O sono é um problema constante na vida de várias pessoas, principalmente as adultas. A rotina acelerada, as telas e os hábitos não muito saudáveis impactam diretamente na qualidade do sono. Se você ou algum familiar está enfrentando dificuldades para dormir, a higiene do sono pode ser a solução. As medidas dessa prática nos ajudam a renovar a forma como dormimos e a termos uma vida mais ativa e plena.
O que é higiene do sono?
A higiene do sono vai além de manter o quarto limpo e organizado. Na realidade, essa prática envolve a adoção de uma série de hábitos que têm um impacto direto na nossa capacidade de dormir e na qualidade do nosso sono. Assim como dedicamos cuidados à higiene do corpo, o ato de dormir também pode passar por um processo semelhante para que tenhamos um sono “limpo”.
Essa “limpeza” beneficia tanto a habilidade de adormecer quanto a de manter um sono contínuo ao longo da noite, o que é um desafio para muitos adultos. Como resultado, nossa saúde física e mental melhoram, inclusive, a higiene do sono pode ajudar na ansiedade.
Ao seguirmos a higiene do sono, elevamos a qualidade do nosso repouso, mas também contribuímos para uma sensação de bem-estar durante o dia. É um investimento valioso em nossa saúde, o qual garante uma noite tranquila e um despertar cheio de energia para enfrentar os desafios que o dia nos apresenta.
Leia também: Você sabia que ansiedade e depressão podem ter relação com a qualidade do sono? Conheça mais sobre a relação entre o sono e a saúde mental
Medidas da higiene do sono
Confira algumas medidas da higiene do sono que você pode aderir no seu dia a dia:
- Estabeleça horários regulares para dormir e acordar, mesmo nos fins de semana;
- Evite estimulantes como cafeína, chocolate e álcool pelo menos seis horas antes de dormir;
- Opte por refeições leves no jantar;
- Pratique exercícios regularmente, mas evite fazê-los nas últimas quatro horas antes de dormir;
- Evite dispositivos eletrônicos como celulares, TVs e tablets pelo menos uma hora antes de dormir.
- Mantenha o quarto escuro e silencioso;
- Reserve a cama apenas para atividades relacionadas ao sono.
Cuide da higiene do seu sono no Centro de Distúrbios do Sono
Você pode ter o sono tranquilo e restaurador que precisa, mas para isso, pode ser necessário buscar a orientação de especialistas e exames de última geração. No Centro de Distúrbios do Sono de Curitiba, você encontra esse suporte. Para que você tenha uma ideia do atendimento da clínica, ela oferece:
- Exame de polissonografia bem elaborado, com excelente atendimento e instalações de qualidade, além de laudos claros e sucintos;
- Atendimento com foco nas necessidades do paciente;
- Parceria com diferentes convênios;
- Encaminhamentos e assistência à distância por telefone, com o objetivo de compreender e conhecer cada paciente;
- Atendimento médico com objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Isso inclui suporte nas áreas de nutrição e atividade física com uma equipe multidisciplinar.
Tecnologia e Sono: qual a importância de reduzir o uso de smartphones, tablets e computadores à noite?
Distúrbios do sono em pacientes com doenças crônicas: entenda mais sobre como cuidar do sono desses pacientes
A influência da alimentação e da atividade física na qualidade do sono
Distúrbios do sono em idosos: como ajudar as pessoas mais velhas a dormirem bem?