
A Sant Pauli navega há mais de dois anos no mundo cervejeiro, mas aportou no mercado há um ano. De nome inspirado no bairro portuário Sankt Pauli em Hamburgo, Alemanha, a cervejaria atende B2B, fornecendo chope a bares e restaurantes do Paraná. Mas a jornada, diz a equipe, está apenas no começo: há muitos territórios a serem conquistados. Em particular, a história do início da Sant Pauli demonstra quão promissora tem sido a navegação.
Cerca de seis meses após começar a testar a produção dos primeiros estilos, os sócios decidiram enviar quatro amostras para o Concurso Brasileiro de Cerveja, em Blumenau, na edição de 2022. "Envasamos direto do tanque e enviamos. Recebemos uma medalha de ouro pela Munich Helles", conta, orgulhoso, Leonardo Pauli, responsável pelo setor de comunicação da marca e que está no projeto desde seu início. O estilo produzido pela Sant Pauli leva três tipos de malte e adição de lúpulo Saaz em tempos diferentes do processo de fervura, o que potencializa as características do ingrediente. O reconhecimento da qualidade pelos jurados técnicos de um dos principais eventos nacionais de cervejas deu mais confiança à cervejaria iniciante.
Engana-se quem credita o feito à sorte de principiante. O que não faltou à equipe Sant Pauli foi preparação. Desde 2020, quando a ideia de abrir uma cervejaria surgiu, foram realizadas pesquisa de mercado e testes com o público. O primeiro ano foi inteiramente dedicado à produção de rótulos e degustações com diferentes públicos para coletar o máximo de impressões sobre os produtos.

O litoral sempre foi um dos mercados que mais interessou à Sant Pauli. Os primeiros pontos de venda no final de 2021, quando a produção ainda era inicial e a atividade da cervejaria, discreta, a Ilha do Mel era o único lugar em que se encontravam seus chopes. "Entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, nós saímos pela ilha com alguns growlers e um material impresso para apresentar para os bares. A aceitação foi muito boa, e esses bares continuam com a gente", recorda Leonardo. A expansão tem sido gradual: são mais de 60 pontos de venda entre o litoral do Paraná e a capital Curitiba.
O processo de produção é inteiramente automatizado e controlado por um software próprio, desenvolvido pelo mestre-cervejeiro e programador Adriano Mateus. "Nós aperfeiçoamos o controle de produção em um nível de precisão excelente. Toda a etapa quente, as trocas de temperatura, o controle de adega, tudo é feito através desse programa, que também gera relatórios detalhados. O que acontece em cada um dos tanques pode ser acompanhado pelo smartphone", descreve Adriano.
A automatização do processo garante um padrão de qualidade constante do produto e diminui a necessidade de trabalho físico e mão de obra na parte fabril. Com estabilidade na execução dos procedimentos, a expectativa da Sant Pauli é que mais rótulos tenham sua qualidade reconhecida e ganhem cada vez mais prêmios. "Queremos ganhar umas três medalhas esse ano", revela Adriano.
Porém, não é somente graças ao sistema de automação que a cervejaria Sant Pauli vem se destacando através de seus produtos. “Temos uma equipe incrível e muito capacitada, em especial, os nossos mestres cervejeiros, que elaboram as receitas com muito cuidado e atenção. O Adriano, por exemplo, tem uma bagagem profissional fantástica, mais de 15 anos no meio cervejeiro; já fez cursos fora, elaborou várias receitas e se preocupa ao máximo com as nossas cervejas”, revela Leonardo. Além disso, a equipe afirma que as matérias primas selecionadas e a conservação adequada de seus produtos também são peças-chave para as cervejas que são comercializadas.
Atualmente, o portfólio da Sant Pauli conta com os rótulos pilsen, Munich Helles, Irish red ale, America pale ale, India pale ale, double IPA, sour de morango e amora, New England IPA, Oatmeal stout, dry stout com café, witbier, session ipa e weiss. No momento, o envase é apenas em barris de chope para pontos de venda, mas estão nos planos da cervejaria expandir o envase para oferecer pet growler, lata e garrafa aos clientes finais ainda este ano.

Serviço
Sant Pauli. www.santpauli.com.br
Contato comercial: (41) 9 8774-5233
Instagram: @cervejariasantpauli