O clareamento dental pode ser feito com uso de um laser, que ajuda a potencializar a ação do gel branqueador.
O clareamento dental pode ser feito com uso de um laser, que ajuda a potencializar a ação do gel branqueador.| Foto: Shutterstock
  • Por Clínica Odontowicz
  • 14/09/2022 14:58

Se você não está feliz ou tem vergonha porque seus dentes amarelaram ou ficaram manchados, o clareamento dental pode lhe devolver um sorriso branco e com aspecto saudável, como aqueles de comercial de TV.

Assim como os cabelos, a dentição apresenta coloração diferente de uma pessoa para outra, seja por causa da idade ou por alguns hábitos, como consumo de café ou cigarro, por exemplo.

Independentemente do que motivou a alteração da cor dos seus dentes, neste conteúdo você descobrirá tudo sobre clareamento dentário e como esse procedimento pode solucionar devolver sua autoestima.

Por que os dentes ficam amarelados?

Mesmo quem segue uma rotina rigorosa de higiene bucal, está sujeito a ficar com os dentes amarelados ou manchados conforme os anos passam. Alguns fatores ligados ao estilo de vida ou genética influenciam na coloração da dentição:

  • Hábito de fumar;
  • Consumo de café, refrigerante e vinho;
  • Processo natural de envelhecimento;
  • Alguns tipos de antibióticos e suplementos;
  • Alimentos pigmentados que escurecem os dentes como frutas vermelhas, beterraba, açaí e chocolate;
  • Espessura fina do esmalte dentário, capaz de revelar a dentina;
  • Boca seca;
  • Traumas nos dentes que podem deixar uma coloração marrom, preta ou cinza.

O que é o clareamento dental?

Tratamento odontológico que promove a limpeza da estrutura do dente. O clareamento dental atua por meio de uma reação química, a base de peróxido de hidrogênio ou de carbamida, para eliminar os pigmentos responsáveis pelo escurecimento ou amarelamento da dentição.

O gel clareador utilizado no procedimento tem a capacidade de quebrar as moléculas dos pigmentos e, assim, devolver a coloração branca dos dentes.

Quem pode fazer o clareamento dentário?

Normalmente, a partir dos 30 anos de idade a coloração dos dentes sofre alteração e tende a ficar amarelada. Mas isso não é regra, já que algumas pessoas adquirem manchas precoces por causa dos fatores de risco destacados anteriormente.

Se você se identifica com alguma dessas situações, nada lhe impede de realizar o clareamento odontológico, desde que sua cavidade bucal esteja saudável e o procedimento seja recomendado e acompanhado por um dentista.

Contraindicações

O clareamento dos dentes não é recomendado para crianças menores de 13 anos, mulheres gestantes ou lactantes, alérgicos a peróxido de carbamida ou hidrogênio, pacientes com problemas de saúde bucal, como cáries, lesões nos dentes, gengivite ou doença periodontal.

Benefícios de fazer o clareamento dental

A conquista de dentes mais bonitos e com aparência saudável são algumas das vantagens proporcionadas pelo branqueamento dos dentes. Mais do que a parte estética, o procedimento devolve a autoestima e a segurança por meio de um sorriso mais jovem, sem manchas e amarelamento acumulados ao longo dos anos.

Outros benefícios do clareamento dentário:

  • Os primeiros resultados aparecem em pouco tempo: três sessões já são suficientes para remover manchas mais difíceis;
  • Os resultados têm durabilidade de 1 a 3 anos;
  • Tratamento sem dor, seguro e prático: para realizar, o dentista protege a gengiva e as mucosas e impede que o gel clareador tenha contato com a área e provoca feridas.

Não esqueça de consultar o dentista antes de se submeter a qualquer tratamento, inclusive o clareamento dental. Ele é quem tem propriedade para indicar se você pode realizar o procedimento e qual o passo a passo.

Tipos de clareamento dental

Para o clareamento dental feito no consultório, o dentista precisa de duas a quatro sessões para concluir o procedimento.
Para o clareamento dental feito no consultório, o dentista precisa de duas a quatro sessões para concluir o procedimento.| Crédito: Shutterstock

Para realizar o clareamento dentário, o profissional coloca sobre os dentes um gel branqueador, composto, principalmente, por oxigênio, que é derivado dos peróxidos de hidrogênio ou de carbamida.

