A Terapia Fotobiodinâmica utiliza uma máscara, a Fotoage, que emite luzes led de baixa potência
A Terapia Fotobiodinâmica utiliza uma máscara, a Fotoage, que emite luzes led de baixa potência| Foto: Divulgação
  • Por Clinica Vinhagui Dra. Davielle Vinha, especializada em Ginecologia e Obstetrícia, CRM 19778 / RQE 14980.
  • 03/02/2022 16:12

Embora tenham tipos de peles diferentes, homens e mulheres enfrentam problemas semelhantes e têm o mesmo desejo de ter uma derme com aparência mais bonita e saudável.

Entre tantos tratamentos e produtos disponíveis, uma tecnologia inovadora tem se destacado quando o objetivo é proporcionar aos pacientes uma pele rejuvenescida e livre de marcas e manchas: a terapia fotobiodinâmica.

O que é Terapia Fotobiodinâmica?

Esta técnica é indolor e não invasiva, aplicada para ativar e potencializar a atividade celular, o que acontece na presença de uma fonte de luz com diferentes intensidades e cores. Cada uma delas é usada para tratar algumas alterações dermoepidérmicas.

Como a terapia fotobiodinâmica funciona?

No início da sessão, é feita a limpeza e a higienização da área da pele que será tratada. Em seguida, o médico aplica uma mescla de ácidos que agem como peeling facial para potencializar a ação do tratamento.

Para a melhor ativação dos produtos, eles são aplicados no escuro e após o tempo determinada é feito o estímulo da luz apropriada de acordo com o objetivo de tratamento: acne, melasma, rosácea e rejuvenescimento.

O equipamento utilizado para alcançar com precisão a intensidade necessária é a máscara Fotoage, que emite luzes led de baixa potência e, em conjunto com os produtos aplicados, proporcionam efeitos benéficos para a pele.

O que é a Fotoage?

Máscara de material flexível capaz de se adaptar ao rosto e pescoço do paciente, a Fotoage emite luz de quatro cores com potência e comprimentos de onda variados.

Assim, os LEDs do equipamento penetram na pele e agem sobre um componente sensível à energia luminosa, provocando uma reação química que libera oxigênio.

De acordo com a ação desejada, os LEDs do Fotoage são combinados para tratar as alterações dermoepidérmicas.

  • Luz azul: mais superficial é normalmente utilizada para tratamento de acne;
  • Luz verde: pode serutilizada para tratamento de melasmas;
  • Luz amarela: pode trazer benefícios para tratamento de rosácea;
  • Luz vermelha: tem maior poder de penetração e, por isso, é geralmente utilizada para tratamento de rejuvenescimento.

Quais problemas de saúde são tratados pela Fotoage?

A terapia fotobiodinâmica é utilizada para tratamento de problemas de pele como a acne.
A terapia fotobiodinâmica é utilizada para tratamento de problemas de pele como a acne.| Shutterstock

Utilizada em ambiente controlado e de maneira combinada com produtos fotossensíveis, a máscara de luz LED consegue tratar problemas de pele como acne, melasma, rosácea, além de trazer benefícios para a elasticidade e firmeza da pele.

Fotoage para Acne

Embora existam algumas opções de tratamentos para a acne (doença de pele inflamatória), a terapia fotobiodinâmica é um dos procedimentos mais eficientes e indolores, que não exige a ingestão de medicamentos.

O tratamento funciona através da combinação de produtos para peeling facial que são fotoativados por um led azul de baixa potência.

Assim, realizada em um ambiente controlado com um equipamento de última geração, a máscara de luz é aplicada sobre os produtos e possui poder antibacteriano e anti-inflamatório, agindo na camada mais superficial da pele.

Fotoage para Melasma

Caracterizado pelo surgimento de manchas escuras na pele, o melasma pode ter diversas causas e precisa ter o acompanhamento de um médico.

Para tratamento desse problema, a terapia fotobiodinâmica utiliza da combinação de produtos fotoativados e a luz verde de baixa potência para inibir o excesso de melanina, diminuindo e tratando as manchas da pele.

O número de sessões dependerá de cada caso. Além disso, também é necessário realizar em casa os cuidados recomendados, de acordo com a orientação médica.

Fotoage para Rosácea

Doença inflamatória da pele que provoca vermelhidão e inchaço, a rosácea costuma atingir pessoas com pele sensível. Nesse caso, uma opção de tratamento eficaz é a terapia fotobiodinâmica.

Durante a sessão, é aplicado um peeling facial, que age em ambiente fechado e sem luz. Em seguida, a máscara de luz amarela de baixa intensidade é colocada.

Através da luz, as propriedades dos produtos são ativadas, com efeito anti-inflamatório e, assim, melhora a circulação sanguínea da região.

Fotoage para o rejuvenescimento

A terapia fotobiodinâmica também é eficiente para a elasticidade e a firmeza da pele, promovendo o rejuvenescimento. Este tratamento possui propriedades anti-inflamatórias.

Dessa forma, através do uso combinado dos produtos utilizados para o peeling facial e a luz LED vermelha de baixa potência, o tratamento estimula a produção de colágeno, a renovação celular e a cicatrização.

Segurança do tratamento

O Fotoage é um equipamento seguro e quando aplicado corretamente proporciona resultados eficazes. Cada sessão leva em torno de 1h e pode ser feita a cada 20 dias de acordo com cada caso.

Além disso, o paciente deve seguir o tratamento complementar em casa, com os produtos recomendados pelo médico.

Para garantir a segurança e os resultados do tratamento, é fundamental procurar médicos capacitados e experientes, que realizarão o diagnóstico e a aplicação correta dos LEDs, de acordo com cada situação.

Clique e saiba mais.

Dr. Sérgio Paulo Aguilera Machado, médico (CRM 19780 PR) Especialista em clínica Médica (RQE 15257), Membro da sociedade brasileira de Laser e do colégio ibero latino americano de Dermatologia
Dr. Sérgio Paulo Aguilera Machado, médico (CRM 19780 PR) Especialista em clínica Médica (RQE 15257), Membro da sociedade brasileira de Laser e do colégio ibero latino americano de Dermatologia| Divulgação