Cerca de 2,2 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência auditiva, segundo Pesquisa Nacional de Saúde.| Foto: Shutterstock
  • Por Centro Auditivo Lider
  • 27/05/2022 18:42
Ouça este conteúdo

Zumbido, chiado, perda de audição, labirintite, não importa o sintoma ou a doença, tudo isso pode ser diagnosticado com diferentes tipos de exames auditivos. É a partir deles que o médico poderá receitar o tratamento mais indicado.

Esses procedimentos, realizados geralmente por um otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo, são necessários para diagnosticar precocemente doenças auditivas e evitar o agravamento do quadro.

Entenda melhor.

Quais são os principais exames de ouvido?

Por menor que seja, qualquer dificuldade para ouvir sons, como o de uma pessoa falando em uma ligação telefônica ou pessoalmente, pode indicar perda auditiva. Por isso, os exames de ouvido são essenciais para entender as raízes e as consequências de cada situação.

Conheça os quatro principais exames:

Audiometria

Este exame é responsável por avaliar a capacidade da pessoa ouvir e interpretar sons. Para tanto, existem dois tipos de audiometria, a tonal e a vocal, cada um com uma finalidade diferente.

  • Tonal: analisa o limite da audição em variadas frequências (geralmente variam entre 125 Hz e 8000 Hz) e, assim, mede o som mais baixo que a pessoa consegue ouvir em diferentes tons.
  • Vocal: analisa a capacidade que a pessoa tem de perceber e diferenciar os sons da fala. Por isso, é indicada para quem ouve, mas não entende.

Impedanciometria (Imitanciometria)

Através deste procedimento, o otorrino ou fonoaudiólogo consegue avaliar as condições da orelha média e, assim, verificar como está funcionando o tímpano, a cadeia de ossículos e a tuba auditiva.

No momento em que é feita a Impedanciometria, também acontece a pesquisa do reflexo estapediano (contração do músculo estapédio), que está localizado na orelha média.

Clique aqui e conheça todas as soluções tecnológicas para tratar a perda de audição.

Mapeamento de fala

Esse exame é um teste computadorizado com a função de verificar o correto funcionamento do aparelho auditivo durante sua utilização, para que a pessoa consiga aproveitar ao máximo o equipamento.

Veja como saber se o aparelho está dando bons resultados.

Para tanto, o mapeamento mostra quais ajustes devem ser feitos no aparelho para melhor compreensão da fala. Ou seja, se o exame indicar que a fala não é amplificada da forma ideal, o fonoaudiólogo deverá ajustar as frequências.

Ganho de inserção

Mais um exame com o objetivo de medir o desempenho do aparelho auditivo. Nesse caso, ele avalia qual é o ganho do equipamento. Para isso, precisa ser realizado dentro do canal auditivo, sem depender da resposta do paciente.

Através desse procedimento, o profissional consegue medir o ganho fornecido pelo aparelho auditivo dentro do canal e, assim, concluir se o mesmo está adequado ou não.

Por que é importante realizar exames de ouvido?

Embora negligenciados por muitas pessoas, os exames auditivos são importantes para evitar problemas e garantir nossa qualidade de vida.

Por isso, é necessário realizar check-ups de rotina com o otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo, pelo menos uma vez ao ano, para ter certeza que a audição está saudável, sobretudo para quem já passou dos 50.

Esses exames ajudam a identificar se a pessoa necessita de aparelho auditivo para recuperar sua capacidade de ouvir ou não, e também qual equipamento é mais adequado.

O Centro Auditivo Lider é referência em ajudar as pessoas a ouvirem melhor.

Clique aqui e conheça.