Segundo a Dra. Suzelaine Fidelis da Silva Mesquita, mais do que uma questão estética, a presença de varizes pode ser um sinal de insuficiência venosa crônica (IVC). Esta doença é caracterizada pelo mau funcionamento das veias dos membros inferiores e afeta a qualidade de vida e autoestima.
Sintomas da insuficiência venosa
A insuficiência venosa traz consigo mais alguns sintomas como: veias saltadas, manchas escuras na pele, inchaço da perna, cãibras e dores nas pernas.
Alguns fatores de risco contribuem para o aparecimento desses sintomas, como genética, gravidez, excesso de peso, menopausa e envelhecimento.
Doppler de membros inferiores
O ecodoppler é um tipo de ultrassom que permite a visualização colorida do fluxo de sangue nas artérias e veias do corpo, contribuindo na verificação do funcionamento dos tecidos dos membros inferiores que dependem de uma boa circulação quer seja arterial ou venosa. Ele não é um exame invasivo, não precisa de anestesia e é realizado por um médico radiologista ou ultrassonografista.
Utilizado para examinar o fluxo sanguíneo nos membros inferiores, pode ser aplicado nas seguintes situações: detectar bloqueios gordurosos, placas de calcificação, encontrar coágulos e verificar a dilatação de veias e artérias, além de avaliar as características das varizes.
Realize seus exames de ecodoppler
Hoje, os ultrassons são comandados por potentes computadores dotados de Inteligência Artificial e transdutores ultrassensíveis.
O CETAC – Centro de Diagnóstico por Imagem conta com 14 aparelhos de ultrassonografia, todos com altíssima precisão diagnóstica e realiza todas as técnicas de ultrassonografia.
Além disso, são mais de 40 especialistas em seu corpo clínico, treinados nos melhores centros médicos brasileiros e do exterior, estando capacitados para atender qualquer demanda de exames.