Uma das formas de recuperar o dente quebrado é um implante dentário.
Uma das formas de recuperar o dente quebrado é um implante dentário.| Foto: Shutterstock
  • Por Clínica Odontowicz
  • 26/08/2022 19:18

Uma pancada no rosto ou até mesmo um alimento mais resistente podem resultar em um dente quebrado ou trincado, também conhecido como traumatismo dental. A consequência disso vai além da parte estética, já que afeta diretamente funções essenciais da saúde bucal, como a mastigação ou a fala.

Se você quebrou ou trincou um dente, independente do motivo desse trauma, a boa notícia é que existe conserto, mas para isso, é importante procurar ajuda de um dentista o mais rápido possível.

Por que os dentes quebram?

Por mais resistentes que os dentes sejam, eles quebram e isso não acontece apenas na infância ou adolescência, quando quedas e acidentes em brincadeiras são mais comuns.

Na fase adulta, algumas situações favorecem a ocorrência de fraturas na dentição:

  • Cáries;
  • Bruxismo;
  • Posicionamento ruim da arcada dentária;
  • Acidentes domésticos e de trânsito;
  • Traumas e pancadas;
  • Prática de esportes de contato;
  • Quebra da raiz ou coroa.

Dente quebrado por cárie:

Quando o dente fica em contato com bactérias por muito tempo, por causa de uma higiene bucal ruim, ele perde minerais, o que provoca a sua deterioração, também conhecida como cárie.

Essa desmineralização deixa a dentição mais frágil e uma das consequências disso é exatamente a fratura dental. As cáries são a principal causa da quebra de dentes.

O que fazer quando o dente quebra?

As primeiras horas após o acidente que motiva a quebra do dente são fundamentais para conseguir consertá-lo. Por isso, mantenha a calma e procure um dentista o mais rápido possível.

Se o seu dente quebrou na metade, procure o pedaço, lave-o com água corrente e depois coloque-o em uma solução de pH neutro, como soro fisiológico ou leite. Faça bochecho com água e sal ou use enxaguante bucal para limpar a área afetada. Se você não encontrar a parte quebrada, realize a profilaxia mesmo assim.

Dente quebrou na gengiva

Nos casos em que a fratura é grande, especialmente quando ultrapassa a linha da gengiva, e o dentista não consegue restabelecer o dente, é necessário extrair o que sobrou para aliviar a dor e reduzir os riscos de infecção.

Pequenas perdas de dente

Se você sofreu uma lesão pequena, difícil de perceber, procure um dentista para que ele realize o polimento e crie uma superfície lisa, evitando atingir outros dentes.

Tratamentos para dentes quebrados

As cáries são responsáveis pela maioria dos casos de quebra de dentes.
As cáries são responsáveis pela maioria dos casos de quebra de dentes.| Crédito: Shutterstock

Apenas o dentista pode indicar o melhor tratamento para consertar um dente quebrado. Para isso, ele precisa levar em consideração a extensão da lesão, qual parte quebrou e a forma como o acidente aconteceu.

Com base nisso, é possível realizar os seguintes procedimentos:

Polimento

Quando o dano é considerado leve, com perda de um pequeno fragmento, o dentista realiza o desgaste (polimento) do dente para eliminar bordas cortantes e recuperar o formato original.

Restauração

Quando a lesão é considerada pequena ou média, o tratamento envolve a restauração do dente, ou seja, recriá-lo por meio do preenchimento da parte perdida com resina para devolver sua forma e função normal.

Implante no dente

No caso de lesões mais graves, quando o dente definitivo quebra por baixo da linha óssea e o dentista não consegue recuperá-lo, geralmente é feita a extração para amenizar a dor e o risco de infecção.

Nesses casos, é possível colocar um implante dentário no lugar, que é uma estrutura ou suporte de metal, geralmente feito de titânio, com a função de substituir a raiz e, assim, fornece um suporte estável para a colocação de um dente artificial.

O implante é posicionado cirurgicamente no osso maxilar, abaixo da gengiva. Ele oferece a estabilidade necessária para colocação de próteses parciais ou totais, sem que elas deslizem ou mudem de posição na boca.

Dente provisório

Após uma extração e nos casos em que o paciente aguarda a colocação de um implante dentário ou prótese definitiva, é possível colocar um dente provisório para ocupar temporariamente o espaço vago, manter a estética da boca e deixar o contorno da gengiva adequado para a chegada do dente definitivo.

Experiência e cuidado no atendimento odontológico

Dr. Eduardo Gurkewicz, Cirurgião Dentista (CRO PR – 5420), é pioneiro no Brasil em Implantodontia, com mais de 30 mil implantes dentários realizados e mais de 36 anos de dedicação à saúde bucal.

Com uma equipe multidisciplinar formada por profissionais da área médica, estética e auxiliares, a clínica Odontowicz trabalha com materiais e produtos selecionados para maior qualidade, durabilidade e conforto dos pacientes.

O Dr. Eduardo Gurkewicz recebeu em nome da clínica o troféu do Prêmio Qualidade Brasil, uma iniciativa do Instituto Chico Mendes, com o objetivo de valorizar as empresas de maior destaque na Gestão de Qualidade e que mantêm uma boa relação com o mercado consumidor.

A Clínica Odontowicz fica localizada na Rua do Herval, 865 Cristo Rei, em Curitiba/PR. Entre em contato e saiba mais sobre os tratamentos de periodontia.