Risotos podem ser acompanhados tanto por vinho quanto por outros tipos de bebidas mais cítricas.
Risotos podem ser acompanhados tanto por vinho quanto por outros tipos de bebidas mais cítricas.| Foto: Foto: Divulgação/Capone’s Risoteria
  • Por Capone's Risoteria
  • 06/04/2023 18:20
  • Atualizado em 06/04/2023 às 18:20

Qualquer chef de cozinha pode confirmar: a harmonização de drinks eleva a experiência gastronômica a outro nível. Seja durante um almoço, um jantar despretensioso ou em uma ocasião especial, optar pela bebida ideal para o prato escolhido é aproveitar cada sabor ao extremo.

Não é uma escolha tão difícil: você prefere curtir o sabor de um prato individualmente ou potencializar tudo o que seu paladar pode curtir? É por isso que vamos te mostrar a importância da harmonização de drinks e como chegar na combinação perfeita ao degustar diferentes tipos de risotos.

Harmonização de drinks na gastronomia

União de sabores. Podemos dizer que a harmonização de drinks dentro da gastronomia gira em torno desse objetivo. A ideia é que a bebida tenha um papel importantíssimo ao acompanhar um prato: de valorizar ou, então, de suavizar alguns alimentos.

Tudo isso aliado à particularidade e bom sabor de cada bebida, é claro. Em casa ou em um restaurante, entender qual acompanhamento alcoólico - ou não - tem mais sentido com o que será servido à mesa, faz toda a diferença.

Para essa união de sabores funcionar, as “sensações” dos elementos devem ser observadas. No drink escolhido, qual é a sensação em maior destaque? E no prato? Estamos falando de acidez? Amargor? Doçura? Tudo isso importa no momento da combinação.

Diante disso, podemos dizer que no mundo da culinária algumas harmonizações são famosas e mais tradicionais. Ou seja, aquelas feitas para não errar.

Provavelmente você já ouviu falar que massas e queijos combinam com vinho tinto; ou que feijoada combina com caipirinha; ou que refeições frescas vão bem com vinho branco.

Essas são harmonizações populares e que traduzem o significado mais puro da união de sabores. A combinação perfeita. A mistura que vai ser agradável ao paladar do início ao fim, pois um elemento valoriza o outro. Como o próprio nome diz, é criar harmonia entre todos os sabores.

Poder dos drinks na harmonização

Na harmonização de drinks há um fator ainda mais curioso do que a harmonização com vinhos: os drinks podem gerar inúmeras possibilidades, já que muitos deles são preparados com frutas e bebidas de diferentes características.

Vale lembrar que essa perfeita combinação entre os sabores dos alimentos e os aromas dos drinks é resultado de muito estudo e testes feitos por especialistas da gastronomia. E um dos segredos para muitos profissionais dessa área é a experimentação.

Testar e dar certo, ou não ter um resultado tão satisfatório assim; para o mundo da harmonização, criar novas combinações significa ousar, testar, experimentar. Quando há o acerto, não restam dúvidas: atingir essa harmonia perfeita transforma tudo. E essa prática pode - e deve - ser usufruída por qualquer pessoa que goste de uma boa experiência gastronômica.

Harmonização de drinks com risotos

E que tal algumas dicas práticas sobre harmonização de drinks com risotos? Spoiler: você vai encerrar essa leitura com uma data reservada na sua agenda.

Antes de mais nada, vale lembrar que, além dos drinks, os risotos também são famosos pela combinação perfeita com os vinhos.

Então, a começar pelo universo dos drinks, saiba que risotos harmonizam perfeitamente com drinks mais cítricos. A acidez dos itens cítricos suaviza o “encorpado” dos molhos cremosos e dos pratos caldosos, como é o caso do risoto.

Portanto, se você quer uma harmonização de drinks perfeita ao optar por um risoto suculento, escolha uma gin tônica, uma caipirinha ou até mesmo um mojito. Sem erro!

Já para os vinhos, o leque de possibilidades é enorme e varia de acordo com a base em que o risoto será feito:

  • Risoto de carne: vinho tinto e encorpado, como Pinot Noir;
  • Risoto de queijo: vinho branco;
  • Risoto de frutos do mar: vinho tinto, como Merlot, ou branco, como Sauvignon Blanc;
  • Risoto de legumes: vinho branco, como Chardonnay.

Jantar harmonizado em Curitiba

Harmonização, risotos e todo o conceito da cozinha italiana. É isso que você vai encontrar se for até o bairro Santa Felicidade, em Curitiba, e visitar o Capone’s Risoteria. Um ambiente moderno, acolhedor para curtir com amigos e familiares, e que respira a Itália em cada detalhe.

O restaurante é uma das novidades mais badaladas do bairro, referência em cultura italiana na capital paranaense. Além de todos os clássicos saborosos do menu tradicional do dia a dia, o Capone’s reservou uma data em abril para quem deseja ter uma experiência única com a harmonização gastronômica.

É o Malbec Session, um evento exclusivo para comemorar o Dia da Uva Malbec, que acontecerá no dia 17/04. Agora, é só imaginar: você chega em um ambiente moderno, com design inovador e aconchegante, escolhe a sua mesa e a partir daí é só curtir e aproveitar. Não esqueça: o evento tem vagas limitadas, então corra fazer a sua reserva.

Com uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, a proposta é levar à mesa verdadeiras delícias gastronômicas e as suas respectivas harmonizações. Portanto, o menu começa com bruschetta de gorgonzola com figo, devidamente harmonizada com vinho. Depois, é hora da estrela da noite: risoto ao funghi, também harmonizado com vinho. Da mesma forma, o último prato harmonizado da noite é a sobremesa, um tiramisú com receita da casa.

A experiência sairá R$ 109 por pessoa e as reservas podem ser feitas pelo telefone (41) 3075.5000. O Capone’s Risoteria fica localizado no Ibis Styles Curitiba Santa Felicidade (Av. Manoel Ribas, 5480). Aproveite a oportunidade única de ter um jantar completo perfeitamente harmonizado, onde você só precisa se preocupar em degustar e curtir cada sabor.

Para novidades, siga o Capone’s Risoteria no Instagram. Siga também o Ibis Styles Santa Felicidade.