Todo curitibano sabe: Santa Felicidade é um lugar único. Espécie de pedaço da Itália na região noroeste da capital do Paraná, é rica em história, cultura e, sobretudo, gastronomia. E é sobre essa riqueza que vamos conversar hoje.
É mais ou menos como Nova York: Manhattan conta com o bairro ítalo-americano Little Italy, ou ‘Pequena Itália’ em português. Que ganhou esse nome graças à ocupação de italianos ao longo do século XX, com restaurantes e comércios que remetem diretamente aos costumes do país de origem de seus proprietários. E é um dos cantos mais charmosos da ‘cidade que nunca dorme’.
Se você já esteve diversas vezes, apenas uma vez ou nunca teve a oportunidade de visitar Santa Felicidade, a apenas 7km do Centro de Curitiba, é hora de conhecer a história e os encantos desse parte especial da cidade.
Tudo que é hoje - seus atrativos e visual - está diretamente ligado à sua forte história italiana. Isso porque, durante seu processo histórico, desde 1878, a localidade foi formada e povoada pelo número expressivo de colonos que chegavam diretamente do norte da Itália.
Seu nome é uma homenagem à portuguesa Felicidade Borges, proprietária de terras nesta região no século XIX.
Com toda essa carga histórica e forte influência italiana, Santa Felicidade se constitui um polo gastronômico. É famosa por seus restaurantes de comida italiana, suas vinícolas e suas lojas de artesanato. Deu vontade de uma bela massa? Em Santa Felicidade você encontra uma relação de restaurantes que podem oferecer o que há de melhor em comida da ‘Terra da Bota’. Gosta de um bom vinho e quer manter sua adega em dia? O bairro tem vinícolas com opções selecionadas para cada tipo de paladar e conhecimento sobre a bebida.
O que não perder em Santa Felicidade
Agora que você já sabe um pouco mais da história da região, que tal uma lista com lugares para conhecer em Santa Felicidade? Uma lista imperdível que vai deixar você com vontade de acrescentar um “check” ao lado de cada lugar.
Capone’s Risoteria
Como se a tradição do bairro não fosse suficiente para oferecer um programa imperdível, novidades não param de pipocar em Santa Felicidade, tornando-o um passeio imperdível. Uma dessas novidades é o Capone’s Risoteria. Dentro do hotel Ibis Styles, oferece a melhor da comida italiana em um espaço convidativo e elegante. O design inovador do espaço, com projeto arquitetônico idealizado por Catherine Moro, faz com que o restaurante se destaque diante dos demais do bairro, que apostam em um estilo mais tradicional de decoração.
As cores que compõem o ambiente – tons de vermelho, verde e pastel – representam os três sabores principais de massas: beterraba, espinafre e tradicional. De estilo contemporâneo, faz da experiência de saborear um prato típico italiano algo único.
Aberto tanto a hóspedes do hotel quando a turistas e moradores, tem entre seus carros-chefes uma seleção de risotos. Entre os mais pedidos estão o Risoto Toscana, o Risoto Puglia, o Risoto Firenze e o Risoto Milano.
Vinícola Durigan
Uma boa degustação de vinhos, espumantes e queijos. Essa é a proposta de apreciação na Vinícola Durigan, uma das mais tradicionais da capital.
A produção própria inclui até mesmo chocolates e petiscos, que também ficam disponíveis para degustar no local. Com uma decoração feita de barris e misturando o rústico com o clássico, o espaço é uma ótima pedida para consumo ou, então, apenas para apreciação.
Bosque italiano
Bosque São Cristóvão ou Bosque Italiano, com mais de 23 mil metros quadrados, é o espaço que recebe o Memorial de Imigração Italiana. Tudo a ver com a história do bairro, esse espaço homenageia os imigrantes que construíram a história de Santa Felicidade e deram os primeiros passos para a construção do polo gastronômico.
Casa Culpi
Um edifício histórico construído em 1887 por Giovanni Battista Culpi. Criada antigamente para ser um comércio de secos e molhados, hoje a Casa Culpi é um espaço de administração da prefeitura.
O bairro também reúne outros casarões históricos, como é o caso da Casa das Pinturas, a Casa dos Arcos e a Casa dos Gerânios. Esta última chama a atenção pelas ervas de gerânio que decoram as janelas do local, além de toda a arquitetura que mistura a pegada rural com raízes italianas.
Igreja Matriz de São José
Um espetáculo em forma de arquitetura. Inaugurada em 1891, a Igreja Matriz mistura classicismo e romantismo. Lá também é possível aprender e assimilar um pouco mais da tradição religiosa italiana.
Faça o seu passeio completo pelo Santa Felicidade com as dicas que viu aqui e encerre em grande estilo, saboreando o melhor da culinária italiana em um espaço moderno e incrível como o Capone’s Risoteria, dentro do Ibis Styles Santa Fecilidade. O endereço é Av. Manoel Ribas, 5480. Para mais informações, siga o restaurante no Instagram.
Risoto em Curitiba: quais os melhores pratos da culinária italiana?
Almoço de domingo: saia da rotina e veja o que vale experimentar em Curitiba
Quatro lugares para viver uma verdadeira experiência italiana em Curitiba
Risoto e harmonização de drinks: como fazer a combinação perfeita com o prato italiano