O novo dente é fixado em um pino de titânio, que substitui a raiz dentária.| Foto: Shutterstock
  • Por Clínica Odontowicz
  • 14/09/2022 14:48
Ouça este conteúdo

Quem perdeu parte ou a dentição completa tem no implante a possibilidade de recuperar funções essenciais, como estética e mastigação. Não é todo mundo, porém, que deve se submeter a esse procedimento. Neste conteúdo, vamos te mostrar quem não pode fazer implante dentário e por quê.

Na prática, antes de atestar se alguém pode ou não colocar um implante no dente, o cirurgião-dentista precisa avaliar qual é a necessidade do paciente e como está seu quadro de saúde.

Geralmente, a indicação é implantar logo após a perda do dente natural. Em casos em que o paciente sofreu algum acidente, que provocou a fratura ou perda da raiz, por exemplo, o dentista pode realizar a extração e colocação do implante no mesmo momento, quando as condições anatômicas permitem.

O que é um implante dentário?

Terceira dentição ou implante dentário, essa técnica consiste na colocação de um pino ou suporte de metal, geralmente de titânio, no lugar da raiz do dente, que receberá a dentição artificial.

O cirurgião-dentista posiciona o implante no osso maxilar abaixo da gengiva. O pino de titânio é biocompatível, ou seja, o organismo do paciente recebe de forma natural, sem rejeição.

Como o implante é colocado nos dentes?

Para realizar a cirurgia, o dentista aplica anestesia local e, em alguns casos, pode realizar também a sedação do paciente por meio do auxílio de um médico anestesista.

Em seguida, o cirurgião remove os dentes comprometidos, quando for o caso. A fixação dos pinos de titânio pode ser realizada logo depois da extração ou após alguns meses, quando é preciso aguardar a osseointegração (processo de união entre o osso e o pino).

Com os pinos fixados, antes do dentista colocar os dentes definitivos, ele pode usar dentes provisórios, que servem para ocupar temporariamente o espaço vago, mantendo a estética da boca e deixando o contorno da gengiva adequado.

Antes e depois de colocar implante dentário

Quando alguém perde um ou vários dentes, perde também a autoestima, a vontade de sorrir e de se relacionar com outras pessoas. Além disso, adquire problemas funcionais como:

  • Desajuste da mordida;
  • Dificuldade para mastigar e realizar a digestão;
  • Mastigação unilateral, com sobrecarga dos músculos envolvidos, o que provoca tontura e dor de cabeça;

Após receber o implante dentário, o paciente não só recupera a autoestima e a confiança, como também restabelece a função mastigatória, melhora a absorção dos nutrientes, a digestão e beneficia a estética do rosto.

Quem pode colocar implante dentário?

De modo geral, a cirurgia de implante é recomendada para quem teve perda total ou parcial de um ou alguns dentes. Além disso, não existe limite de idade, apenas idade mínima, que é de 18 anos para mulheres e 21 para homens.

É nessa fase que a dentição definitiva está completa, com o nascimento dos 4 últimos dentes molares (sisos), e a idade óssea ideal é atingida.

Contraindicações do implante dentário

Já que não há limite de idade para realização da cirurgia de implante, o dentista precisa considerar aspectos gerais do quadro de saúde do paciente, como doenças preexistentes e medicamentos utilizados.

Fatores de risco podem comprometer o resultado esperado com o procedimento. A seguir, veja quais são as principais contraindicações do implante dentário.

Crianças e jovens com formação óssea incompleta

Durante essa fase da vida, o osso ainda não apresenta a resistência necessária para sustentar o pino de titânio.

Diabéticos

Quem tem diabetes só pode colocar implante nos dentes se a glicemia estiver devidamente controlada. Caso contrário, é possível existir falha na osseointegração.

Portadores de algumas doenças pré-existentes

Quem realiza tratamento oncológico, fez alguma intervenção recente no coração ou enfrenta problemas renais graves, precisa mensurar quais são os riscos e benefícios da colocação de implante dentário.

Pessoas com saúde bucal ruim

A periodontite é um dos principais problemas para colocação de implante nos dentes. Isso porque essa inflamação ocasiona a perda óssea.  Em alguns casos é possível reverter por meio do enxerto ósseo.

Quem toma medicamentos da classe bifosfonatos

Quem sofre com osteoporose ou outra doença causadora de fragilidade óssea, precisa tomar medicamentos específicos, que podem ocasionar a interrupção do fluxo sanguíneo na região do osso.

Fumantes

A integração óssea é mais lenta para pessoas que fumam. Além disso, esse hábito contribui para o desenvolvimento de doenças periodontais, que por si só já representam fatores de risco para colocação de implante dentário.

Agora que você já sabe quem pode colocar implante nos dentes e quais são as contraindicações, agende uma consulta com um implantodontista para cuidar da saúde dos seus dentes.

Dr. Eduardo Gurkewicz, Cirurgião Dentista (CRO PR – 5420). Pioneiro no Brasil em Implantodontia, com mais de 30 mil implantes dentários realizados e mais de 36 anos de dedicação à saúde bucal.

A Clínica Odontowicz fica localizada na Rua do Herval, 865 - Cristo Rei, em Curitiba/PR. Entre em contato e saiba mais sobre o tratamento de implantodontia.