É provável que você já tenha experimentado, pelo menos uma vez na vida, a sensação insuportável de uma dor de dente. Se você está passando por isso agora, este conteúdo ajudará a cuidar da saúde bucal.
No entanto, a primeira coisa que você deve fazer ao sentir qualquer incômodo no dente, é procurar ajuda de um dentista e descobrir o motivo da sua dor. A partir do diagnóstico, ele definirá o tratamento mais adequado.
Como reconhecer uma dor de dente?
Normalmente, a dor de dente não fica insuportável de uma hora para outra. Ela tem início leve e, gradativamente, aumenta até evoluir para uma dor aguda. Em alguns casos, ela pode progredir no decorrer do tempo e se transformar em crônica.
Mesmo as dores consideradas toleráveis devem ser investigadas, pois podem indicar um problema de saúde bucal, como doença periodontal, hipersensibilidade ou cárie, por exemplo.
Dor de dente insuportável
Um dente saudável não dói. Se você está sentindo qualquer desconforto, há algo errado. Se a dor ficar mais forte e constante, sem passar com o uso de analgésicos, ela já atingiu a polpa (pulpite), um tecido mole que é responsável pela força do dente.
Dor de dente ao mastigar
Se você sente dor quando mastiga, isso é um indício que você pode estar com um distúrbio na articulação localizada entre a mandíbula e o osso temporal (no crânio), também conhecido como Disfunção da Articulação Temporomandibular (ATM).
Nesse caso, a dor no maxilar ao mastigar pode aparecer de repente ou evoluir gradativamente, ficando cada vez mais intensa. Outros problemas causam esse desconforto, como fibromialgia e sinusite, por exemplo.
Dor de dente quando come doce
Não são apenas alimentos gelados ou quentes demais que causam dor nos dentes. Os doces também causam e nem sempre esse desconforto é consequência de cáries, como algumas pessoas acham.
A dor gerada pela ingestão de sobremesas, guloseimas e outros alimentos açucarados pode ser provocada por outros problemas bucais, como doenças periodontais, bruxismo e infiltração.
Principais causas da dor de dente
A dor se manifesta por problemas nos dentes ou gengivas e também por causa de alguns estímulos: escovação, temperatura dos alimentos, mastigação, ingestão de doces e sabores ácidos.
Entre os principais problemas que prejudicam a saúde oral e provocam dor de dente estão:
Cáries ou abscessos dentários:
Quando existem cáries, bactérias se acumulam na boca e podem desgastar os dentes. Se o problema não for tratado logo no começo, ele atinge o nervo e provoca dor e, a longo prazo, a perda dos dentes.
Em alguns casos, a cárie se transforma em um abscesso, uma espécie de bolsa com bactérias que se forma dentro do dente ou da gengiva. Abcessos provocam vermelhidão e inchaço na região, dor ao morder ou mastigar, febre w dor repentina nos dentes, gengivas ou mandíbula.
Esmalte dos dentes fraco:
Algumas pessoas têm sensibilidade nos dentes quando realizam a escovação e ingerem alimentos gelados ou quentes, o que causa dor repentina. Isso acontece quando o esmalte está desgastado e deixa a dentina (camada inferior mais frágil) exposta.
Periodontite
Essa doença é o estágio mais adiantado da gengivite, que normalmente é consequência de uma higiene bucal ruim. Quando não é tratada, a inflamação nas gengivas chega ao periodonto (tecido localizado entre os dentes e a mandíbula).
Nesse estágio o dente perde gradativamente seu suporte e cai. A dor surge apenas quando a doença está avançada. Além disso, as bactérias causadoras da periodontite, quando chegam a corrente sanguínea, provocam outras complicações.
Nascimentos dos sisos
Os terceiros molares são os últimos a nascer, normalmente entre os 17 e 20 anos de idade. Os primeiros sinais do nascimento são, justamente, a inflamação dos tecidos moles em volta do siso, que causa vermelhidão e inchaço, e a dor no local, pois o dente precisa romper a gengiva.
