Um dos grandes problemas enfrentados por clínicas e consultórios é a falta dos pacientes em consultas pré-agendadas.
Esse problema pode acontecer por diversos fatores, como imprevistos por conta do paciente, esquecimento e até mesmo falta de consideração com o profissional. Embora seja comum, esse problema pode ser diminuído drasticamente por meio de algumas boas práticas, como a confirmação de consulta.
A confirmação pode ser feita de diversas formas, como por ligação, e-mail ou mensagem de texto. Entretanto, a mais eficiente atualmente tem sido a confirmação via WhatsApp, afinal, é uma plataforma onde os usuários passam horas por dia.
Entenda, neste artigo, 5 dicas de como reduzir a taxa de faltas em consultas e como a prática de confirmação de atendimento pode ajudar.
5 Dicas de como reduzir faltas em consultas
Abaixo, confira cinco dicas práticas para reduzir as taxas de faltas em consultas médicas.
1 - Política de faltas
Ter uma política de faltas em consultas bem clara pode ajudar muito a reduzir essa taxa.
Essa política consiste em você criar regras bem definidas sobre o que acontece caso o paciente precise remarcar a consulta ou caso não apareça na clínica na hora e dia marcados.
Por exemplo: você pode definir que o paciente, caso precise, deve cancelar com ao menos 24h de antecedência. E caso o paciente confirme a consulta e mesmo assim não apareça, será cobrado como consulta efetuada.
Tenha certeza de que essas informações estão claras para o paciente. Para isso, imprima avisos e coloque na clínica, reforce na hora do agendamento, envie lembretes e, caso ofereça atendimentos recorrentes, sempre repita ao final de cada atendimento.
2 - Taxa de agendamento
Outro método que pode auxiliar é cobrar uma taxa de agendamento. Isso já costuma ser muito utilizado por outros profissionais que atuam por horários marcados, como tatuadores e nutricionistas.
Essa metodologia irá funcionar muito bem caso você ofereça consultas particulares. Em caso de atendimento por plano de saúde pode ser que o processo não faça tanto sentido.
Para essa prática, você pode informar ao paciente que cobra uma taxa na hora do agendamento, como 25 a 50% do valor total, e na hora da consulta o paciente acerta o restante. Informe também que, caso o paciente não apareça, o valor não é reembolsável.
Assim o paciente costuma ficar mais atento ao evento, já que perderá dinheiro caso não vá.
3 - Canais de comunicação
É preciso sempre deixar muito claro como o paciente pode contatar você ou o seu consultório. De preferência, que esse contato possa ser realizado de forma rápida e simples.
Dessa maneira você possibilita que o cliente, caso precise, consiga desmarcar a consulta sem maiores dificuldades. Para isso, deixe todos os canais de atendimento bem especificados em seu site, no Google e nas redes sociais.
4 - Lembretes
Um dos métodos que mais funcionam é o de enviar lembretes. Com a correria do dia a dia é comum que os pacientes esqueçam determinados eventos, como uma consulta de rotina.
A prática de envio de lembretes pode ajudar a reduzir drasticamente a taxa de faltas, já que o paciente poderá lembrar do evento e cancelar com facilidade caso seja necessário.
Nesse caso, após o agendamento, envie imediatamente uma confirmação. No dia anterior à consulta, cerca de 24h antes, envie um novo lembrete e peça para o paciente confirmar a presença.
Assim sua clínica terá tempo de remanejar pacientes caso vague horários e você diminuirá o tempo ocioso. O segredo para essa prática é usar canais que facilitem a comunicação, como o WhatsApp.
Ao usar o WhatsApp, o paciente já fica com o seu contato sempre à mão e tem maior facilidade para responder.
5 - Sistema de agendamentos online
Contar com um sistema de agendamentos online te permite visualizar sua agenda de forma rápida e integrada.
A partir dessa fácil visualização você e sua equipe podem realizar a confirmação de consultas com maior agilidade, identificar pacientes que solicitaram o cancelamento ou reagendamento, remanejar pacientes e identificar pela lista de espera se há candidatos para ocupar os horários vagos.
Com essa facilidade a sua gestão fica muito mais assertiva, evitando lacunas de horários e conseguindo atender todos que precisam dos seus serviços.
Dica bônus: conte com um sistema integrado
Um sistema integrado pode te ajudar com todas as questões do seu negócio de maneira clara. Esse sistema pode ser o responsável por armazenar dados da sua agenda, emitir lembretes de consultas para os pacientes, facilitar o prontuário eletrônico, ajudar na gestão financeira e muito mais.
Para ter todas essas facilidades, você pode contar com a Clínica.Work. Por meio de um sistema robusto e completo, a empresa tem o compromisso de fornecer uma solução de gerenciamento de pacientes e agendamento online que não apenas atenda, mas exceda as expectativas do mercado e estabeleça novos padrões de excelência no setor de saúde.
Acesse o site da Clínica.Work e entenda os detalhes sobre como ela pode ser a melhor solução para o seu negócio.
Clínica.Work: sistema de gestão de clínicas e agendamento com especialistas em saúde de todo o Brasil
Marketing médico: 4 dicas para utilizar o mundo digital a seu favor
Captar e fidelizar pacientes: dicas valiosas para crescer na área da saúde
O que é medicina integrativa? Saiba qual é a importância dela para a relação médico x paciente