Os distúrbios de sono mais comum são a insônia, a apneia, o sonambulismo e o bruxismo
Os distúrbios de sono mais comum são a insônia, a apneia, o sonambulismo e o bruxismo| Foto: Shutterstock
  • Por Centro de Distúrbios do Sono Curitiba
  • 19/01/2024 18:55

Você já deve ter sentido sono em excesso e aquela sensação de cansaço. Esse sintoma é normal vez ou outra, quando você fica acordado até mais tarde, passa a noite estudando ou sai para se divertir com os amigos.

No entanto, sentir sono em excesso só é considerado normal esporadicamente, quando um desses eventos acontece e quando estão atrelados a uma rotina diferente.

Se você acorda todos os dias com a sensação de não ter descansado direito, com muito sono e às vezes até precisa tirar um cochilo para se sentir melhor, isso pode ser um apontamento para um problema de saúde.

O sono em excesso pode estar relacionado com muitas anomalias no corpo humano, como anemia, fibromialgia, rinite, problemas na tireoide e até mesmo gestação.

Além desses casos, o sono em excesso também pode estar relacionado com os distúrbios do sono. Esses problemas afetam diretamente a qualidade do seu descanso, fazendo com que você acorde mais vezes durante a noite, levante-se exausto, sofra com irritabilidade, mau-humor, entre outros sintomas.

Os distúrbios de sono mais comum são a insônia, a apneia, o sonambulismo e o bruxismo. Nesse artigo, você entende melhor como descobrir as causas do sono em excesso e como fazer o melhor diagnóstico para identificar o tratamento adequado. Confira!

Causas do sono diurno 

O sono diurno pode estar relacionado com muitas questões. Ter maus hábitos na sua rotina pode ser um deles, como ingerir comidas pesadas e beber café antes de se deitar, fumar, ingerir bebida alcoólica, entre outros, causando dificuldade para pegar no sono, acordar muitas vezes durante a noite e consequentemente dificuldade para acordar pela manhã e sono excessivo durante o dia.

Outra questão que pode causar sono diurno é a gestação. No primeiro e último trimestre o sono em excesso pode se fazer muito presente devido ao trabalho dobrado do seu corpo. No entanto, esse sintoma tende a passar após a gravidez.

Outras causas para o sono diurno são os problemas de saúde, anemia e tireoide desregulada. Distúrbios também causam sono em excesso durante o dia, são bastante comuns e acometem grande parte da população, mesmo sem perceber, e podem gerar muitos sintomas, como cansaço, irritabilidade, mau-humor e dificuldade de concentração.

Tratamentos para o sono diurno em excesso 

Confira algumas dicas de como identificar.

1 - Analise sua rotina 

O primeiro passo é identificar o problema. Antes de ir ao médico, observe se esse é um sintoma isolado, se você sente às vezes ou sempre, e se você se sente mais cansado após certo hábito.

Sentir sono durante o dia, principalmente quando você sai da rotina, é normal. Se você percebe esse comportamento se tornando comum, vale ficar atento.

Ao notar sono em excesso todos os dias, comece a fazer algumas anotações, por exemplo:

  • Dia 1: bebi café, comi hambúrguer, jantei 22h, assisti televisão antes de dormir e acordei cansado; 
  • Dia 2: segui uma dieta balanceada, bebi água, fiz exercícios, jantei cedo e li um livro antes de dormir, acordei bem e descansado; 
  • Dia 3: segui os mesmos passos do dia 2, mas acordei várias vezes ao longo da noite e me levantei cansado e com dor na garganta. 

Você vai notar que alguns hábitos terão influência sobre o seu sono. Se perceber, tente tirá-los da rotina. E se notar melhora, continue assim.

Se você tentar seguir uma rotina adequada e mesmo assim notar que continua se sentindo cansado, é possível que você esteja com algum problema ou distúrbio do sono. Vá ao médico e leve seu diário para ele entender sua rotina.

2 - Vá ao médico 

Ao sentir sinais de desconforto, seja ele qual for, sempre o mais indicado é consultar um especialista. Ao perceber os sintomas e entender que eles podem estar atrelados a algum problema de saúde, marque uma consulta com seu médico de confiança e comece a investigar possíveis causas.

3 - Faça exames 

Inicialmente é bem provável que seu médico peça os exames mais comuns, como os de sangue e de imagem. Esses exames serão capazes de identificar problemas como mau funcionamento da tireoide, gravidez, rinite e fibromialgia.

Se mesmo após esses exames o seu médico não encontre nada, peça para fazer uma polissonografia.

A polissonografia é um exame que monitora uma noite de sono do paciente. Nesse exame é possível identificar os distúrbios, diagnosticando de forma precisa para então elaborar o melhor tratamento.

Onde diagnosticar distúrbios do sono?  

O Centro de Distúrbios do Sono é uma clínica especializada no assunto, que oferece atendimento humanizado, acolhedor e extremamente eficiente.

O atendimento começa na secretaria com entendimento das queixas do paciente e com o seu acolhimento. O atendimento médico é voltado para a clínica do sono, que busca melhorar a qualidade de vida focando nas áreas de nutrição e atividade física e associando outras avaliações de saúde.

Não tenha mais noites mal dormidas. Consulte seu médico e conheça o Centro de Distúrbios do Sono de Curitiba!