Bruxismo
Essa doença, que é caracterizada pelo apertar ou ranger dos dentes, causa desgaste e, em alguns casos, problemas nas articulações. Entre os sintomas do bruxismo temos a sensibilidade nos dentes, dores de cabeça e na lateral do rosto.
Sinusite
Além de problemas bucais, outras doenças apresentam a dor de dente como sintoma. É o caso da sinusite, que provoca inflamação nos seios da face, região próxima aos dentes e, por isso, reflete nos nervos dentários.
Tratamento para dor de dente
Como a dor de dente tem diferentes motivos, é fundamental ir ao dentista o mais breve possível para um diagnóstico. A partir daí, é definido o tratamento mais adequado, que pode ser uso de medicamentos, troca da restauração, canal ou a colocação de implante dentário.
Implante no dente
Conhecido também como terceira dentição, o implante dentário é um suporte ou estrutura de metal, geralmente de titânio, utilizado como substituto da raiz do dente e é posicionado no osso maxilar abaixo da gengiva, por meio de uma cirurgia.
O implante é uma maneira de substituir um dente ou grupo de dentes perdidos, como nos casos de periodontite. Esse procedimento tem duas funções: mastigatória e estética, mas também serve para suportar uma dentadura ou ponte fixa.
Não existe limite de idade para colocação de implante dentário, apenas idade mínima, que é de 18 anos para mulheres e 21 para homens.
Dente provisório
Diferente do implante dentário, o dente provisório tem durabilidade preestabelecida. Na verdade, ele é uma coroa temporária, usada em três situações: antes da colocação de um implante, após uma extração e antes da prótese definitiva.
No caso do implante, como ele precisa da osseointegração (garante a incorporação do pino no tecido ósseo da arcada de modo natural), que normalmente dura algum tempo, alguns pacientes optam por colocar a peça temporária e preencher o espaço vago.
Cicatrização do implante
O pós-operatório é decisivo para uma boa recuperação, sem complicações na cicatrização. Para isso, é importante seguir as orientações do cirurgião-dentista, que incluem: evitar líquidos quentes, com gás ou muito ácido, além de alimentos duros nos primeiros dias, bebidas alcoólicas e cigarro.
Implante dentário sem dor
Algumas pessoas evitam colocar implantes porque acreditam ser um procedimento doloroso, mas não é assim. O procedimento é indolor, pois é realizado com aplicação de anestesia.
Em alguns casos, a cirurgia pode ser realizada com sedação para ajudar a diminuir a ansiedade do paciente e proporcionar uma experiência mais tranquila e confortável.
Nesse caso, é o médico anestesista quem administra a sedação, logo após avaliar o estado de saúde do paciente, que fica sonolento e mais tranquilo, sem perder totalmente a consciência.
Valor de um implante dentário
O Código de Ética da Odontologia não permite que os profissionais divulguem o preço de seus serviços, já que o dentista precisa avaliar as condições de saúde bucal do paciente e considerar o tipo de material utilizado. No caso da cirurgia de implante dentário em Curitiba, o valor pode variar de R$ 800 a R$ 3.500.
Prevenção contra dor de dente
Para evitar qualquer desconforto com dor nos dentes, é necessário manter uma boa higienização bucal e ir ao dentista com regularidade para realizar limpeza e consultas preventivas, onde serão avaliadas todas as estruturas da boca.
Dr. Eduardo Gurkewicz, Cirurgião Dentista (CRO PR – 5420). Pioneiro no Brasil em Implantodontia, com mais de 30 mil implantes dentários realizados e mais de 36 anos de dedicação à saúde bucal.
A Clínica Odontowicz fica localizada na Rua do Herval, 865 Cristo Rei, em Curitiba/PR. Entre em contato e saiba mais sobre o tratamento de implantodontia.