Durante a infância, os dentes de leite amolecem, caem e abrem espaço para a dentição permanente nascer. Algumas pessoas, no entanto, têm dente mole também na fase adulta. Afinal, essa é uma condição natural ou sinal de problema?
O amolecimento dos dentes permanentes não é um fato normal. Se você está passando por isso, está na hora de dar mais atenção e procurar ajuda de um dentista. Provavelmente, tem algo errado com a sua saúde bucal.
Por que o dente definitivo fica mole?
Ter dentes moles na vida adulta não é uma condição natural do envelhecimento. Na verdade, isso indica a existência de algum problema odontológico. Por isso, é necessário ter o diagnóstico de um profissional especializado.
A falta de tratamento pode resultar na perda dentária, pois, em alguns casos, é possível fortalecer a dentição e curar o dente mole. Conheça as principais doenças bucais capazes de amolecer os dentes.
Doença periodontal (periodontite)
Essa é a principal causa da sensação de dentes definitivos moles. A periodontite é uma inflamação mais grave da gengiva, que afeta diretamente os ligamentos e o osso alveolar (responsável por sustentar a dentição).
Conforme a doença periodontal evolui, em decorrência da falta de tratamento adequado, ocorre a destruição dos ossos e das fibras que sustentam a dentição. O resultado é o amolecimento dos dentes e, em alguns casos, a queda.
Traumas ou pancadas
Pancadas, quedas ou impactos inesperados também são responsáveis por muitos casos de dentes moles. O dente possui um ligamento periodontal para prendê-lo ao osso. Quando ocorre um trauma, este ligamento pode ficar esticado e o resultado é o amolecimento.
Bruxismo
Este distúrbio acontece, principalmente, à noite, quando a pessoa dorme com os dentes rangendo involuntariamente. Isso provoca o desgaste do esmalte e, em alguns casos, afeta os ligamentos periodontais, o que causa o amolecimento da dentição.
Normalmente, o bruxismo se agrava, já que o paciente não consegue perceber o hábito. Além disso, quadros de estresse e ansiedade ajudam a piorar o problema.
Uso de aparelho ortodôntico
Nessa situação específica, sentir os dentes moles é normal e não precisa gerar preocupação. Isso porque a mobilidade é um processo natural do reposicionamento da arcada dentária, promovido pelo uso do aparelho.
Sensação de dente mole: como evitar?
Assim como acontece com outros problemas odontológicos, a prevenção é a melhor maneira de evitar o amolecimento dos dentes, ou seja, cuide bem da higiene bucal e visite regularmente o dentista.
Essas atitudes são essenciais para manter as bactérias distantes da sua boca. Além disso, é importante fortalecer a imunidade do organismo por meio da alimentação e estilo de vida saudáveis.
Se você realizou tratamento recentemente para combater o problema responsável por deixar seu dente mole, não esqueça que ele não é permanente e, por isso, é necessário manter os cuidados preventivos.
Tratamentos para dente mole
É possível reverter um dente mole. Uma vez no dentista, ele avaliará a situação com ajuda de exames radiográficos para tentar estabilizar a mobilidade dental antes de começar o tratamento específico para a doença bucal existente.
Mais importante do que conter o dente mole é cuidar do problema principal, ou seja, da doença. Se for uma periodontite, por exemplo, o dentista pode realizar a remoção das placas de tártaro e indicar uma higiene bucal melhor, com uso de fio dental, enxaguante bucal sem álcool e escovação adequada.
Quando existe uma doença periodontal por trás do dente amolecido, o tratamento costuma ser mais demorado, pois, além da remoção dos agentes bacterianos por meio de raspagens e limpezas periódicas, em alguns casos, é necessário realizar microcirurgias.
Se a dentição está ficando mole por causa do bruxismo, após a confirmação do problema, o dentista indicará o uso de uma placa durante a noite, para conter o ranger dos dentes, que provoca seu desgaste. De acordo com a gravidade do quadro, pode ser necessário uso de medicamentos para aliviar o desconforto.
No caso de traumas, o cirurgião-dentista precisa realizar algumas condutas para estabilizar o dente e, conforme a gravidade da situação, efetuar outros procedimentos, como um canal, por exemplo.
Agora que você já sabe o que deixa o dente mole e como reverter o quadro, agende uma consulta com um dentista para prevenir problemas e cuidar da saúde bucal.
Dr. Eduardo Gurkewicz, Cirurgião Dentista (CRO PR – 5420). Pioneiro no Brasil em Implantodontia, com mais de 30 mil implantes dentários realizados e mais de 36 anos de dedicação à saúde bucal.
A Clínica Odontowicz fica localizada na Rua do Herval, 865 Cristo Rei, em Curitiba/PR. Entre em contato e saiba mais sobre o tratamento odontológico.