Chalés alpinos, chocolatarias, cervejarias, clima perfeito em qualquer época do ano: Gramado é uma verdadeira cidade bávara em plena Serra Gaúcha. A conhecida Capital do Chocolate possui inúmeras atrações que conquistam o coração de muitos turistas, e não é para menos, ela é um ótimo destino para quem quer passar desde um final de semana até mesmo uma semana toda passeando.
Um exemplo disso é o Natal Luz, que acontece na cidade sempre nos últimos meses do ano, e é uma série de eventos que chama atenção por ser um show de luzes que remete ao brilho do Natal. Mas não engane, Gramado possui muito mais atrações. Por isso, elaboramos este roteiro de viagem para quem quer conhecer e explorar a cidade, mas não sabe por onde começar.
Dicas de roteiro para 1 dia em Gramado
Para quem está somente de passagem, esta é uma ótima alternativa para aproveitar Gramado. Que tal dar uma volta pelo centro da cidade? Parece simples, mas por lá você consegue visitar alguns pontos turísticos lindíssimos, como a rua coberta, localizada na Av. Borges de Medeiros, 2716.
Como o próprio nome já diz, é uma rua coberta por um telhado que é enfeitado por plantas que se espalham pelo local. Ela é fechada para passagem de veículos e por isso você pode ficar tranquilo e tirar muitas fotos sem se preocupar, pois o que não falta é beleza.
Além disso, você pode aproveitar e tomar o famoso Chocolate Gramadense nos diversos pontos da região, ou apenas passar uma tarde em uma das cafeterias da rua.
Roteiro para 2 dias em Gramado
Depois de um dia muito proveitoso na rua coberta, sugerimos uma breve conexão com a natureza; passe uma boa manhã no Lago Negro, onde você pode tomar um delicioso café colonial, andar de pedalinho pelo lago e aproveitar a rica gastronomia dos restaurantes ali por perto.
À tarde, faça um tour pelas lindas ruas da cidade, nas quais você irá se sentir em um cenário de filme europeu durante a caminhada. Pelas vielas de Gramado, aproveite para renovar seu feed nas redes sociais com uma foto na Rua Torta, uma ruela sinuosa e charmosa que fica em frente à Praça das Etnias.
Vale muito a pena conhecer a praça, que é marcada pelas três reproduções de casas que representam os povos que colonizaram Gramado: italianos, alemães e portugueses. Além de ser um charme, a gastronomia das redondezas é deliciosa.
Dicas para 3 dias em Gramado
Os últimos dois dias foram ótimos, mas o que você nos diz de um passeio de maria-fumaça no terceiro dia? O passeio dura aproximadamente 1h30min e durante o trajeto a paisagem verde se faz protagonista. Não é só isso, o trem também leva seus passageiros para uma viagem ao passado no seu trajeto entre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.
O ponto alto da viagem é a degustação de queijos e frios coloniais, uma verdadeira festa para o seu paladar. Não se esqueça de reservar um espacinho para outra degustação, a de vinhos e espumantes, durante a sua visitação pelas vinícolas do Vale dos Vinhedos.
Dicas para 4 dias em Gramado
Quando pensamos em Gramado, logo nos vem à mente o frio e as baixas temperaturas; a cidade é conhecida como uma das mais geladas do nosso país, a média anual é de 18 graus.
Uma das principais atividades de Gramado é o parque Snowland, o mundo nevado em pleno país tropical. É uma experiência incrível na neve, são diversas atividades temáticas, como patinação no gelo, montanha de neve, tubing e espetáculos de patinação. É o destino perfeito para os amantes dos ventos e ambientes gelados, então divirta-se e capriche no anjinho de neve!
5 dias em Gramado
Depois de um dia brincando com a neve, a sugestão do quinto dia é uma experiência inversa. Que tal um banho quente em um parque aquático de águas termais? O Acquamotion é uma ideia excelente para amenizar o clima da cidade.
É um local bastante democrático e familiar, ótimo para quem vai viajar com crianças, porque possui brinquedos e toboáguas incríveis. Você não pode deixar de incluir esse ponto em seu roteiro, é um dia todo de diversão garantida.
O que fazer em 6 dias em Gramado
A região em volta de Gramado também é maravilhosa no quesito beleza. Nova Petrópolis é um encanto de cidade: sua vegetação nativa e paisagística confere um ambiente secular que transporta você para a época dos colonos alemães.
A sua história também pode ser contada pelas esculturas no Parque das Pedras do Silêncio, que representam os costumes do povo local. Aproveite a proximidade e visite o Labirinto Verde e a Praça das Flores, duas paradas obrigatórias da cidade. A dica é ótima para os amantes da arquitetura europeia.
Dicas para 7 dias em Gramado
Outra cidade ainda mais próxima é Canela. Você encontra lá o Parque Caracol, que abriga uma das mais famosas cachoeiras do Rio Grande do Sul. A vista é exuberante e, para quem gosta de fazer trilhas e aventuras na natureza, é uma atração recomendada.
Outras fortes emoções que você pode experimentar em Canela estão no Alpen Park, um parque de diversões que também conta com paisagens incríveis. Depois desse dia repleto de aventuras, passeie à noite pelo centro da cidade e aproveite para saborear tudo que o comércio local tem a oferecer.
Roteiro de 8 dias por Gramado
O Dreamland Museu de Cera é uma atração calma e tranquila, mas ainda sim é muito interessante e vai fazer seus olhos brilharem. O museu possui mais de 100 estátuas de cera de personagens famosos. Os detalhes são encantadores e são fiéis à realidade. É um ótimo programa para o final da sua viagem.
Melhores hospedagens para aproveitar o roteiro em Gramado
Para cumprir esse roteiro magnífico de viagem em Gramado, você vai precisar de muita energia e disposição. Um bom lugar para descansar é essencial, então separamos para você dois lugares incríveis para sua hospedagem.
Um deles é o Castelo Saint Andrews, um refúgio em meio às montanhas com estética dos castelos escoceses, rico em detalhes e suítes personalizadas, todas com conforto, sofisticação e serviços de concierges. O Saint Andrews também conta com uma das mais belas vistas do Vale do Quilombo.
A outra dica é para quem vai viajar com toda a família ou amigos, a Mountain House. A hospedagem é incrível em todos os aspectos, pois é uma casa de férias que oferece mais privacidade e conforto, abriga até 7 pessoas e possui melhor custo-benefício se comparada aos outros hotéis da região.