A insegurança com o corpo é comum entre muitas mulheres. Seja o tamanho da mama, as marcas de expressão ou alguma gordura extra na região abdominal, a verdade é que problemas assim influenciam, inclusive, a autoestima.
E essa insatisfação não é diferente com a região íntima. Ao longo do tempo, a mulher começou a enxergar com outros olhos algumas partes que, até então, não prestava atenção, como a vulva.
Com isso, as mulheres insatisfeitas com o formato da parte externa de suas genitálias passaram a procurar ajuda profissional de uma médica ginecologista apresentando suas queixas em busca de soluções. É justamente para esses casos, que a ninfoplastia, também conhecida como labioplastia, é uma possibilidade. Seja para cuidar da estética, como também para corrigir problemas funcionais e emocionais, a busca por pequenos ou grandes ajustes na área íntima feminina tem crescido nos últimos anos.
Quebrando tabus
Pode não parecer, mas a depilação tem papel importante neste processo de descobertas do corpo feminino. Isso porque, com a ausência de pelos, as mulheres começaram a perceber realmente como é a sua região íntima.
Não estando confortável e feliz com sua própria vulva, a mulher pode buscar ajuda para modificar o que tanto a incomoda, como a má formação ou a existência de uma hipertrofia de pequenos lábios (excesso de pele), capazes de causar constrangimento, prejudicando a sua autoestima e a autoconfiança.
Com isso, da mesma forma que uma paciente procura um médico para realizar uma mamoplastia de aumento dos seios ou uma lipoaspiração quando deseja eliminar a gordura da região abdominal, ela também vai à ginecologista para corrigir problemas como o crescimento desproporcional dos pequenos lábios vaginais.
Neste contexto, após a realização desse procedimento, muitas mulheres conseguem se libertar de vários tabus e situações que antes provocavam mal-estar.
O que é a ninfoplastia?
A ninfoplastia é uma cirurgia íntima que consiste na redução dos pequenos lábios vaginais em mulheres com hipertrofia dessa área. Assim, o excesso de pele é removido, corrigindo a assimetria da região.
A labioplastia geralmente é um procedimento rápido (em torno de uma hora dependendo do caso) podendo ser realizada combinada com outras técnicas para estética íntima como o Laser Fracionado de CO2.
Embora a cirurgia seja cada vez mais procurada por mulheres com o desejo de melhorar a aparência da vulva, a médica ginecologista é quem deve indicar quais os casos a cirurgia pode ser realizada.
Em quais casos a ninfoplastia é indicada?
Esse procedimento é indicado para mulheres que estão de alguma forma insatisfeitas com a própria região íntima. Normalmente, a queixa dessas mulheres pode estar atrelada com a região dos pequenos lábios aumentada e que, por isso, sentem desconforto durante as relações sexuais e em atividades rotineiras, como a prática de atividades físicas e o uso de roupas justas ou de banho.
A paciente deseja realizar a ninfoplastia, normalmente, porque não está feliz ou satisfeita com a parte estética da sua genitália. Além do incômodo estético, o excesso de pele na região pode provocar problemas de saúde.
Isso acontece porque a principal função dos pequenos lábios é proteger a entrada vaginal de agentes infecciosos. Assim, quando o volume é muito grande propicia o desenvolvimento da candidíase, de infecções genitais e urinárias.
Como a cirurgia é realizada?
Os pequenos lábios são a parte interna que envolve o orifício da genitália feminina. Assim, quando eles sofrem hipertrofia, a cirurgia íntima pode remover o excesso de tecido. A cirurgia pode ser realizada de forma convencional (com uso de bisturi), ou através do uso de laser de CO2, no próprio ambulatório.
No caso do uso de laser, a modernidade do procedimento proporciona à paciente mais conforto, pois diminui o tempo cirúrgico, assim como também o risco de sangramento e, consequentemente, proporciona uma melhor reabilitação da paciente, com tempo de recuperação menor.
Resultados da ninfoplastia
A paciente que realiza uma cirurgia para redução mamária ou uma lipoaspiração fica ansiosa para ver o resultado final do procedimento. O mesmo acontece com quem passa por uma ninfoplastia.
Embora seja um procedimento tranquilo e relativamente rápido, para o pós-operatório da labioplastia é recomendado um repouso de oito dias, já que a região íntima pode ficar inchada e sensível.
Nesse período é fundamental ficar atenta a qualquer anormalidade, que deverá ser comunicada imediatamente à ginecologista.
O resultado da ninfoplastia, geralmente, pode ser visto 6 meses mais tarde, após a cicatrização completa. No entanto, é possível notar pequenas mudanças no dia-a-dia. Por outro lado, quando a cirurgia acontece com o laser, o resultado pode ser visível em menos de três meses (entre 45 e 60 dias).
Mas, é importante entender que esse tempo de recuperação não é igual para todas as mulheres, pois o processo de cicatrização varia de pessoa para pessoa.