O roteiro de um passeio por locais que remetem à cultura italiana precisa incluir o Capone’s Risoteria, em Santa Felicidade.| Foto: Foto: divulgação
  • Por Capone's Risoteria
  • 13/04/2023 14:18
  • Atualizado em 13/04/2023 às 14:18
Ouça este conteúdo

Já pensou em um roteiro que enriquece culturalmente e, ao mesmo tempo, satisfaz o paladar? Para desbravar a capital paranaense, é possível reunir algumas dicas, ter uma ótima experiência gastronômica em Curitiba e, ao mesmo tempo, revisitar pontos históricos da cidade.

A partir de agora, vamos te mostrar cinco lugares que são paradas obrigatórias para quem chega pela primeira vez a Curitiba ou mesmo quem já mora na capital, mas quer ter um final de semana diferente, por exemplo. Vamos lá?

1.  Bosque Italiano

O roteiro pode começar a céu aberto no Bosque São Cristóvão ou, como é conhecido, Bosque Italiano, no bairro Santa Felicidade.

O lugar amplo e florido, com mais de 23 mil metros quadrados, também recebe, ao longo do ano, festas com muita música, dança e comidas típicas, como a Festa da Uva e a comemoração a São Cristóvão.

O Bosque Italiano é sede do Memorial da Imigração Italiana, fundado em 1996. A história da chegada dos imigrantes na cidade - e, principalmente, neste bairro - é contada através do acervo local.

2.  Vinícola Durigan

Que tal uma degustação de queijos e vinhos? É isso que você vai encontrar em uma experiência gastronômica em Curitiba em plena Vinícola Durigan, também no bairro Santa Felicidade. Essa é uma das vinícolas mais tradicionais da cidade e oferece uma ambientação 100% italiana.

Por lá, você pode degustar vinhos variados, espumantes, petiscos e até mesmo chocolates, alguns de fabricação própria. A Vinícola também entrega um cenário encantador para quem faz a visita. O ar clássico, com barris e outros artigos antigos, dá todo o toque rústico ao lugar.

3.  Casa Culpi e Casa dos Gerânios

Duas dicas em um mesmo passeio por Santa Felicidade. São duas construções históricas para você visualizar e deixar registrado na galeria de fotos do seu celular. As duas revelam como algumas casas podem carregar um significado tão grande dos primeiros imigrantes italianos em Curitiba.

Primeiro, a Casa Culpi, que foi construída em 1887 por Giovanni Baptista Culpi. Seu objetivo era servir de residência e, ao mesmo tempo, de comércio de secos e molhados.

Seu significado histórico é extremamente importante para a história da cidade. Com o passar dos anos, foi integrado à Prefeitura e hoje abriga um Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Depois, é a vez da Casa dos Gerânios - ou Sobrado Nona Carolina - praticamente da mesma época. Foi construída em 1891, por Nicolau Boscardin, um dos primeiros moradores da região, e hoje é patrimônio cultural de Curitiba.

Sua arquitetura sempre chamou a atenção e o nome, Casa dos Gerânios, se deve aos enfeites das janelas, que eram feitos com ervas e arbustos de gerânios.

4.  Capone’s Risoteria

O seu dia de passeio por uma experiência gastronômica em Curitiba pode e deve encerrar em um lugar que tem tudo a ver com conforto e, claro, Itália.

Com um espaço moderno, o Capone’s Risoteria é perfeito para curtir com os amigos e com a família, e se tornou uma das novidades que mais chama a atenção no bairro Santa Felicidade.

Sua decoração 100% italiana, com design que valoriza os itens da cozinha da Itália, e o cardápio com risotos suculentos e saborosos, fazem dessa experiência gastronômica em Curitiba uma das mais encantadoras.

E aí? Em qual dia você vai curtir todos esses encantos em uma experiência gastronômica completa em Curitiba? O Ibis Styles Santa Felicidade fica localizado na Avenida Manoel Ribas, 5480.

Para novidades, siga o Ibis Styles Santa Felicidade no Instagram. Siga também o Capone’s Risoteria.