A prótese dentária pode substituir um ou todos os dentes naturais perdidos.| Foto: Shutterstock
  • Por Clínica Odontowicz
  • 24/08/2022 12:23
Ouça este conteúdo

A perda dos dentes causa impactos negativos à qualidade de vida, como comprometimento da autoestima, dificuldade para cuidar da saúde bucal e mastigar os alimentos. Nesses casos, uma forma de resolver é com a colocação de uma prótese dentária.

Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, a perda de dentes não afeta apenas idosos, embora sejam a maioria dos casos, mas também atinge adultos mais jovens, em decorrência de problemas como: excesso de açúcar, acidentes, doenças, falta de higienização bucal e acompanhamento odontológico.

O que é a prótese dentária?

A prótese dentária substitui um ou mais dentes, assim como também ossos e gengiva. Com a função de restaurar e reabilitar a forma, função, aparência e saúde bucal, essa estrutura devolve o sorriso, a autoestima (estética), melhora a fala (fonética) e a mastigação.

Quando usar uma prótese dentária?

A colocação da prótese é indicada para quem perdeu um ou mais dentes naturais, seja por causa de problemas bucais ou trauma. Mas, existem algumas indicações para realização do procedimento. São elas:

  • Bom Suporte do tecido ósseo: ele tem a função de fixar a raiz do dente ao osso, além de proteger contra microorganismos nocivos;
  • Periodonto em bom estado (conjunto de tecidos formados pela gengiva): ele é responsável por sustentar a dentição.

Tipos de prótese dentária

dois tipos principais de prótese dentária: parcial e total. A primeira serve para substituir um ou alguns dentes, enquanto a segunda é indicada para repor toda dentição.

Além disso, as próteses podem ser classificadas como:

  • Fixas: são parafusadas e não podem ser removidas;
  • Removível: pode ser retirada. Serve para substituir um dente ou vários;
  • Parcial: apenas alguns dentes são substituídos;
  • Total: repõe todos os dentes naturais perdidos.

Próteses sobre implantes

O implante dentário é um suporte ou estrutura de metal, geralmente de titânio, que serve para substituir a raiz de um ou vários dentes. Por isso, o pino é posicionado no osso maxilar abaixo da gengiva, por meio de uma cirurgia.

Esse procedimento ajuda o paciente a recuperar a capacidade mastigatória e a função estética, além de servir como suporte para dentadura ou ponte fixa. A prótese sobre implante é justamente o conjunto de dentes artificiais colocados nos pinos de titânio.

Por serem integrados ao osso, os dentes não escorregam ou mudam de posição na boca, conferindo maior estabilidade à prótese sobre o implante, diferente da prótese convencional.

Próteses sobre dentes

Assim como os implantes, a prótese sobre os dentes tem a função de substituir um ou mais dentes perdidos. No entanto, diferente da primeira ela é removível e colocada de modo mais superficial.

Em relação a durabilidade, os implantes são mais duráveis que as próteses sobre os dentes.

Prótese dentária de silicone

Também conhecida como flexível com grampo invisível, a prótese dentária de silicone é uma versão que não usa metal como a técnica tradicional e, por isso, ela consegue melhorar a estética do sorriso.

Benefícios de usar uma prótese dentária

Se a prótese for removível, é preciso retirá-la para escovação.| Foto: Shutterstock

A colocação da prótese ajuda a restabelecer funções simples do dia a dia comprometidas pela perda dos dentes, como a mastigação e absorção dos nutrientes dos alimentos e a vontade de sorrir. A seguir confira outras vantagens:

Melhorar a fala

Além das cordas vocais e dos lábios, os dentes são essenciais para se falar bem. Isso porque alguns fonemas dependem da dentição para serem bem pronunciados.

Alinhar os dentes

O osso da arcada dentária se movimenta para preencher o vazio deixado por um dente que caiu, o que pode desalinhar outros dentes naturais.

Elevar a autoestima

A substituição dos dentes perdidos ou em mau estado melhoram a estética, devolve a confiança, deixa o rosto mais harmonioso e melhora a confiança e autoestima.

Preço da prótese

A prótese removível para substituição de um ou mais dentes é mais barata que o implante dentário.

Devolve a funcionalidade bucal

Com os dentes artificiais o paciente volta a morder, falar e comer bem. Se for bem cuidada, a prótese pode durar entre 5 e 10 anos.

Cuidados com a prótese dentária

Alguns cuidados são fundamentais para a durabilidade da prótese. São eles:

Higiene bucal:

Da mesma maneira que é necessário higienizar os dentes naturais, com a prótese não é diferente. É importante não deixar resíduos de alimentos acumulados nos dentes e, assim, evitar a proliferação de bactérias.

Se a prótese for removível, é preciso retirá-la para escovação. Além disso, é importante utilizar fio dental diariamente e acessórios específicos, como escovas tufos e interdentais.

Retirada e colocação da prótese:

No caso de próteses removíveis, é preciso retirá-las para dormir e evitar machucar a boca. Ao colocá-la, é importante ter cuidado ao manuseá-la, para não cair ou machucar a mucosa.

Alimentação:

A colocação de prótese exige um período de adaptação, principalmente para quem ficou longo período sem os dentes. Nessa fase é recomendado ingerir alimentos fáceis de mastigar.

Visita regular ao dentista:

É fundamental manter o acompanhamento com o dentista, principalmente durante o período de adaptação, para avaliar se está tudo bem com o tratamento e saúde bucal.

Dr. Eduardo Gurkewicz, Cirurgião Dentista (CRO PR – 5420). Pioneiro no Brasil em Implantodontia, com mais de 30 mil implantes dentários realizados e mais de 33 anos de dedicação à saúde bucal.
A Clínica Odontowicz fica localizada na Rua do Herval, 865 Cristo Rei, em Curitiba/PR. Entre em contato e saiba mais sobre o tratamento de implantodontia.