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  • Por Clínica Work
  • 12/12/2023 16:23
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A jornada do paciente é o termo utilizado para descrever todo o percurso que os pacientes passam até chegarem ao atendimento na sua clínica médica.

Esse percurso começa lá nos primeiros sintomas, até a tomada de decisão de ser atendido no seu estabelecimento. Entender quais são as etapas dessa jornada é fundamental, pois a partir dessa compreensão é possível elaborar estratégias para atrair novos pacientes e fidelizá-los.

Neste artigo, você entende o que é a jornada do paciente e quais são suas etapas. Boa leitura!

O que é a jornada do paciente? 

Como brevemente explicado acima, a jornada do paciente é o termo utilizado para descrever o comportamento do seu público-alvo até chegar no seu negócio médico.

A expressão serve para indicar quais passos o seu paciente percorre até chegar na sua clínica, desde os primeiros sintomas, busca, atendimento e pós-consulta.

Importância de entender a jornada do paciente 

Conseguir entender qual é a jornada do paciente, estabelecendo quais pontos ele percorre até tomar a decisão de se consultar com você, é fundamental para garantir a chegada de novos pacientes e a fidelização deles.

A partir da compreensão de cada passo, é possível entender onde o seu negócio pode estar falhando e perdendo novos clientes. Assim como também vai permitir reestruturar ou criar estratégias de alcance, consequentemente melhorando os seus resultados.

Como funciona a jornada do paciente? 

É preciso ter em mente que a jornada do paciente pode não ser um caminho linear.

Todo o processo pode ter várias etapas e sofrer diversas alterações durante cada momento. Entretanto, podemos citar algumas ocasiões. Confira as principais etapas da jornada do paciente.

Consideração 

O primeiro momento da jornada do paciente é a etapa de consideração. Aqui, o paciente pode estar com alguns sintomas ou apenas procurando consultas e procedimentos de rotina.

Nesse momento, ele está fazendo buscas e conhecendo as opções disponíveis no mercado. Para a sua clínica médica, é o momento de realizar a divulgação dos serviços e gerar atração. Para isso, é fundamental entender como funciona o comportamento do seu público-alvo.

Por exemplo: onde ele costuma buscar por esses serviços? Online, por indicação, em aplicativos?

Para entender esse comportamento você pode realizar pesquisas no seu consultório para identificar como os seus pacientes encontram sua marca. A partir disso, será mais fácil criar sua estratégia para essa etapa.

Atendimento médico 

Aqui o paciente já fez a tomada de decisão e já sabe onde vai se consultar. Nessa etapa, a melhor estratégia é oferecer um excelente atendimento, desde a ligação de agendamento, passando pela consulta, até o pós.

Utilize os métodos de atendimento humanizado para garantir que o paciente se sinta bem e acolhido. Utilizar softwares de prontuários médicos para garantir o registro de todas as informações e histórico médico também pode ajudar.

Lembre-se que muito provavelmente será nessa etapa em que o paciente decidirá se voltará ao seu consultório e se indicará para amigos e familiares. Por isso, invista em um bom atendimento.

Fidelização 

Aqui o seu paciente já se consultou e já criou uma primeira impressão. Se as duas primeiras etapas tiveram êxito, essa última apenas será a cereja do bolo.

Para garantir a fidelização do seu paciente, demonstre que se importa com ele.

Uma excelente estratégia é enviar mensagens (com moderação) para saber se ele gostou do atendimento, como ele está se sentindo e se precisa de mais alguma coisa.

Além de demonstrar que se importa, você também consegue criar uma relação. Desta maneira, o paciente sente que não é só mais um e cria o sentimento de pertencimento.

Para esse método de envio de mensagens, um sistema de gestão de clínicas pode ajudar com facilidade.

Como valorizar a jornada do paciente? 

Você já entender a importância desse processo, mas como valorizar essa jornada e trabalhar ao seu favor?

Para isso, contar com um sistema de gestão de clínicas será muito útil. A Clínica.Work cria um ambiente digital onde profissionais de saúde podem gerir informações dos pacientes da maneira mais prática possível.

Ao mesmo tempo, oferece aos pacientes a comodidade de agendar consultas online, acessar informações médicas confiáveis e conectar-se com os melhores profissionais em suas áreas de interesse.

A Clínica.Work ajuda a aumentar sua visibilidade por meio de ações que qualificam o perfil dos pacientes e possibilita a criação de campanhas de marketing segmentadas. Assim, você consegue chegar até o seu público com muito mais facilidade.

Se você tem dúvidas de como isso funciona, pode começar pelo plano grátis. Por meio dele você consegue testar a ferramenta, entender como funciona e gerar até 3 leads por mês.

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