Um dos benefícios do implante dentário é o restabelecimento estético do sorriso, o que devolve a autoestima ao paciente.
Um dos benefícios do implante dentário é o restabelecimento estético do sorriso, o que devolve a autoestima ao paciente.| Foto: Shutterstock
  • Por Clínica Odontowicz
  • 16/08/2022 15:27

Quantas pessoas deixam de sorrir porque perderam um ou mais dentes? Esse tipo de problema compromete a autoestima, a qualidade de vida e a capacidade mastigatória do indivíduo. Se esse é o seu caso, está na hora de saber como o implante dentário pode te ajudar.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO), cerca de um milhão de implantes são realizados anualmente.

A grande procura por esse tipo de procedimento é reflexo do avanço das técnicas utilizadas, cada vez mais seguras e com maior conforto para os pacientes que desejam recuperar a estética do sorriso, a mastigação e outros benefícios.

O que é um implante dentário?

Conhecido também como terceira dentição, o implante dentário é um suporte ou estrutura de metal, geralmente de titânio, utilizado como substituto da raiz do dente e, por isso, é posicionado no osso maxilar abaixo da gengiva, por meio de uma cirurgia.

O pino de titânio parece um pequeno parafuso,que é biocompatível, ou seja, o organismo do paciente recebe de forma natural, sem rejeição.

Como é feito o implante dentário?

Para colocação do implante em um ou mais dentes, o cirurgião dentista aplica anestesia local e pode realizar a sedação do paciente, em algumas situações, para maior conforto e segurança. Nesse caso, a cirurgia precisa ser acompanhada por um médico anestesista.

Após anestesia, é feita a remoção dos dentes comprometidos. No entanto, a colocação dos implantes (pinos) pode ser feita logo após a extração ou com alguns meses. Isso porque, em alguns casos, o cirurgião deve esperar a regeneração do osso da região.

Etapas para colocação do implante no dente

Quando instalados nos ossos maxilares como raízes artificiais, os implantes dentários atuam como base para suporte das próteses dentárias e, com isso, possibilita o desenvolvimento pleno das funções mastigatórias e estéticas.

O dentista executa em duas etapas: na primeira, os implantes são feitos e são colocados dentes provisórios. Por fim, na segunda etapa, são colocados os dentes de porcelana.

Quanto pode durar um implante no dente?

A durabilidade do implante dentário depende de alguns fatores. Um dos principais é a realização da manutenção adequada, ou seja, a higienização e limpeza, além de evitar o uso de cigarro. Em todo caso, é um procedimento com resultado de longa duração.

Recuperação

Os cuidados no pós-operatório da colocação de um implante no dente são decisivos para uma boa recuperação, sem complicações na cicatrização. Por isso, é fundamental seguir as orientações do cirurgião-dentista.

  • Evite beber líquidos quentes, com gás ou muito ácido nos primeiros sete dias após colocação do implante;
  • Não coma alimentos duros, crocantes, quentes ou ácidos na primeira semana;
  • Coloque gelo por fora da área operada nas primeiras 24 horas;
  • Não mastigue do mesmo lado que foi realizado o procedimento no primeiro mês após a cirurgia;
  • Não consuma bebidas alcoólicas ou fume durante o período de cicatrização.

A cirurgia de implante dentário dói?

O pino de titânio substitui a raiz do dente, que atua como base para suporte da prótese dentária.
O pino de titânio substitui a raiz do dente, que atua como base para suporte da prótese dentária.| Crédito: Shutterstock

Algumas pessoas adiam a colocação de implantes nos dentes porque acreditam ser um procedimento doloroso. Se esse é o seu caso, a boa notícia é que você não precisa sentir dor com a cirurgia.

Com a aplicação de anestesia local o procedimento para fixação dos pinos de titânio nos dentes é indolor. O dentista pode prescrever medicamentos analgésicos horas antes da cirurgia e uma injeção de anti-inflamatório para garantir maior conforto do paciente.

Sedação para maior conforto e segurança

Em alguns casos, além da anestesia local, a cirurgia pode ser realizada com sedação para ajudar a diminuir a ansiedade do paciente e proporcionar uma experiência mais tranquila e confortável.

Nesse caso, é o médico anestesista quem administra a sedação, logo após avaliar o estado de saúde do paciente, que fica sonolento e mais tranquilo, sem perder a consciência.

Você deseja colocar implantes dentários? Descubra onde fazer isso com mais segurança e conforto.

