A família tem papel fundamental no incentivo e na reintegração das pessoas, principalmente no apoio às mais velhas e com perdas auditivas. Alguns dos problemas enfrentados pelas gerações mais antigas ainda decorrem da associação dos aparelhos auditivos ao conceito de incapacidade e de aparelho de surdez - algo totalmente equivocado.
Os aparelhos auditivos atuais são tecnologicamente muito avançados, praticamente invisíveis e devolvem a capacidade auditiva aos pacientes. Recuperar a acuidade auditiva é voltar a ter qualidade de vida, relacionamento familiar e estar apto a trabalhar.
Interação
Os aparelhos auditivos modernos permitem que as pessoas mais velhas voltem a interagir plenamente com os familiares, saiam do isolamento e recuperem a alegria de viver. Nesse caso, o smartphone serve como referência. O aparelho auditivo tem uma tecnologia embarcada semelhante ao celular e tem a vantagem de ser muito mais simples de operar.
Por exemplo, a Linha Esentia AI é recarregável e possui conectividade com smartphones Android e IOS. O Modo Edge do aparelho usa possui Inteligência Artificial, que analisa o ambiente acústico (por mais desafiador que seja) e realiza ajustes imediatos e inteligentes para oferecer o melhor resultado sonoro possível ao usuário — recurso que oferece muita segurança e tranquilidade ao cliente.
Usabilidade
A facilidade de uso, o apoio familiar e o acompanhamento permanente oferecido pelo Centro Auditivo Lider garantem a plena adaptação das pessoas mais experientes aos aparelhos auditivos. É tão natural que o usuário acaba esquecendo que utiliza um aparelho auditivo. A usabilidade vai além. Existe app que controla o aparelho auditivo diretamente pelo smartphone ou pelo tablet, de uma forma simples e intuitiva.