Você pratica atividade física regularmente, ou só no final de semana quando tem tempo? Seja qual for sua resposta, saiba que não está livre das lesões. O traumatismo em atletas é mais comum do que se possa imaginar, inclusive nos amadores.
Dr. Guilherme Echeverria Nasser, Médico Radiologista Osteomuscular do CETAC - Centro de Diagnóstico por Imagem nos traz algumas considerações sobre a importância do diagnóstico precoce nos casos de síndromes dolorosas após a prática de esportes aos finais de semana.
Já prestou atenção como os atletas de final de semana, que jogam futebol com os amigos ou preferem caminhar no parque, reclamam de dores musculares?
O que é um atleta de final de semana?
Se você não consegue se exercitar de segunda a sexta e aproveita o sábado e domingo para fazer isso, considere-se um atleta de final de semana. Ao contrário do que muitas pessoas acham, essa prática não faz bem à saúde, principalmente se o esforço for intenso.
Por ficarem um longo período sem praticar nada, quando as pessoas voltam a treinar no fim de semana elas ficam mais expostos às lesões musculares ou articulares. Além disso, as atividades de alta intensidade são praticadas sem preparação e acompanhamento e os exercícios são feitos de qualquer forma, potencializando os riscos.
Principais riscos de traumatismo para atletas de fim de semana
O mais indicado é manter a prática regular de exercícios físicos, nem que seja um curto período diariamente, mas quem só faz isso esporadicamente e não está acostumado com o esforço, precisa moderar e optar por atividades de pouca intensidade.
Para ajudar, a dica é não esquecer de alongar e aumentar o ritmo gradativamente. Caso contrário, o corpo não desenvolve condicionamento e preparo físico necessários para evitar problemas físicos e cardiovasculares.
Riscos físicos
Não é só a falta de preparo cardíaco que pode trazer problemas de saúde para atletas de sábado e domingo. Na verdade, todo organismo não tem condicionamento dos músculos e das articulações para suportar a pressão do esforço.
Quando chega o final de semana e o corpo é exigido demais, claro, como ele está "enferrujado" pela falta de movimento durante os outros dias, não oferece uma resposta satisfatória, ficando favorável a lesões, capazes de afetar tendões, ligamentos e outras estruturas.
Estas são alguns dos traumas que podem ocorrer com atletas de fim de semana:
- Distensão muscular;
- Entorse;
- Contusão;
- Tendinite;
- Luxação;
- Ruptura do ligamento.
Como prevenir e evitar lesões?
O alerta serve para atletas de fim de semana e para os profissionais, afinal, todos estão sujeitos a lesões musculares ou articulares, que podem ser agudas ou crônicas.
Sempre que você sentir algum desconforto ou dor, não pense duas vezes e procure ajuda profissional, porque esse é um sinal de que algo não está bem e pode se agravar.
De acordo com Dr. Guilherme, quanto mais cedo uma lesão é detectada e diagnosticada, mais rapidamente poderá ser tratada e, consequentemente, maiores serão as chances de recuperação.
Nesses casos, alguns exames de imagem são essenciais para o diagnóstico complementar.:
O CETAC - Centro de Diagnóstico por Imagem oferece o que há de mais moderno em diagnóstico por imagem, com aparelhos de última geração, que fazem exames de maneira rápida e precisa, auxiliando o clínico a identificar qual é o melhor tratamento em cada caso.
Consulte o seu médico e agende sua consulta com a equipe especializada do CETAC.