Idosos podem ter muitos problemas ao dormir e aumentar os riscos de desenvolver algumas doenças
Idosos podem ter muitos problemas ao dormir e aumentar os riscos de desenvolver algumas doenças| Foto: Shutterstock
  • Por Centro de Distúrbios do Sono Curitiba
  • 19/01/2024 20:31

Com o avanço da idade, é comum observar uma série de transformações na qualidade do sono. Essas mudanças estão diretamente ligadas a fatores fisiológicos, uma vez que nesta fase da vida ocorre, principalmente, uma mudança no ritmo circadiano.

Por isso, é comum que os idosos levem mais tempo para adormecer, tenham uma duração de sono menor, despertem com facilidade e tenham uma redução nos estágios profundos do sono.

Essas transformações, quando combinadas com hábitos não muito saudáveis ou doenças, podem desencadear distúrbios do sono em idosos.

Neste texto, apresentamos os principais tipos de distúrbios do sono que afetam os idosos e como melhorar a qualidade do sono nesta fase.

Distúrbios de sono em idosos

Existem inúmeros distúrbios de sono, no entanto, os mais recorrentes em idosos são os seguintes:

Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS)

Na SAOS as vias aéreas superiores se fecham parcial ou completamente durante o sono, causando pausas na respiração. Consequentemente, há uma diminuição nos níveis de oxigênio no sangue, resultando em sonolência excessiva durante o dia. Além disso, a SAOS está associada a um maior risco de hipertensão, doenças cardíacas e acidentes de trânsito devido à sonolência.

Insônia

A insônia é caracterizada pela dificuldade em adormecer e manter o sono. Geralmente, os idosos que sofrem de insônia relatam dificuldades em iniciar o sono, despertam durante a noite e têm dificuldade em voltar a dormir. Essa condição aumenta o risco de depressão, acidente vascular cerebral, além de afetar a memória e a cognição.

Síndrome das Pernas Inquietas (SPI)

Essa síndrome causa uma intensa necessidade de movimentar as pernas, especialmente durante o sono ou períodos de descanso, o que pode afetar a qualidade do sono.

Transtorno Comportamental do Sono REM (TCSREM)

O TCSREM representa comportamentos anormais durante o estágio do sono REM, como falar, gritar, chutar ou movimentar de forma violenta. Em certas situações, a pessoa pode machucar a si mesma ou parceiros de cama.

Diagnóstico e tratamento de distúrbios de sono em idosos

Para ter um diagnóstico dos distúrbios de sono em idosos, é essencial consultar um médico, preferencialmente um especialista em sono. Na consulta, ele fará uma avaliação do histórico médico, dos medicamentos em uso e dos sintomas relacionados aos distúrbios do sono.

Dependendo dos sintomas apresentados, o médico pode recomendar exames como a polissonografia, um exame noturno que monitora o sono. Com base nos resultados da avaliação, o especialista irá recomendar o tratamento adequado.

Os tratamentos variam conforme cada caso, podendo ser desde o uso de medicamentos até a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). No entanto, em alguns casos, algumas mudanças na rotina podem ser suficientes. Por exemplo:

  • Implementar horários regulares para dormir e acordar; 
  • Expor-se à luz natural durante o dia; 
  • Evitar luzes intensas à noite; 
  • Praticar exercícios físicos regularmente; 
  • Manter uma dieta equilibrada. 

Conheça uma Clínica de Confiança para o tratamento de distúrbios de sono em idosos

O Centro de Distúrbios do Sono de Curitiba é o local ideal para cuidar da saúde do sono dos idosos. A clínica conta com mais de 22 anos de atuação e é uma das mais renomadas da região, principalmente porque oferece:

  • Exames de polissonografia com um atendimento excepcional e instalações de alta qualidade, além de laudos precisos e concisos; 
  • Atendimento personalizado, voltado para as necessidades específicas de cada paciente; 
  • Parceria com diversos convênios para facilitar o acesso aos serviços; 
  • Encaminhamentos e assistência à distância por telefone; 
  • Equipe médica empenhada cuidar da qualidade de vida dos pacientes, proporcionando suporte nas áreas de nutrição e atividade física, através de uma abordagem multidisciplinar. 

O Centro de Distúrbios do Sono de Curitiba está comprometido em proporcionar o melhor cuidado possível para garantir um sono saudável e uma vida plena para os pacientes idosos. Agende seu horário agora mesmo!