Uma vez colocado, o produto se infiltra na estrutura dentária e as reações químicas quebram os pigmentos existentes, transformando-os em partículas menores e, com isso, os dentes ficam claros.

Para executar esse procedimento, o dentista pode realizar diferentes tipos de clareamento, de acordo com a intensidade do problema. Os principais são:

Clareamento caseiro

Realizado geralmente à noite, o método caseiro utiliza uma moldeira de silicone e um gel clareador, que pode ser de peróxido de hidrogênio, peróxido de carbamida ou perborato de sódio, de acordo com a técnica escolhida pelo dentista.

As concentrações das substâncias e as moldeiras variam de acordo com cada caso, sempre evitando que o produto entre em contato com a gengiva. Essa técnica é mais demorada que a feita no consultório.

Clareamento a laser

Realizado em consultórios odontológicos, essa técnica utiliza um laser para potencializar a ação do gel clareador. Então, quando o dentista aplica a luz, a permeabilidade do produto aumenta e ele consegue atingir áreas mais precisas do esmalte dentário.

O uso desse procedimento reduz as visitas ao dentista e com duas ou três sessões já é possível perceber dentes mais claros. O gel utilizado é mais potente que o caseiro.

Clareamento no consultório

O gel clareador possui concentrações mais altas que a do produto caseiro. Para aplicar, o dentista protege a gengiva. O produto fica em contato com os dentes por cerca de uma hora.

O procedimento pode ser feito entre duas e quatro sessões, mas os resultados já podem ser percebidos após a primeira, de acordo com o estado da coloração dos dentes.

Clareamento interno

Técnica indicada para quem ficou com os dentes escuros por algum trauma ou realizou canal, pois o procedimento é feito na parte interna, que não é perceptível quando a pessoa sorrir. Também é usado um gel clareador, aplicado na porção coronária, que deve ser substituído semanalmente até atingir o resultado desejado.

Luz ultravioleta

Assim como o procedimento a laser, este utiliza uma luz para potencializar a ação do gel clareador, só que nesse caso ela é ultravioleta. Com essa técnica, também é possível amenizar a sensibilidade dos dentes do paciente ao fim do tratamento.

Quanto tempo dura o procedimento?

O resultado do clareamento não é permanente. Isso significa que, se você adotar os cuidados recomendados pelo dentista, poderá ter dentes mais claros pelo período de um a três anos.

O sucesso do procedimento depende da avaliação cuidadosa do dentista sobre as manchas, pois algumas são mais sensíveis. Por exemplo, o amarelado responde mais rapidamente ao tratamento, na maioria das vezes.

Os dentes escurecidos pela genética, idade, uso de cigarro, e consumo de café também respondem bem ao clareamento. Por outro lado, as manchas decorrentes do uso excessivo de antibióticos, por tratamento de canal ou restaurações metálicas e de amálgamas, regridem de forma mais lenta.

Clareamento dental dói?

Diferente do que algumas pessoas acham, o clareamento dentário é indolor. Mesmo assim, os dentes podem ficar temporariamente mais sensíveis após o procedimento. Esse desconforto costuma desaparecer em até 15 dias.

Cuidados após o clareamento dental

Para garantir os resultados desejados, é fundamental seguir as recomendações do dentista pós-clareamento:

  • Evite o consumo de bebidas e alimentos com corantes, como refrigerantes, café, suco de uva, vinho e açaí;
  • Se não for possível evitar a ingestão de bebidas muito pigmentadas, utilize canudo;
  • Evite fumar;
  • Mantenha a rotina de higiene bucal e escove os dentes 30 minutos após as principais refeições;
  • Não use enxaguantes bucais coloridos ou com álcool na composição;
  • Faça visitas regulares ao dentista para realizar a limpeza dos dentes.

Harmonização da cor dos dentes no clareamento dental

Os procedimentos realizados pela Dra. Lilian Paino, Cirurgiã Dentista (CRO PR – 13347), especialista em clareamento dental na Clínica Odontowicz, com mais de 15 anos de experiência, ajuda a harmonizar a cor dos dentes e eleva a autoestima dos pacientes.

Além do clareamento dental, a Dra. Lilian Paino realiza tratamentos preventivos e corretivos, com especialidade em Dentística Restauradora (estética) e Endodontia (tratamento de Canal).

A Clínica Odontowicz fica localizada na Rua do Herval, 865 Cristo Rei, em Curitiba/PR. Entre em contato e saiba mais sobre o tratamento de clareamento dental.