A culinária italiana é como um abraço: um bom prato de risoto, quentinho e cremoso, é capaz de transformar qualquer momento ruim em algo positivo, e tornar ainda melhor um dia feliz. É por isso que uma risoteria é um dos tipos de estabelecimentos gastronômicos perfeitos para um jantar a dois, um encontro de família, uma noite entre amigos ou mesmo curtir a própria companhia.
Hoje vamos te contar alguns dos grandes segredos do mundo da risoteria: quais os risotos preferidos dos curitibanos, uma receita original da cozinha italiana e a harmonização perfeita com vinhos. Vamos lá?
A origem no Brasil
Antes de tudo, um mergulho na história e na chegada do risoto na gastronomia brasileira. O risotto tem origem italiana e significa, na tradução literal, um “pequeno arroz”. Conforme alguns historiadores, a origem do prato data no século XI, no norte da Itália, na região da Lombardia.
Naquela época, foi introduzido, através dos Sarracenos, o costume de consumir o grão. Somente mais tarde, porém, a receita mais famosa tomou forma. Foi no século XVI, em Milão, que foi criado o Risotto alla Milanese, com açafrão em seu preparo original.
Já no Brasil, o risoto é o resultado da imigração italiana no país, por volta do século XIX. Com isso, a receita italiana ganhou diversas versões “brazucas”, com ingredientes variados, como carnes, frango, pato, queijos, crustáceos, entre outros.
Risoteria em Curitiba
Já concordamos que saborear um bom risoto é aquecer o corpo e o coração, certo? Agora você precisa saber que existe uma risoteria de destaque na capital do Paraná, Curitiba.
Seja para os visitantes da cidade ou para os próprios moradores, o hotel Ibis Styles Curitiba Santa Felicidade conta um restaurante que proporciona a experiência diretamente da Itália de uma forma completa.
É o Capone’s Risoteria, com seu conceito de risoteria e um menu completo. As inovações, produtos exclusivos e receitas tradicionais do restaurante são assinadas pela chef Tais Santos.
Quais são os risotos preferidos dos curitibanos?
No Capone’s Risoteria, uma referência neste segmento na cidade, as receitas incríveis são batizadas com nomes das regiões da Itália.
Dito isso, é hora de saber quais são os risotos “queridinhos” do público que mora e que visita a capital paranaense.
Entre os risotos mais pedidos, temos as estrelas da casa: Risoto Puglia, Risoto Firenze e Risoto Milano. Para completar a lista dos favoritos, o Risoto Toscana leva o troféu de primeiro lugar como o mais pedido do cardápio.
Como preparar o Risoto Toscana?
E, agora, você vai aprender a receita do Risoto Toscana, seja para fazer em casa quando bater aquela fome depois de um dia intenso de trabalho, ou para surpreender amigos e familiares em um almoço ou jantar especial.
Ingredientes
120 g de arroz arbóreo pré-cozido no vinho e caldo de legumes;
10 ml de azeite de oliva;
80 g de linguiça Blumenau;
2 g de sal e 1 g de pimenta-do-reino;
40 g de manteiga sem sal;
40 g de parmesão;
50 g de molho pomodoro da casa.
Modo de preparo
Na panela, coloque o azeite e 20 g de manteiga com a linguiça moída para dourar.
Logo em seguida, adicione o arroz arbóreo pré-cozido e o caldo de legumes. Mexa em fogo alto para soltar o amido do arroz. Adicione sal, pimenta e o molho pomodoro.
Para finalizar, acrescente o parmesão e a manteiga gelada para dar brilho ao risoto.
Harmonização de vinhos e risotos
Vamos à última dica, porque nada melhor do que a “comfort food” – o risoto –, acompanhada de um bom vinho.
No Capone’s Risoteria, é possível escolher o seu risoto favorito e, junto dele, decidir na carta de vinhos do restaurante qual vai ser a bebida para se misturar perfeitamente aos sabores e temperos do prato no seu paladar.
Para isso, vale lembrar que, em toda harmonização, são identificados, em um prato, os ingredientes que têm sabores mais destacados. É a partir disso que se realiza a combinação com os diferentes tipos de vinho.
Com toda a textura expressiva do risoto, naturalmente cremoso, o vinho precisa transmitir a sensação de equilíbrio, seja com acidez, com álcool ou com efervescência.
Portanto, a harmonização deve ser feita da seguinte forma:
- Risotos com carnes e embutidos: vinho tinto;
- Risotos com aves ou porco: vinho branco;
- Risotos com legumes e vegetais: vinho branco, como Chardonnay;
- Risotos com cogumelos: vinho tinto, como Pinot Noir;
- Risotos com peixes e frutos do mar: vinhos leves e frescos, como o branco;
- Risotos de queijos: vinho branco.
É claro que o sabor original, com o toque da chef e os ingredientes especiais, você só vai ter conhecendo o Capone’s Risoteria, mas vale a tentativa, hein?
Gostou das dicas? Que tal marcar na agenda agora mesmo um dia para conhecer os encantos da Itália? É essa experiência que o Capone’s Risoteria oferece, com um menu completo de risoteria, boa carta de vinhos, espaço com design moderno e muito conforto.
O Capone’s Risoteria está localizado no hotel Ibis Style Santa Felicidade, no tradicional polo de gastronomia italiana, na Av. Manoel Ribas, 5480. Para mais informações, siga o restaurante no Instagram.
Risoto em Curitiba: quais os melhores pratos da culinária italiana?
Almoço de domingo: saia da rotina e veja o que vale experimentar em Curitiba
Quatro lugares para viver uma verdadeira experiência italiana em Curitiba
Risoto e harmonização de drinks: como fazer a combinação perfeita com o prato italiano