Uma das melhores formas de recuperar as energias é tendo uma boa noite de sono e de descanso.
O sono é uma atividade reparadora, que permite que o cérebro realize atividades enquanto você descansa. Por exemplo: durante o sono, o cérebro trabalha na fixação de todo o conteúdo que você aprendeu durante o dia. Ou seja: descansar de fato é muito vantajoso para você e sua saúde.
Repare que quando você dorme bem, acorda normalmente descansado, bem-humorado e animado para enfrentar os desafios do dia. Quando você não dorme tão bem, acorda com sono, cansado, irritado e querendo voltar para cama. Em alguns casos, pode até acordar com dores na garganta e no corpo.
E é nesse segundo cenário onde a clínica do sono entra. Se você nunca ouviu falar sobre esse assunto e para que serve, está no lugar certo. Neste artigo você aprende o que é uma clínica do sono e quando pode precisar de uma. Boa leitura!
O que é clínica do sono?
Você já enfrentou dificuldades para dormir? Se a resposta for não, com certeza você conhece alguém que sofre com isso.
Embora não seja um assunto tão comentado, problemas no sono acometem grande parte da população, seja por maus hábitos ou por problemas de saúde. E apesar de ser comum, poucas pessoas vão atrás de um diagnóstico e tratamentos.
Distúrbios do sono podem trazer diversos malefícios para a saúde:
- Sono excessivo diurno;
- Irritabilidade;
- Mau-humor;
- Estresse;
- Cansaço;
- Ansiedade;
- Depressão;
- Dores de garganta frequente;
- Esforço excessivo do coração.
A dificuldade para dormir pode ser associada com problemas de saúde de modo geral, como anemia, fibromialgia, problemas de tireoide, entre outros. E pode estar diretamente relacionada com os distúrbios do sono, como a insônia, a apneia, o sonambulismo e o bruxismo.
O diagnóstico desses problemas pode ser feito tranquilamente por meio de exames. Os problemas de saúde normalmente precisam de exames de sangue ou de imagem, enquanto os distúrbios do sono precisam de uma clínica do sono.
A clínica do sono é um local responsável por cuidar da qualidade do sono dos pacientes. Nesse ambiente, médicos especialistas realizam exames e consultas para entender hábitos e problemas no corpo que podem gerar dificuldades para dormir.
Como funciona uma clínica do sono?
Uma clínica do sono oferece atendimento especializado para tratamento de distúrbios do sono. Por meio de corpo médico capacitado e diversificado e maquinário para exames de alta geração, é possível diagnosticar as causas dos problemas noturnos com exatidão.
Confira o que uma clínica do sono oferece.
Médicos especializados
A clínica do sono possui um time de médicos especializados nesse assunto, com foco total em melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Para garantir uma análise e atendimento completo, as clínicas também costumam oferecer um quadro de profissionais multidisciplinar, contando também com nutricionistas e educadores físicos, tratando da saúde do corpo como um todo.
Exames específicos
Os distúrbios do sono não costumam ser diagnosticados com exames comuns. Eles precisam de um exame específico, que as clínicas de sono oferecem.
O exame é a polissonografia, que consiste em monitorar uma noite de descanso do paciente. Para isso, ele passa uma noite na clínica. Sensores são colocados sobre a pele para poder monitorar os sinais.
Além disso, pode ser necessário gravar som e imagem para um diagnóstico completo. Todo o exame é indolor. E para que o diagnóstico seja feito de forma certeira, é indicado que seja realizado em um local especializado, como nas clínicas de sono.
Benefícios de uma clínica de sono
As clínicas de sono são a melhor opção de tratamento para quem sofre com noites mal dormidas.
As clínicas especializadas oferecem um atendimento exclusivo, com foco no seu problema e com olhar humanizado, como é o caso do Centro de Distúrbios do Sono.
Com muita responsabilidade com os pacientes e compromisso com a qualidade de vida, o Centro garante o melhor atendimento, com bons profissionais e equipamento de última geração.
Quando procurar uma clínica de sono?
Ao observar sinais de dificuldade para dormir, irritabilidade e sensação constante de cansaço, não hesite. É hora de estudar seu sono para entender se há problemas.
Quando precisar, conte sempre com o Centro de Distúrbios do Sono.
Tecnologia e Sono: qual a importância de reduzir o uso de smartphones, tablets e computadores à noite?
Distúrbios do sono em pacientes com doenças crônicas: entenda mais sobre como cuidar do sono desses pacientes
A influência da alimentação e da atividade física na qualidade do sono
Distúrbios do sono em idosos: como ajudar as pessoas mais velhas a dormirem bem?