Devido a diversas circunstâncias da vida, para muitos é um grande desafio obter a quantidade de sono necessária para acordar com disposição e energia.
No Brasil, essa é a realidade da maioria da população. Segundo a ABS (Associação Brasileira do Sono), aproximadamente 65% da população enfrenta dificuldades na hora de dormir.
Esses dados são alarmantes, uma vez que a privação do sono pode acarretar problemas sérios de saúde física e mental.
Se você quer melhorar o seu descanso, continue lendo para descobrir como se recuperar da privação do sono.
O que é privação de sono?
A privação de sono é caracterizada pela duração e qualidade inadequadas do sono, o que afeta o desempenho e a saúde no dia a dia. Essa condição pode ser aguda ou crônica.
A duração do sono varia de pessoa para pessoa e não há uma fórmula única. De acordo com especialistas, o tempo considerado normal está entre 7 e 9 horas por noite.
Encontrar um equilíbrio entre a rotina e as necessidades fisiológicas individuais é um desafio. No entanto, compreender que a qualidade e a quantidade de sono são cruciais para o nosso bem-estar é o primeiro passo para transformar essa realidade.
Danos da privação de sono
Há várias consequências da privação de sono, tornando-se extremamente difícil dar continuidade às atividades diárias e aproveitar momentos de lazer com nossas famílias. Os principais efeitos da privação de sono incluem:
- Sonolência excessiva, principalmente durante o dia, aumentando o risco de acidentes;
- Diabetes, doenças cardíacas, arritmias e pressão alta;
- Desregulação hormonal, especialmente do cortisol, o hormônio do estresse, contribuindo para condições como depressão, ansiedade, hipertensão;
- Agravamento dos sintomas da depressão;
- Alterações na memória;
- Ganho de peso corporal.
Tratamentos para a privação de sono
O tratamento adequado para a privação do sono depende de cada caso, já que as causas dessa condição podem variar desde doenças reumatológicas até a exposição excessiva a telas no horário de dormir. Entre os principais tratamentos, destacam-se:
- Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC): uma intervenção focada na modificação de comportamentos e na aquisição de novos hábitos relacionados ao sono.
- Medicamentos: em alguns casos, o tratamento pode envolver o uso de medicamentos específicos para lidar com condições clínicas associadas.
No entanto, antes de determinar o tratamento ideal para o seu caso, é essencial buscar a orientação de um especialista e realizar exames como a polissonografia.
O Centro de Distúrbios do Sono de Curitiba oferece esse exame com atendimento de qualidade e instalações bem equipadas, proporcionando laudos claros e concisos.
Além disso, a clínica proporciona um atendimento que acolhe os pacientes e os funcionários tentam ao máximo compreender as suas necessidades em relação ao sono.
O acompanhamento médico na clínica é voltado para a área do sono, mas também conta com serviços de nutrição e atividade física, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Venha para o Centro de Distúrbios do Sono de Curitiba e saiba como acabar com a privação do sono!
Tecnologia e Sono: qual a importância de reduzir o uso de smartphones, tablets e computadores à noite?
Distúrbios do sono em pacientes com doenças crônicas: entenda mais sobre como cuidar do sono desses pacientes
A influência da alimentação e da atividade física na qualidade do sono
Distúrbios do sono em idosos: como ajudar as pessoas mais velhas a dormirem bem?