Depois que a bebida se popularizou no país, encontrar os melhores vinhos produzidos no Sul do Brasil tem sido uma tarefa mais fácil. Hoje, é muito comum ter uma garrafa para acompanhar a reunião entre amigos ou dar de presente para alguém especial.
No segundo semestre de 2020, o consumo médio de vinho por pessoa no Brasil aumentou 39% em relação ao mesmo período de 2019, ficando na média de 2,81 litros consumidos.
Todo esse interesse é uma constante e tem a ver com a história do vinho no nosso país. A colonização portuguesa e italiana, entre os séculos XVI e XVII, fez com que os grandes entendedores de vinho trouxessem sua bagagem e tecnologias aprimoradas em relação ao cultivo para o Brasil. Assim, a produção de vinho deslanchou.
Os primeiros colonos logo perceberam que a maior parte do território nacional não possuía as características necessárias para cultivo das uvas, mas logo perceberam a região Sul do país como o território mais adequado.
Hoje, muito tempo depois, a região Sul é um grande destaque nacional e mundial na produção de vinhos. Nos últimos 20 anos, a chegada de novas tecnologias e o estímulo da indústria global contribuíram para que a qualidade dos vinhos produzidos na região se superassem ainda mais.
Vários rótulos nacionais, frutos desse investimento, já foram devidamente reconhecidos. Hoje, o país possui mais de 2 mil prêmios internacionais. É o caso do vinho Leopoldina Chardonnay D.O. produzido pela Casa Valduga, uma das vinícolas mais tradicionais do Brasil.
Região Sul: uma terra fértil para vinhos
Dessa região, é o Rio Grande do Sul que mais se destaca na produção de vinhos. Hoje, o estado é o maior produtor de uvas finas - destinadas para a produção de vinhos, não para mesa - de todo o país. Ao todo, são produzidas mais de 870 mil toneladas de uvas anualmente.
Dentro do estado, a maior concentração das plantações fica nas regiões mais altas e montanhosas, principalmente na Serra Gaúcha, onde estão localizadas as cidades de Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Garibaldi e Pinto Bandeira.
Melhores vinhos produzidos no Sul do Brasil
1 - Kamé, Cabernet Franc, da Casa Ágora
O vinho Kamé é um Cabernet Franc produzido pela Casa Ágora, vinícola da cidade de Pinto Bandeira. Esse vinho possui uma cor de rubi intenso e brilhante, e foi produzido com uvas orgânicas. O aroma dele remete às cerejas e ao mirtilo, além de possuir taninos leves. A safra de 2018 desse vinho destacou-se entre os melhores vinhos dos últimos anos.
2 - Miolo Lote 43, Merlot - Cabernet Sauvignon, da Miolo
Produzido pela tradicional Vinícola Miolo, o vinho denominado Lote 43 é um cabernet sauvignon - merlot icônico da vinícola. Ele é produzido com uvas selecionadas manualmente, que produzem uma cor rubi bem intensa e profunda. O aroma é igualmente intenso e remete à ameixa, tabaco, trufas, cacau, cravo e outros aromas. O gosto fica por conta de taninos redondos, com estrutura elevada e bom volume de boca.
O vinho já recebeu o prêmio Brazilian Bordeaux Blend da Vivino’s em 2017, pela safra de 2005.
3 - Leopoldina Gran Chardonnay D.O., da Casa Valduga
Um dos vinhos mais premiados do Brasil, acumulando mais de 40 prêmios nacionais e internacionais desde 2011, é o icônico Leopoldina Gran Chardonnay D.O., produzido pela Casa Valduga, o maior complexo do Vale dos Vinhedos. Neste ano, o vinho destacou-se por receber medalha de ouro no prêmio da Citadelles du Vin, da França.
Produzido 100% com uvas brancas, ele é límpido e brilhante. O aroma possui notas intensas de frutas tropicais como abacaxi e carambola, além de possuir nuances de aroma de chocolate branco e baunilha. O gosto na boca é volumoso e potente, combinando o alto teor alcóolico com uma fina acidez.
Se você deseja apreciar um final de semana no Rio Grande do Sul em alto estilo e ainda poder apreciar vinhos diferenciados, conheça a premiada adega gourmet do Castelo Saint Andrews, localizado em Gramado.
A adega do castelo é tetra do prêmio Best of Award of Excellence, realizado pela renomada Wine Spectator, vencendo inclusive a edição de 2021. Além disso, conta com 239 rótulos nacionais e internacionais, com mais de 1850 garrafas, todas disponíveis para atender hóspedes e clientes de forma exclusiva.
Acesse o site do Castelo Saint Andrews para conhecer mais sobre a adega e ficar por dentro de todas as atividades oferecidas.