duas se destacam como as mais consumidas: o superior, com grãos 100% arábica, e o robusta.

A pergunta que fica é: quais são as principais diferenças entre esses dois tipos de cafés tão apreciados mundo afora?

Para responder essa pergunta, ninguém melhor que um expert no assunto: um barista, o profissional especializado em cafés de alta qualidade e que também trabalha criando novas bebidas baseadas em café, utilizando licores, cremes, bebidas alcoólicas, leite, entre outros.

Graduado em gastronomia e trabalhando há 17 anos como barista, Eduardo Scorsin explica que o arábica e o robusta diferem em alguns aspectos.

“De forma mais resumida, enquanto o arábica tem um gosto mais adocicado e ligeiramente ácido, com 50% menos cafeína, o robusta, por sua vez, é mais marcante e amargo. O mesmo vale para o aroma, que é muito mais suave no arábica e mais denso e pesado no robusta. Cada um tem suas peculiaridades, mas ambos caíram no gosto das pessoas”, afirma Scorsin.

Arábica

Originário da Etiópia e cultivado pelo mundo todo, o Arábica foi uma das primeiras espécies de café a ser produzida no planeta, caracterizando-se pela produção de cafés mais finos e requintados.

São plantados a altitudes superiores a 800 metros, consideradas ideais para a produção de cafés de qualidade superior. Seu aroma é intenso e os sabores são bastante variados, bem como níveis de corpo e acidez. Líder de mercado, o Arábica corresponde a mais de 60% da produção de café mundial. São conhecidos como os cafés “gourmet”.

Para celebrar o 80º aniversário, a marca Café Alvorada lançou a edição especial Alvorada Superior, produzida com grãos 100% arábica e um blend especial.

Trata-se de um café puro, que garante a mais alta qualidade, aroma e sabor impecáveis para os apreciadores da bebida.

Robusta

Tecnicamente chamado de Coffea Canephora, o Robusta se notabiliza pela variedade Conilon, tende a ser mais amargo e marcante. É uma espécie mais resistente a pragas e doenças, e diferente do Arábica, não precisa necessariamente ser cultivado em regiões de alta altitude.

Estas variantes fazem com que o Robusta tenha um custo de produção mais baixo, consequentemente fazendo com que a saca do café tenha um preço mais acessível. Esta espécie é bastante utilizada na produção do café solúvel, o que explica em partes o seu sabor mais amargo.

Seja qual for o seu gosto, o Café Alvorada é uma ótima opção para você saborear aquele delicioso cafezinho. Clique e conheça a linha completa do Café Alvorada.