O risoto é um dos pratos italianos mais apreciados pelo paladar brasileiro por sua textura cremosa e versatilidade, já que permite a mistura de ingredientes e sabores
O risoto é um dos pratos italianos mais apreciados pelo paladar brasileiro por sua textura cremosa e versatilidade, já que permite a mistura de ingredientes e sabores| Foto: Capone’s Risoteria.
  • Por Capone's Risoteria
  • 25/04/2023 21:50
  • Atualizado em 25/04/2023 às 21:50

Se você sai de casa para um almoço ou jantar em busca de degustar um risoto em Curitiba, então, provavelmente, você já caiu nas graças da culinária italiana.

Criativa, suculenta e famosa por suas massas, a verdade é que essa cozinha vai além do que já estamos acostumados. Uma excelente pedida para agradar diferentes paladares, através de toda a sua versatilidade.

Hoje vamos te mostrar um pouco mais da culinária italiana, os melhores pratos, receitas para fazer em casa e, ainda, uma dica de onde encontrar o melhor risoto em Curitiba. Vamos lá? Mamma mia!

Origem da culinária italiana

Praticamente todas as culinárias que caracterizam um país foram, antes de ganharem identidade própria, influenciadas por outras nacionalidades.

Esse intercâmbio sempre influenciou, na verdade, a cultura, a política e tantas outras áreas. A culinária não ficou de fora. No caso da Itália, as referências são múltiplas.

O arroz e o açafrão, por exemplo, itens básicos das primeiras receitas italianas de risoto, são resultado da influência árabe.

Os espanhóis e franceses também levaram seus ingredientes e temperos clássicos até a Itália. Tudo isso fez com que o país se tornasse a potência gastronômica que é hoje. Não há quem não conheça ao menos um prato italiano e é, geralmente, a opção que agrada a maioria das pessoas.

Nas suas características, existem pontos cruciais que diferem o preparo italiano dos demais. A começar pelos itens principais: a maioria dos pratos costuma levar queijos, molhos e salsichas, além das famosas bases, as massas.

No preparo, ingredientes de qualidade são componentes fundamentais, já que quando falamos em massas, estamos falando de todo o processo artesanal envolvido. A cozinha italiana dá vida a esses pratos do início ao fim para, depois, saboreá-los em uma mesa farta, elaborada para uma degustação sem pressa.

Melhores pratos italianos

Se você é do tipo que, frequentemente, procura um risoto em Curitiba para chamar de seu, ou outro bom prato italiano para degustar, deve saber o quão vasta é essa culinária.

O cardápio das comidas italianas é verdadeiramente diverso. Além de abranger muitos preparos, cada um deles permite a composição de variados sabores.

Mas como escolher os melhores pratos italianos? Vamos listar os principais para você já escolher a sua próxima refeição com toda a ambientação da Itália.

Spaghetti

Um clássico. O spaghetti ou espaguete é uma das receitas que melhor imprimem a identidade da cozinha italiana. Fica ainda melhor pelas suas possibilidades de molhos.

Molho vermelho, branco, alho e óleo. São muitas versões possíveis; algumas podem ser acompanhadas de proteína. Uma das opções mais famosas na Itália é o espaguete e molho vermelho com carne moída, o famoso Tagliatelle al ragu.

Pizza

Para uma reunião entre amigos ou com a família, em um sábado à noite: uma pizza ainda fumegante, de massa macia e de sabor suculento.

Ela ainda ganha o paladar de perfis diferentes de consumidores com todas as suas versões: salgada, vegetariana, vegana e até mesmo doce. Foi na região de Nápoles, na Itália, que a pizza se consolidou no mundo da gastronomia. Por lá, o sabor mais famoso é a Margherita.

Lasagna

O prato é a cara do almoço de domingo. Em sua receita original, a lasagna, ou lasanha, é preparada com molho de carne moída. No Brasil, ganha diversas versões, incluindo opções veganas com base de vegetais.

Risotto

Chegamos ao prato italiano mais versátil e confortável da cozinha italiana.

O conceito de Comfort food envolve algum tipo de memória afetiva que uma receita é capaz de despertar. É possível que, para muitos adeptos da culinária italiana, o risoto possa ser incluído na relação de Comfort food.

Com a sua origem no norte da Itália, o arroz arbóreo é a base principal da receita, já começando por aí toda a cremosidade do preparo.

Conforme se popularizou - especialmente no Brasil -, o risoto, que já fazia sucesso na sua versão original, ganhou inúmeras variações. O primeiro de todos na história da gastronomia foi o risotto alla milanese, feito à base de açafrão.

Seja à base de queijos, calabresa, cogumelos, costela, tomate seco ou qualquer outro sabor da lista imensa de combinações, o risoto é um prato que costuma agradar paladares diferentes.

Agora, que tal aprender a preparar um risoto em casa?

ARROZ ARBÓREO 120 g
CARNE SECA 70 g
ABÓBORA CABOTIÁ 60 g
PARMESÃO 60 g
EXTRATO DE TOMATE 20 g
MANTEIGA 40 g
SALSINHA 20 g
PIMENTA 1 g
SAL 3 g
Vinho branco 120 ml
Caldo de legumes    

1.  Em uma panela grande, aqueça o azeite e refogue a cebola.

2.  Junte o arroz arbóreo e deixe refogar um pouco.

3.  Adicione o vinho e deixe ferver por cerca de 2 minutos.

4.  Junte a carne-seca (dessalgada) e a abóbora (picada e refogada)

5. Aos poucos vá adicionando o caldo de legumes mexendo sempre, até que o arroz fique úmido e al dente e a abóbora fique macia.

6.  Acrescente o cheiro-verde.

7.  Polvilhe o queijo parmesão e sirva a seguir.

Dica extra: risoteria ou risoto em Curitiba

Para finalizar, se você mora na capital paranaense, existe uma dica que tem tudo a ver com esse conteúdo e com o seu próximo almoço ou jantar.

Uma risoteria em Curitiba que oferece um cardápio completo de risotos: é o Capone’s Risoteria, novidade gastronômica do bairro Santa Felicidade.

Todo o aspecto de conforto começa com o ambiente. Moderno e aconchegante, é perfeito para visitar com os amigos ou a família. A ideia é que você se sinta muito próximo da Itália. Para isso, o design do ambiente colabora: utensílios da cozinha italiana ganham formas descomplicadas e divertidas na decoração.

No menu, há uma grande variedade de opções da culinária italiana, mas as estrelas são os risotos. Mais de 10 opções de risotos tornam o cardápio o mais completo para todos os paladares. Para você se sentir ainda mais imerso na cultura, cada prato homenageia uma região diferente da Itália. Mamma mia!

Se você procura o melhor risoto em Curitiba, a dica é o Capone’s Risoteria, localizado no Ibis Styles Curitiba Santa Felicidade, na Avenida Manoel Ribas, 5480. Visite e comprove toda a versatilidade e o sabor dos pratos da casa. Para mais informações, siga o restaurante no Instagram.