Pedir ajuda por não conseguir escutar direito não é sempre fácil, mas a primeira coisa que você precisa considerar quando estiver com perda de audição é que quanto mais cedo você detectar e tratar, melhor. Por isso, neste artigo vamos te ajudar a reconhecer alguns sintomas e mostrar algumas soluções.
mas isso não significa que você não precisa ir ao médico. Consulte um fonoaudiólogo qualificado e receba o diagnóstico e tratamento adequado.
Como reconhecer a perda de audição
Nem sempre é fácil reconhecer que estamos perdendo a audição. Como, em geral, ela acontece de forma gradativa, é fundamental estar atento a algumas situações que podem demonstrar essa deficiência. Fique atento a alguns sinais:
- Dificuldade de escutar em lugares ruidosos;
- Precisa fazer leitura labial para entender o que o outro está dizendo;
- Precisa aumentar o volume da televisão;
- Você escuta um zumbido no ouvido contínuo ou intermitente;
- Possui sensação de água no ouvido;
- Fica mais cansado e irritado durante o dia.
O que a perda de audição pode causar?
Não conseguir escutar pode trazer muitos problemas para nossa saúde. Pode causar baixa autoestima, insegurança e, até mesmo, depressão. Segundo a Dra. Izabella Pedriali, fonoaudióloga e especialista em tratamentos para perda de audição, “o impacto da perda auditiva é severo, não só na sociabilização das pessoas como na qualidade de vida, memória e atividades cognitivas”.
Como posso melhorar minha audição?
A primeira dica é, claro, procurar uma especialista, pois existem diferentes graus de perda auditiva e o tratamento correto depende da parte do ouvido que possui uma lesão.
Em alguns casos, um tratamento com medicamento resolve, mas em outros, é necessário tratamento cirúrgico e aparelhos auditivos. Hoje, os aparelhos mais modernos possuem tecnologia de ponta e são muito mais discretos do que há alguns anos.
Segundo a Dra. Izabella, a importância de diagnosticar a perda e fazer o tratamento logo no início é, principalmente, não privar o cérebro de receber todos os sons que antes recebia, e que, devido à perda auditiva, deixou de ser estimulado. “Tratar logo no início da perda, mesmo sendo perda leve, traz uma adaptação mais rápida e mais fácil aos aparelhos auditivos”, explica.
Procure os especialistas
Cuidados com a saúde precisam de conhecimento e experiência. A Auditiva tem 20 anos de mercado e oferece todas as opções de tratamento, buscando sempre as soluções mais inovadoras para você.