Qual é a idade certa para colocar um implante no dente?

Não existe limite de idade para colocação de implante dentário, apenas idade mínima, que é 18 anos para mulheres e 21 para homens. Isso porque os pinos são instalados no osso e é preciso aguardar sua fase de crescimento (idade óssea ideal).

Caso o cirurgião dentista não respeite a idade mínima, a arcada dentária (osso mandibular e maxilar) pode crescer sem que o implante dental fique posicionado corretamente.

Por outro lado, não existe uma idade máxima para realizar esse tipo de procedimento. O profissional precisa levar em consideração os aspectos gerais do quadro de saúde do paciente, como doenças e medicamentos utilizados.

O Dr. Eduardo Gurkewicz, cirurgião dentista, CRO PR – 5420, pioneiro no Brasil na colocação de implantes dentários, realizou o procedimento em um paciente com 93 anos de idade. Feliz com o resultado, o paciente diz querer viver até os 120 anos para aproveitar bastante o seu lindo sorriso.

Quem não pode fazer implante dentário

Quem tem o hábito de fumar enfrentará dificuldades para conseguir sustentar os pinos a longo prazo. Isso porque a chance do desenvolvimento de algum problema na osseointegração dos implantes é bem maior.

Essas pessoas não estão proibidas de colocar implantes nos dentes. O dentista, no entanto, não pode ignorar que o tabaco e o calor gerado promovem modificações químicas nos tecidos e nas células da região da boca, dificultando a cicatrização.

Implante em diabéticos

Diabéticos possuem maiores restrições, mas não impossibilita a colocação de um implante dentário. O dentista deve adotar alguns cuidados adicionais, como uma conversa com o endocrinologista do paciente, para entender o quadro de saúde e, a partir daí, conseguir planejar o procedimento.

Dr. Eduardo Gurkewicz, cirurgião dentista, CRO PR – 5420, destaca a importância decontrolar o nível de glicose do sangue, a pressão arterial, entre outras medidas que assegurem total segurança ao paciente no momento da cirurgia odontológica.

Implante em hipertensos

Quem tem hipertensão também pode se beneficiar dos implantes, desde que seja acompanhado por uma equipe multidisciplinar durante a realização da cirurgia. O cardiologista, por exemplo, deve monitorar a pressão arterial enquanto o dentista realiza o procedimento odontológico.

O Dr. Eduardo Gurkewicz, cirurgião dentista, CRO PR – 5420, alerta que o paciente deve mudar alguns hábitos antes da cirurgia, como o consumo exagerado de sódio ou o cigarro.

Indicações para o implante dentário

O implante é indicado para quem perdeu alguns ou, até mesmo, todos os dentes, assim como também para pessoas com falhas na dentição e, com isso, não conseguem ter segurança na mastigação.

Qual é o valor de uma cirurgia de implante dentário?

O Código de Ética da Odontologia não permite que os profissionais divulguem o preço de seus serviços, principalmente porque antes de apresentar um orçamento, o dentista precisa avaliar as condições de saúde bucal do paciente.

O cirurgião dentista deve considerar o tipo de material que utilizará durante o procedimento. No caso da cirurgia de implante dentário em Curitiba/PR, o valor desse tipo de procedimento pode variar de R$ 800 a R$ 3.500, de acordo com a técnica utilizada e a origem do material (nacional ou internacional).

Benefícios do implante dentário

Você sabe que perder um ou mais dentes não é fácil e, por isso, o implante dentário é tão importante para recuperação da arcada dentária com rapidez e eficiência.

A seguir, conheça os principais benefícios de realizar o implante de dentes:

  • Estabiliza a arcada dentária e, com isso, impede problemas estéticos, fisiológicos e até mesmo funcionais;
  • Melhora na fala;
  • Melhora a mastigação;
  • Favorece a qualidade de vida e autoestima;
  • Aparência de dente natural;
  • Favorece a higienização (a mesma dedicada aos dentes naturais);
  • Durabilidade.

Dr. Eduardo Gurkewicz, Cirurgião Dentista (CRO PR – 5420). Pioneiro no Brasil em Implantodontia, com mais de 30 mil implantes dentários realizados e 36 anos de dedicação à saúde bucal.

A Clínica Odontowicz fica localizada na Rua do Herval, 865 Cristo Rei, em Curitiba/PR.

Entre em contato e saiba mais sobre o tratamento de implantodontia.