| Foto:
  • Por CETAC
  • 15/02/2023 17:12
Ouça este conteúdo

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença cardíaca é a doença mais mortal do mundo, atingindo aproximadamente 7,5 milhões de pessoas a cada ano. Procure ajuda médica para um diagnóstico adequado. Afinal, o tempo é um importante aliado no tratamento das cardiopatias e até as atividades cotidianas sem o acompanhamento adequado podem ser perigosas.

Além de pessoas com histórico familiar de doenças cardíacas, quem apresenta condições que aumentam o risco do problema, como diabetes, pressão alta, colesterol alto, fumantes, obesos e sedentários devem manter rotina de exames.

Confira o exame mais indicado pela cardiologista do CETAC, Dr. Alexandre Roginski Mendes dos Santos, para identificar condições cardíacas que podem necessitar da ecocardiografia.

Ecocardiograma

O Ecocardiograma é o exame de ultrassom do coração. É um dos principais exames do cardiologista. Permite uma avaliação do coração e da estrutura a ele relacionada. Traz informações sobre a forma e função cardíacas.

É um exame que não traz risco algum ao paciente, não tem efeitos colaterais nem contraindicações formais à sua realização e possui diferentes modalidades.

Há o Ecocardiograma de repouso, em que se avalia o coração em condições basais.

E também o Ecocardiograma de estresse, em que se objetiva avaliar o coração em uma situação de esforço, quando há uma maior demanda de oxigênio exigindo que o coração trabalhe mais.

O estresse pode ser feito com esforço físico, realizando o exame enquanto o paciente corre em uma esteira ou até mesmo no cicloergômetro (a bicicleta).  Há o estresse farmacológico, em que se injeta um medicamento que simula o esforço físico durante a realização do exame.

Tipos de ecocardiograma

O Ecocardiograma transtorácico em repouso nada mais é do que um exame de ultrassom do coração, como já mencionado. Chamado também simplesmente de Ecocardio ou até mesmo Eco, trata-se de um exame que não possui radiação e nem utiliza contraste iodado.

Ou seja, o Eco é capaz de fazer medidas do coração, avaliando se as cavidades não estão aumentadas ou até mesmo hipertrofiadas com um aumento da massa muscular.

No exame, o Ecocardiograma faz diferentes projeções ultrassonográficas com o aparelho  sobre a pele do paciente.

Via de regra, adquire-se imagens no hemitórax esquerdo do paciente próximo ao esterno (ou seja, pouco mais à esquerda da região central do peito) e também mais lateralizado.

Também avalia se o funcionamento está normal, se o coração não está fraco ou mesmo mais endurecido para receber o sangue que retorna a ele pelas veias. Avalia o funcionamento das válvulas cardíacas, estruturas que dividem o coração em cavidades. Válvulas seriam como portas. Quando doentes, elas podem não abrir corretamente e não permitir que o sangue siga seu caminho.

Preventivo de doenças cardíacas

O Ecocardiograma possui diversas indicações que vão desde a prevenção cardiovascular até a avaliação de doenças cardíacas ou mesmo patologia de outros sistemas do nosso corpo.

Exames de check-up cardíacos normais sinalizam um baixo risco de um paciente ter complicações cardíacas futuras, permitindo, por exemplo, a realização de atividade física com mais segurança, avaliação pré-operatória de cirurgias não cardíacas e até mesma liberação para realização de certas atividades laborais.

O Ecocardiograma é um dos exames que o médico pode lançar mão em avaliações de check up e prevenção cardiovascular de pacientes. Junto com outros exames cardíacos, como eletrocardiograma, o teste ergométrico, entre outros, a avaliação cardíaca permite ao médico e paciente o traçado de planos terapêuticos e de prevenção de saúde cardiovascular.

Identifica patologias não cardíacas

Pacientes com comorbidades crônicas como pressão alta, colesterol ou diabetes podem ter lesões cardíacas estabelecidas e o seu diagnóstico é importante, além de poder avaliar outras patologias agudas como infarto.

Enquanto resultados normais não só tranquilizam o paciente, eles também fornecem informações valiosas do seu risco cardiovascular. Ou seja, estimativas de risco de doenças cardiovasculares nos próximos anos.

Da mesma forma, exames alterados permitem que se atue precocemente nos problemas, permitindo tratamentos mais eficazes.

O Ecocardiograma traz diversas informações sobre o coração e estruturas a ele relacionadas. Entretanto, suas indicações não se resumem às patologias sabidamente cardíacas como infarto ou doenças das válvulas do coração.

As mais diversas doenças do organismo podem afetar nosso coração e podem ser identificadas pelo Eco. Para citar algumas, patologias como diabetes ou insuficiência renal podem modelar a forma cardíaca e aumentam o risco de infarto.

Doenças reumatológicos podem inflamar o coração e levar a formação de líquido ao seu redor. Doença de Chagas acomete não só o sistema gastrointestinal, mas também nosso coração. Doenças pulmonares podem causar insuficiência das câmaras cardíacas.

Faça seu Ecocardiograma

Durante a consulta, o médico fará uma avaliação clínica do paciente e poderá solicitar exames como o ecocardiograma para descartar a presença de sopro cardíaco ou função cardíaca anormal. Sendo indicado especialmente importante para pessoas com mais de 30 anos, até mesmo os mais jovens podem se beneficiar dessa avaliação médica.

Consulte seu médico com regularidade e faça exames de check-up uma rotina para manutenção da saúde.

Realize seu ecocardiograma em um lugar de confiança. Conheça mais sobre o  CETAC - Diagnóstico por Imagem.