A cirurgia de implante dentário é feita com aplicação de anestesia local e, em alguns casos, sedação.| Foto: Shutterstock
  • Por Clínica Odontowicz
  • 14/09/2022 14:01
Ouça este conteúdo

Quem deseja ter o sorriso completo novamente encontra na colocação de implantes e dentes artificiais uma alternativa segura e eficiente. Você sabe como é feita a cirurgia de implante dentário?

Se você tem dúvidas ou medo porque desconhece o passo a passo desse procedimento, a seguir vamos te mostrar como o implante dentário consegue devolver sua autoestima, segurança e saúde bucal.

Por que colocar um implante dentário?

Independentemente do que motivou a perda dentária de um paciente, a fixação de pinos de titânio no maxilar com colocação de novos dentes é capaz de devolver a segurança, melhorar a estética do rosto e recompor funções essenciais para a saúde e qualidade de vida.

Antes e depois do implante nos dentes

Quando alguém perde um ou vários dentes, perde também a autoestima, a vontade de sorrir e de se relacionar com outras pessoas. Além disso, adquire problemas funcionais:

  • Desajuste da mordida;
  • Dificuldade para mastigar e realizar a digestão;
  • Mastigação unilateral, com sobrecarga dos músculos envolvidos, o que provoca tontura e dor de cabeça;

Após receber o implante dentário, o paciente não só recupera a autoestima e a confiança para voltar a sorrir, mas também restabelece a função mastigatória, melhora a absorção dos nutrientes, a digestão, a fala e ajuda a eliminar a dor na articulação temporomandibular (ATM).

Quem pode fazer implante dentário?

De modo geral, a cirurgia de implante é recomendada para quem teve perda total ou parcial da dentição. Os pinos de titânio são fixados no lugar das raízes nos ossos do maxilar do paciente e, assim, cumprem o papel de sustentar os novos dentes artificiais ou próteses dentárias.

Não há limite de idade para colocação de implante nos dentes. O que pode condicioná-lo ou, em alguns casos, impedi-lo, é a existência de alguma doença de base, como a osteoporose em grau avançado, por exemplo.

Se o cirurgião-dentista não encontrar qualquer restrição, pacientes de qualquer idade podem ter dentes implantados. O Dr. Eduardo Gurkewicz, cirurgião dentista, CRO PR – 5420, realizou o procedimento em um homem com 93 anos de idade.

Idade óssea ideal

Se por um lado não existe idade máxima para receber implantes nos dentes, há idade mínima, que é de 18 anos para mulheres e 21 para homens. É nessa fase que a dentição definitiva fica completa, com o nascimento dos 4 últimos dentes molares (sisos).

É nesse momento que o osso completa sua fase de crescimento e atinge a idade óssea ideal. Caso os pinos sejam fixados antes, podem interferir no desenvolvimento normal do osso maxilar.

Quem não pode colocar implante dentário?

Pacientes com doença periodontal têm perda óssea e problemas para sustentar o implante.| Foto: Crédito: Shutterstock

Como já citamos, algumas doenças de base representam riscos para a cirurgia de implante dentário, assim como também se o paciente toma determinados tipos de medicamentos. Nesses casos, o dentista precisa avaliar com cuidado o quadro de saúde antes de liberar o procedimento.

Principais contraindicações da colocação de implante dentário:

  • Diabetes descompensada;
  • Tratamento oncológico;
  • Problema renal grave;
  • Intervenção recente no coração;
  • Doença periodontal;
  • Consumo de medicamentos da classe bifosfonatos (osteoporose ou outra doença causadora de fragilidade óssea);
  • Fumantes.

Valor para colocar implante dentário

O Código de Ética da Odontologia não permite que os profissionais divulguem o preço de seus serviços, porque o dentista precisa avaliar o tipo de material utilizado no procedimento.

No caso da cirurgia de implante dentário em Curitiba/PR, o valor desse tipo de procedimento pode variar de R$ 800 a R$ 3,5 mil, de acordo com a técnica utilizada e a origem do material (nacional ou internacional).

Passo a passo para colocação de implante dentário

Se você tem alguma dúvida ou medo de realizar uma cirurgia para colocação de implantes nos dentes, chegou a hora de esclarecer e entender por que esse procedimento é seguro, eficiente e indolor.

Primeiro passo: pré-operatório

Esse é o momento de realizar uma avaliação completa por meio de exames de imagem, como RX, e de sangue. Assim, o dentista tem a certeza de que está tudo bem com as condições gerais de saúde do paciente e se ele reúne as condições necessárias para receber os pinos.

Após verificar a viabilidade, o cirurgião-dentista inicia o tratamento com medicamentos antibióticos e anti-inflamatórios, geralmente, uma semana antes da cirurgia.

Segundo passo: procedimento cirúrgico para colocação do implante

A cirurgia é realizada no consultório do dentista com aplicação de anestesia local e pode ser feita a sedação do paciente, para maior conforto e segurança dele. Nesse caso, o procedimento é realizado por um médico anestesista.

Após anestesia, é feita a remoção dos dentes comprometidos, quando for o caso, e a fixação dos pinos de titânio, que pode ocorrer no mesmo momento ou alguns meses após a extração. Em algumas situações, o cirurgião precisa esperar a regeneração do osso da região.

Para a colocação do implante, o dentista faz uma incisão na gengiva do paciente e chega até o osso, onde sustenta o pino. Em seguida, coloca uma proteção e faz os pontos. A partir daí, deve-se aguardar alguns meses para a osseointegração se completar, ou seja, ocorrer a união entre o osso e o pino de titânio (nova raiz dentária).

Em alguns casos, enquanto o cirurgião aguarda a cicatrização do pino para colocação dos dentes definitivos, é possível colocar próteses provisórias na mesma hora (implante de carga imediata).

Pós-operatório

Após a colocação dos dentes artificiais, o paciente segue tomando medicamentos para evitar possíveis infecções. Além disso, é essencial seguir todas as recomendações do dentista para uma boa recuperação, sem complicações na cicatrização:

  • Evite beber líquidos quentes, com gás ou muito ácido nos primeiros sete dias após colocação do implante;
  • Não coma alimentos duros, crocantes, quentes ou ácidos na primeira semana;
  • Coloque gelo por fora da área operada nas primeiras 24 horas;
  • Não mastigue do mesmo lado que foi realizado o procedimento no primeiro mês após a cirurgia;
  • Não consuma bebidas alcoólicas ou fume durante o período de cicatrização.

Quanto tempo dura um implante no dente?

A durabilidade do implante dentário depende de alguns fatores. Um dos principais é a realização da manutenção adequada, ou seja, a higienização e limpeza, além de evitar o uso de cigarro. Em todo caso, é um procedimento com resultado de longa duração.

Experiência e cuidado no atendimento odontológico

Dr. Eduardo Gurkewicz, Cirurgião Dentista (CRO PR – 5420), é pioneiro no Brasil em Implantodontia, com mais de 30 mil implantes dentários realizados e mais de 36 anos de dedicação à saúde bucal.

Com uma equipe multidisciplinar formada por profissionais da área médica, estética e auxiliares, a clínica Odontowicz trabalha com materiais e produtos selecionados para maior qualidade, durabilidade e conforto dos pacientes.

A Clínica Odontowicz fica localizada na Rua do Herval, 865 Cristo Rei, em Curitiba/PR. Entre em contato e saiba mais sobre os tratamentos de implantodontia.