O implante dentário de carga imediata exige menos intervenções cirúrgicas.| Foto: Shutterstock
  • Por Clínica Odontowicz
  • 26/08/2022 19:30
Ouça este conteúdo

A prótese dentária ajuda quem perdeu um ou mais dentes a recuperar funções essenciais, como a mastigação, além de reconstruir o sorriso. Se esse é o seu caso e você tem pressa, o implante de carga imediata é o procedimento ideal para você.

Diferente da técnica convencional de implante, o de carga imediata tem como principal característica o tempo reduzido para colocação da prótese, que pode ser feita logo após a cirurgia de fixação dos pinos de titânio.

O que é o implante dentário?

Também conhecido como terceira dentição, o implante dentário é uma estrutura ou suporte de metal (espécie de pino), na maioria dos casos feito de titânio, que substitui a raiz e fornece um suporte estável para a colocação do dente artificial.

O pino é posicionado cirurgicamente no osso maxilar, embaixo da gengiva, que oferece a estabilidade necessária para colocação de próteses parciais ou totais, sem que elas deslizem ou mudem de posição na boca.

No procedimento convencional, o paciente precisa aguardar a osseointegração, que é o processo de união entre o osso e o pino (nova raiz dentária), para colocar a prótese definitiva.

Implante de carga imediata

Esse procedimento exige menos intervenções cirúrgicas e, consequentemente, reduz o tempo total de tratamento, uma vez que o paciente pode sair da cirurgia com a prótese fixada.

Vale a pena destacar que as próteses colocadas no implante de carga imediata são provisórias e devem ser substituídas pelo dentista, de acordo com o tempo estipulado por ele.

Como é feito o implante de carga imediata?

O procedimento é semelhante à técnica convencional, ou seja, a colocação do implante em um ou mais dentes é feita com aplicação de anestesia local e, em algumas situações, por meio da sedação do paciente, para maior conforto e segurança.

Após realizar a cirurgia de fixação dos pinos de titânio, responsáveis por sustentar os dentes artificiais, o cirurgião-dentista deve avaliar se é possível proceder com a carga imediata. Com as condições necessárias reunidas, a colocação da prótese fixa acontece no mesmo dia.

Dentes no mesmo dia sem dor

A colocação de implantes pode ser feita com sedação para eliminar a dor.| Foto: Crédito: Shutterstock

Diferente do que algumas pessoas imaginam, implantar dentes não dói. A cirurgia é realizada com anestesia local e, se for o caso, o dentista ainda prescreve medicamentos analgésicos horas antes do procedimento e uma injeção de anti-inflamatório, para garantir maior conforto ao paciente.

É possível realizar o procedimento com dois tipos de anestesia:

  • Local: a medicação aplicada interrompe a sensibilidade da área e impede temporariamente a transmissão da sensação de dor para o cérebro do paciente.
  • Sedação venosa consciente: permite uma experiência ainda mais tranquila. Além da anestesia local, o anestesiologista aplica um sedativo na veia do paciente, que fica sonolento, mas sem perder completamente a consciência.

No caso da sedação, é o anestesiologista quem aplica o sedativo e acompanha o implantodontista durante toda cirurgia, enquanto monitora os sinais vitais do paciente.

Quem pode colocar o implante de carga imediata?

Nem todas as pessoas podem receber os novos dentes no mesmo dia. É preciso levar em consideração o tipo ósseo de cada paciente, ou seja, se a dentição tem a composição e o tamanho ideal para receber implantes de carga imediata.

Assim como acontece com o implante dentário tradicional, o dentista deve analisar as condições de saúde do paciente antes de realizar a cirurgia, visto que doenças como a osteoporose e bruxismo representam um empecilho para quem deseja colocar uma prótese imediatamente.

Outro fator limitante é a existência de problemas de cicatrização ou de doenças que impedem a rápida melhoria dos tecidos. Nesses casos, não é indicada a colocação de implantes de carga imediata.

Vantagens do implante de carga imediata

A principal vantagem do implante de carga imediata é a rapidez do tratamento, pois o procedimento é realizado em uma única consulta. Esse não é o único benefício para o paciente:

  • Sorriso completo no mesmo dia;
  • Maior conforto, estabilidade bucal e facilidade para mastigar;
  • Melhora da fala;
  • Melhora da autoestima;
  • Melhora a digestão e, consequentemente, a absorção dos alimentos.

Qual valor de um implante dentário?

O Código de Ética da Odontologia não permite que os profissionais divulguem o preço de seus serviços, porque o dentista precisa avaliar as condições de saúde bucal do paciente e o tipo de material utilizado no procedimento.

No caso da cirurgia de implante dentário em Curitiba/PR, o valor desse tipo de procedimento pode variar de R$ 800 a R$ 3.500, de acordo com a técnica utilizada e a origem do material (nacional ou internacional).

Dr. Eduardo Gurkewicz, Cirurgião Dentista (CRO PR – 5420). Pioneiro no Brasil em Implantodontia, com mais de 30 mil implantes dentários realizados e mais de 36 anos de dedicação à saúde bucal.

A Clínica Odontowicz fica localizada na Rua do Herval, 865 Cristo Rei, em Curitiba/PR. Entre em contato e saiba mais sobre o tratamento de implantodontia.