| Foto:
  • Por Clínica Work
  • 12/12/2023 14:02
Ouça este conteúdo

A LGPD, abreviação de Lei Geral de Proteção de Dados, entrou em vigor em setembro de 2020 e visa garantir a preservação das informações dos usuários. A lei representa uma preocupação mundial com a segurança das pessoas de modo geral, a fim de gerar maior privacidade de informações sensíveis.

Para uma breve noção da importância dessa lei, imagine quantas empresas diferentes possuem muitas informações sobre você. Bancos físicos e digitais sabem as suas transações, contas, extratos bancários e investimentos. O Google, por exemplo, por meio do GPS do seu celular, sabe os lugares que você frequenta, quando, o que gosta de consumir, entre outras coisas.

Agora, imagine que todos essas dados sejam de fácil acesso para qualquer pessoa. Perigoso, não é? Para as clínicas médicas, essa lei pode ser ainda mais importante, sabendo que todo o prontuário médico dos pacientes tem muitas considerações de vulnerabilidade.

Entender como a lei funciona, para que serve e como aplicar de maneira correta garante que a sua clínica esteja dentro das formalidades e permite maior privacidade para os seus pacientes. Neste artigo, também entenda melhor como optar por um sistema que facilite essa gestão de dados. Boa leitura!

O que é LGPD? 

Conforme explicado brevemente acima, a Lei Geral de Proteção de Dados foi sancionada em 2018 e que entrou em vigor em setembro de 2020. Ela visa proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade dos indivíduos, assim como objetiva garantir a livre formação da personalidade de cada um.

Por meio dela, garante-se que os dados sensíveis, como nome, endereço, CPF, RG, informações sobre a saúde e muitos outros sejam tratados de maneira adequada e segura.

No ramo da saúde, podemos considerar como informações sensíveis:

  • Dados pessoais; 
  • Histórico médico; 
  • Resultados de exames; 
  • Informações sensíveis; 
  • Tratamentos; 
  • Relação com outros profissionais. 

Importância da LGPD na saúde 

Antigamente era comum ver clínicas com salas específicas que guardavam caixas e mais caixas com prontuários médicos. Hoje, esses estoques foram substituídos pelos sistemas digitais, capazes de armazenar milhares de informações que podem ser acessadas com um clique.

Embora a utilização de sistemas seja extremamente útil e vantajosa, eles também podem ficar suscetíveis a ciberataques se não forem bem protegidos. A partir desse roubo de informações, pacientes ficam vulneráveis e podem sofrer, seja com golpes, ameaças, entre outros problemas.

Tendo isso em mente, é fundamental garantir a segurança dos dados dos seus pacientes. Não somente para a sua clínica estar conforme o que a lei exige, mas também para garantir a ética profissional e privacidade dos pacientes.

Como um sistema de gerenciamento médico pode ajudar na LGPD

Contar com o auxílio de um sistema de gerenciamento de clínicas (que garanta a segurança de dados) só tem vantagens para o seu negócio médico.

Um sistema de gerenciamento é capaz de tornar a rotina nas clínicas médicas muito mais simples e eficientes. Por meio de uma agenda médica online, fica mais fácil agendar novos pacientes, reagendar, cancelar consultas, organizar os procedimentos e mais.

Com o prontuário eletrônico, o pessoal autorizado a lidar com essas informações pode centralizar todos os dados em um único lugar e acessar com tranquilidade sempre que necessário, tornando o atendimento muito mais completo.

A partir de um sistema de envio de mensagens, é possível enviar lembretes aos pacientes sobre consultas e procedimentos agendados, diminuindo a taxa de falta em consultas. Essa característica também permite enviar pesquisas de satisfação para entender em quais quesitos os serviços podem ser melhorados.

Do ponto de vista da LGPD, contar com um sistema de gerenciamento médico permite centralizar todas as informações em um único lugar e garantir que somente as pessoas autorizadas dentro da empresa tenham acesso por meio de logins individuais.

Além disso, os sistemas de gerenciamento de clínicas também costumam ser robustos e muito seguros, como o sistema da Clínica.Work.

A Clínica.Work garante segurança de dados e conformidade. A empresa prioriza a segurança dos dados de saúde, aderindo às regulamentações e padrões mais rigorosos do setor. Por meio de criptografia de ponta a ponta e práticas de segurança robustas, o sistema garante a proteção das informações confidenciais dos pacientes.

Que tal saber mais sobre como a Clínica.Work pode ajudar com a LGPD na sua clínica? Acesse o site agora mesmo e conheça!