| Foto:
  • Por CETAC
  • 15/02/2023 17:20
Ouça este conteúdo

Uma dor mais aguda no peito ou formigamento no braço bastam para que diversas pessoas busquem entender com um especialista o que é infarto fulminante, quais seus sintomas, exames preventivos e possíveis tratamentos.

Ter conhecimento dessas informações sobre condições sérias pode evitar problemas mais graves.  O Dr. Fábio Rocha, radiologista do CETAC - Centro de Diagnóstico por Imagem e especialista em exames cárdio-vasculares, explica abaixo para você um pouco dessa doença que afeta milhões de pessoas anualmente em todo o mundo. 

O que é infarto fulminante?

É uma condição que ocorre quando há obstruções de artérias que levam oxigênio e sangue para o coração. Para entender melhor, basta fazer uma analogia: pense nas artérias como uma estrada, nos carros como o sangue e nos passageiros como o oxigênio.

Quais são os sintomas?

Após o início dos sintomas, as obstruções de artérias podem levar a morte súbita. Por isso, conhecer quais são os indícios é extremamente relevante.

O infarto fulminante comumente tem os seguintes sintomas:

  • dor no peito;
  • dor ou formigamento no braço;
  • falta de ar;
  • suor frio.

Quais são as causas?

A obstrução das artérias pode ser provocada por diversos fatores: hipertensão, diabetes, obesidade, tabagismo, consumo alcoólico excessivo, alto nível de estresse, sedentarismo e consumo de drogas ilícitas.

Como realizar a prevenção?

A doença pode ser evitada com um estilo de vida saudável. Além disso, os exames de rotina são fundamentais:

Angiotomografia preventiva

A angiotomografia coronariana preventiva é um dos exames mais indicados para evitar que o paciente tenha um infarto. Trata-se de um exame não invasivo que avalia as condições anatômicas e patológicas das artérias coronárias.

As artérias coronárias são artérias responsáveis pela irrigação sanguínea do músculo cardíaco, o miocárdio. Quando ocorre insuficiência da irrigação sanguínea para o miocárdio, aparece o fenômeno da isquemia, que se traduz por dores no peito, denominadas de dores anginosas.

Quando há falta completa da irrigação do sangue em uma parte do coração, ocorre o infarto do miocárdio, que pode levar o paciente a óbito.

Realize a angiotomografia e outros exames preventivos 

A angiotomografia coronariana e outros exames preventivos de acompanhamento pós-infarto, como escore de cálcio, teste de esforço, ecocardiografia transtorácica, ressonância do coração e cintilografia do miocárdio podem ser realizados no CETAC - Centro de Diagnóstico por Imagem.

Todos os equipamentos do são de última geração, o que permite um diagnóstico rápido, de qualidade e com total segurança.

Entre em contato com o CETAC para saber mais sobre os exames disponíveis!