Entenda neste artigo quando é o momento ideal para começar a fazer regularmente exames de mamografia
Entenda neste artigo quando é o momento ideal para começar a fazer regularmente exames de mamografia| Foto: Shutterstock
  • Por CEDAV
  • 10/08/2023 18:49

O exame de mamografia é uma poderosa ferramenta capaz de observar a anatomia interna das mamas e identificar anomalias como nódulos e outras alterações como microcalcificações, que podem evoluir para o câncer de mama.

A mamografia deve ser realizada anualmente em mulheres da população geral a partir de 40 anos e, para mulheres com risco aumentado, essa idade pode ser antecipada, e cada caso deverá ser analisado com o médico especialista.

Neste artigo, você entende melhor o que é o exame de mamografia, como ele é feito e quando começar a fazer. Confira!

O que é mamografia?

Mamografia é um exame de diagnóstico por imagem, semelhante ao Raio-X, capaz de gerar imagens do interior das mamas. Esse exame pode detectar nódulos que ainda não são palpáveis.

Como é feita a mamografia?

Para realizar a mamografia, a paciente tem as mamas posicionadas sobre as placas do equipamento. Em seguida, é feita compressão das mamas para gerar as imagens, o que pode ser um pouco dolorido para algumas pacientes, porém a compressão é necessária para obtenção de imagens com qualidade e, assim, um diagnóstico mais preciso. Esse desconforto dura somente o tempo do exame, e a dor costuma desaparecer logo.

A preparação do exame não tem segredo. O indicado é utilizar roupas leves no dia do exame, pois será necessária a utilização de avental específico para maior conforto da paciente no momento da realização do exame.

Além disso, devem ser evitados desodorantes, talcos ou loções nas mamas pois muitos apresentam elementos metálicos na composição, o que pode gerar artefatos nas imagens).

O período ideal pode ser entre o quinto e o décimo dia após a data do início da menstruação, ou durante a fase do ciclo menstrual na qual a paciente considere as mamas menos sensíveis.

O exame possui poucas contraindicações. Não é indicado rotineiramente em gestantes; devendo ser realizado nesses casos somente em casos de suspeita de câncer de mama.

Mulheres  que tenham colocado próteses mamárias devem aguardar ao menos seis meses para realizar o exame. Por fim, pacientes que fizeram outros tipos de exames radiológicos com uso de contraste venoso, devem preferencialmente aguardar dois dias ou mais para fazer a mamografia.

Idade para fazer mamografia

O exame de mamografia, em geral, não é feito rotineiramente em mulheres com menos de 40 anos. No entanto, em grupos com risco aumentado, seja por histórico familiar da doença ou mutações genéticas, a idade de início do rastreamento pode começar antes dos 40 e cada caso deve ser analisado e acompanhando pelo especialista. Após os 40 anos, recomenda-se a rotina de mamografia de forma anual até os 75 anos ou conforme expectativa de vida média nos grupos de pacientes mais idosas.

De acordo com estudos, a realização do procedimento nessa faixa etária reduz em até 30% o número de óbitos por câncer de mama, além de reduzir o número de cirurgias mais radicais e mutilantes, permitindo que um maior número de cirurgias conservadoras (e portanto mais cosméticas) sejam realizadas quando o diagnóstico precoce é feito.

Caso seu acompanhamento seja feito pelo SUS, apenas mulheres com 50 a 69 anos têm garantida por lei a realização do exame como método de rastreamento. Nesse caso, procure uma unidade de saúde próxima e converse com a equipe de saúde para iniciar a rotina o quanto antes. Vale ressaltar que, no SUS, médicos e enfermeiros podem solicitar exame de mamografia.

Realize sua mamografia no CEDAV!

No momento do exame de mamografia, o ideal é contar com uma clínica de diagnóstico por imagem que tenha uma equipe humanizada, acolhedora e que entenda a necessidade de um olhar atento para a saúde da mulher.

O CEDAV possui uma unidade exclusiva para o público feminino ser atendido somente por mulheres capacitadas e especialistas, com um olhar afetivo para cada tratamento.

Essa unidade possui equipamento de última geração com tecnologia SmartCurve da Hologic, que respeita a anatomia das mamas, proporcionando menos desconforto na hora do exame. Sua estrutura e tecnologia garantem imagens de alta definição para um diagnóstico seguro e preciso.

Está mais tranquila para realizar sua mamografia? Na hora de realizar seus exames por imagem, conte com o CEDAV MULHER!

Agenda um horário pelo WhatsApp: (41) 3074-9000

Centro Diagnóstico Água Verde
Rua Goiás n.º 83 - Água Verde
Segunda a Sexta: 07h às 21h.
Sábado: 07h às 18h30.
Domingos e Feriados: 07:30h às 12h30. (Somente para Ressonância)

Centro Diagnóstico Água Verde - Unidade Mulher
Rua Goiás, n.º 92 - Água Verde
Segunda a Sexta: 07:30h às 18h.
Sábado: 07:30h às 12h.

Centro Diagnóstico Água Verde - Unidade Seminário
Av. Sete de Setembro n.º 6647 - Seminário
Segunda a Sexta: 7:30h às 21h.
Sábado: 08h às 17h.

Dr Lucas Gennaro - CRM 24926, é médico radiologista, coordenador do setor de mamografia e imagem da mama do CEDAV Mulher. Membro titular do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem e mestre em medicina com área de concentração em patologia mamária.

Responsável Técnico: Dr. Ricardo Ferreira - CRM 13114, renomado médico radiologista, professor de radiologia e anatomia da FEMPAR - Mackenzie (Antiga Evangélica), Membro do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diretor Técnico do CEDAV.