Não importa como foram suas realizações no ano de 2019. Indiferente das suas conquistas, vitórias e aprendizados todos foram primordiais para que estivesse na situação atual em que se encontra. Precisamos agora olhar para o futuro e para uma nova década que se iniciará. Talvez não tenha identificado, mas não estamos passando por uma era de transformações, mas sim por uma transformação de era. Tudo está mudando e o futuro nos reserva o ineditismo e o novo. Mesmo que até agora não tenha pensando no seu planejamento é importante a compreensão de que utilizar o ócio criativo para planejar-se nunca foi tão primordial para alcançar seus objetivos profissionais e pessoais.
O intuito do presente artigo é auxiliar o leitor em uma metodologia transparente, de fácil aplicabilidade e simples de ser executada. Você já ouviu falar das OKR´S (Objetive Key Results). Apesar de possuir sua definição estrangeira as ORK´S nada mais são do que a construção de objetivos e os resultados chave que servirão como guia para que o objetivo seja alcançado. Vale ressaltar que para que a metodologia apresentada seja assertiva haverá uma necessidade de mudança (hábitos) por parte do leitor. Essas mudanças serão mais comportamentais e de disciplina, mas servem como base para que consiga concretizar os cenários desejados. Para uma melhor compreensão da sua aplicabilidade vamos definir e desmembrar a definição da OKR´S.
Objetivos
Os objetivos que demanda para o novo ano devem primeiramente ser quantitativos e inspiradores. Não há uma lógica em colocar objetivos vagos ou que não tragam uma visão clara do futuro desejado. Quando falamos inspiradores acreditamos que eles devem possuir um sentido especial, ou seja, trazer uma motivação intrínseca para sua conquista. Reitero que iniciar seus objetivos com verbos auxiliará no seu entendimento e que prazos (definir uma data final da sua conclusão) são primordiais. Vejamos alguns exemplos que talvez compactuem com seus objetivos para 2020:
- Perder 5kg até a data do meu aniversário.
Ressaltamos que são somente exemplos e que cabe ao leitor desenvolver seus próprios objetivos. Um adendo que oriento é que crie no máximo três objetivos para o novo ano. A criação de um número expressivo de objetivos pode trazer um sentimento de decepção e uma falta de foco. Ressalto que quanto menos objetivos traçar maior será a probabilidade de executá-los. Não devido a quantidade, mas sim, porque para cada objetivo existirão os resultados chave.
Resultado chave
Os resultados chave serão sua métrica ou indicadores que medem o alcance do seu objetivo traçado. Importante salientar que os resultados chave devem, assim como os objetivos, serem quantitativos e possuir prazos para sua execução. Busque não criar seus resultados chave vinculados a tarefas, mas sim, a resultados. Tarefas por algumas vezes podem ser cumpridas, mas não necessariamente trazem o resultado esperado. Busque delimitar seus resultados chave em no mínimo 2 e no máximo 5 indicadores. Isso permite com que cada objetivo tenha claramente seus resultados chaves. Para melhor compreensão vamos utilizar os exemplos anteriores:
Objetivo A) - Conquistar a liberdade do vício do cigarro no dia 01 de Fevereiro.
- Eliminar o cigarro “pós almoço” após o dia 10 de Janeiro.
- Na primeira quinzena do ano reduzir em 50% o número de cigarros/dia.
- Não comprar mais cigarro após o dia 25 de Janeiro.
Objetivo B) - Aumentar minha receita em R$ 1.000,00 até 30 de Abril.
- Reduzir minhas despesas em 20% até 01 de Fevereiro.
- Realizar 5 taxas em eventos a cada mês com início em 01 de Fevereiro.
- Vender 40 unidades dos meus produtos artesanais até 30 de Abril. (10 por mês)
Objetivo C) - Perder 5kg até a data do meu aniversário.
- Realizar 3 atividades físicas (60 minutos) por semana iniciando na segunda semana de Janeiro.
- Comer o número máximo de calorias (colocar o número conforme seu peso atual – após consulta com nutricionista/nutrólogo) por dia para emagrecimento com início em 10 de Janeiro.
Naturalmente que os resultados chave descritos servem somente como exemplo para os objetivos traçados. Ressalto que se algum dos seus objetivos forem semelhantes aos mencionados cabe a você desenvolver os resultados chaves.
Geralmente há um ciclo trimestral para análise das OKR´S no âmbito corporativo, mas para metas pessoais aconselhamos que as análises sejam feitas a cada 45 dias. O maior equívoco da aplicação das OKR´S é sua definição sem uma visualização diária. Importante o leitor compreender que após sua concretização, as OKR´S devem estar em uma localização de fácil visualização (diária). Caso o leitor não queira compartilhar com outros suas OKR´S, por inúmeras questões, então faz-se necessário a criação de um hábito diário de leitura (seja em seu celular ou computador). Importante aqui é que seus objetivos sejam visualizados diariamente. Lembre-se que a revisão das OKR´S a cada 45 dias servem para que possa traçar novos objetivos ou para diagnosticar seu desempenho frente ao objetivo traçado. São essas revisões que permitem novas ações (resultados chave) ou reflexões sobre o cenário conquistado.
O importante aqui é o leitor aplicar, caso acredite ser benéfica, a metodologia apresentada para que atinja os objetivos traçados. Saiba que existem outras formas – algumas criadas por outros leitores – mas definir objetivos é primordial para sensação de conquista e sucesso. Não traçar objetivos para o novo ano não é obrigatório, mas reflita comigo; como saber se conquistou o que gostaria se não sabe o que conquistar?
A Choice Academia de Profissões disponibiliza para o leitor um modelo para que possa utilizar. Caso tenha alguma dúvida ou queira auxílio você pode nos enviar um e-mail no contato@choiceprofissoes.com.br ou um Whats para 41 3205-8888.