Confirmação de consulta: confira 5 dicas para reduzir faltas de maneira automatizada
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  • Por Clínica Work
  • 12/12/2023 17:43

Um dos grandes problemas enfrentados por clínicas e consultórios é a falta dos pacientes em consultas pré-agendadas.

Esse problema pode acontecer por diversos fatores, como imprevistos por conta do paciente, esquecimento e até mesmo falta de consideração com o profissional. Embora seja comum, esse problema pode ser diminuído drasticamente por meio de algumas boas práticas, como a confirmação de consulta.

A confirmação pode ser feita de diversas formas, como por ligação, e-mail ou mensagem de texto. Entretanto, a mais eficiente atualmente tem sido a confirmação via WhatsApp, afinal, é uma plataforma onde os usuários passam horas por dia.

Entenda, neste artigo, 5 dicas de como reduzir a taxa de faltas em consultas e como a prática de confirmação de atendimento pode ajudar.

5 Dicas de como reduzir faltas em consultas 

Abaixo, confira cinco dicas práticas para reduzir as taxas de faltas em consultas médicas.

1 - Política de faltas 

Ter uma política de faltas em consultas bem clara pode ajudar muito a reduzir essa taxa.

Essa política consiste em você criar regras bem definidas sobre o que acontece caso o paciente precise remarcar a consulta ou caso não apareça na clínica na hora e dia marcados.

Por exemplo: você pode definir que o paciente, caso precise, deve cancelar com ao menos 24h de antecedência. E caso o paciente confirme a consulta e mesmo assim não apareça, será cobrado como consulta efetuada.

Tenha certeza de que essas informações estão claras para o paciente. Para isso, imprima avisos e coloque na clínica, reforce na hora do agendamento, envie lembretes e, caso ofereça atendimentos recorrentes, sempre repita ao final de cada atendimento.

2 - Taxa de agendamento 

Outro método que pode auxiliar é cobrar uma taxa de agendamento. Isso já costuma ser muito utilizado por outros profissionais que atuam por horários marcados, como tatuadores e nutricionistas.

Essa metodologia irá funcionar muito bem caso você ofereça consultas particulares. Em caso de atendimento por plano de saúde pode ser que o processo não faça tanto sentido.

Para essa prática, você pode informar ao paciente que cobra uma taxa na hora do agendamento, como 25 a 50% do valor total, e na hora da consulta o paciente acerta o restante. Informe também que, caso o paciente não apareça, o valor não é reembolsável.

Assim o paciente costuma ficar mais atento ao evento, já que perderá dinheiro caso não vá.

3 - Canais de comunicação 

É preciso sempre deixar muito claro como o paciente pode contatar você ou o seu consultório. De preferência, que esse contato possa ser realizado de forma rápida e simples.

Dessa maneira você possibilita que o cliente, caso precise, consiga desmarcar a consulta sem maiores dificuldades. Para isso, deixe todos os canais de atendimento bem especificados em seu site, no Google e nas redes sociais.

4 - Lembretes 

Um dos métodos que mais funcionam é o de enviar lembretes. Com a correria do dia a dia é comum que os pacientes esqueçam determinados eventos, como uma consulta de rotina.

A prática de envio de lembretes pode ajudar a reduzir drasticamente a taxa de faltas, já que o paciente poderá lembrar do evento e cancelar com facilidade caso seja necessário.

Nesse caso, após o agendamento, envie imediatamente uma confirmação. No dia anterior à consulta, cerca de 24h antes, envie um novo lembrete e peça para o paciente confirmar a presença.

Assim sua clínica terá tempo de remanejar pacientes caso vague horários e você diminuirá o tempo ocioso. O segredo para essa prática é usar canais que facilitem a comunicação, como o WhatsApp.

Ao usar o WhatsApp, o paciente já fica com o seu contato sempre à mão e tem maior facilidade para responder.

5 - Sistema de agendamentos online 

Contar com um sistema de agendamentos online te permite visualizar sua agenda de forma rápida e integrada.

A partir dessa fácil visualização você e sua equipe podem realizar a confirmação de consultas com maior agilidade, identificar pacientes que solicitaram o cancelamento ou reagendamento, remanejar pacientes e identificar pela lista de espera se há candidatos para ocupar os horários vagos.

Com essa facilidade a sua gestão fica muito mais assertiva, evitando lacunas de horários e conseguindo atender todos que precisam dos seus serviços.

Dica bônus: conte com um sistema integrado 

Um sistema integrado pode te ajudar com todas as questões do seu negócio de maneira clara. Esse sistema pode ser o responsável por armazenar dados da sua agenda, emitir lembretes de consultas para os pacientes, facilitar o prontuário eletrônico, ajudar na gestão financeira e muito mais.

Para ter todas essas facilidades, você pode contar com a Clínica.Work. Por meio de um sistema robusto e completo, a empresa tem o compromisso de fornecer uma solução de gerenciamento de pacientes e agendamento online que não apenas atenda, mas exceda as expectativas do mercado e estabeleça novos padrões de excelência no setor de saúde.

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