| Foto:
  • Por CETAC
  • 15/02/2023 17:25
Ouça este conteúdo

A endometriose é a doença caracterizada pelo endométrio, tecido que reveste a parede interna do útero e necessário para que a gravidez aconteça, fora do seu local habitual e só atinge mulheres em idade reprodutiva, em 5 a 10% delas.

Os sintomas mais comuns da doença são: dor pélvica crônica, que incapacita a paciente de realizar atividades diárias, infertilidade, dispareunia (dores na relação sexual), cólica intensa e dor para urinar.

Uma estatística preocupante sobre essa doença é que há demora média de 7 anos entre o início dos sintomas até o diagnóstico correto da endometriose. Um dos motivos para isso acontecer é o desconhecimento dos métodos diagnósticos clínicos especializados. Quanto mais cedo for a identificação da endometriose, melhor. Continue lendo e fique esperta sobre isso!

O diagnóstico é feito pelo ginecologista no consultório, auxiliado por exames de imagem que podem ser realizados no CETAC - Centro de Diagnóstico por Imagem que possui os mais modernos aparelhos e médicos especializados para estes casos específicos. 

Veja a explicação da Dra. Ana Paula Minguetti, Médica Radiologista no CETAC.

Quais exames podem identificar endometriose?

Os exames de imagem são fundamentais para identificar a endometriose de forma precoce e proporcionar um tratamento adequado, muitas vezes evitando cirurgia e  infertilidade.

A ultrassonografia transvaginal deve ser realizada associada à ressonância magnética da pelve. Ambas necessitam de protocolos especializados e preparo intestinal, mas não são invasivas.

É possível considerar o uso da videolaparoscopia, padrão ouro, mas não é a primeira opção por ser invasiva.

Esses mapeamentos são realizados no aparelho urinário para detectar lesões nos rins, ureteres, bexiga ou na parede abdominal para verificar se há nódulos endometrióticos nela.

Tratamentos para endometriose

Os tratamentos dependem do diagnóstico preciso e da evolução da doença. Sobre a possibilidade de engravidar, também é recomendado procurar um especialista para saber qual ela é no caso de endometriose.

Em todas as situações o diagnóstico precoce da endometriose é a melhor prevenção para suas possíveis consequências: infertilidade, disfunção sexual, transtornos emocionais e qualidade de vida baixa.

Um médico de sua confiança e com credibilidade passará a você os exames adequados a serem realizados.