A pesquisa de satisfação é um método utilizado por empresas para entender o nível de avaliação dos pacientes sobre o atendimento prestado| Foto: Shutterstock
  • Por Clínica Work
  • 12/12/2023 17:12
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A realização de pesquisas de satisfação em clínicas médicas é uma poderosa ferramenta na elaboração de estratégias de melhoria de atendimento.

A prática consiste na aplicação de questionários, sejam eles escritos, digitados ou verbais, com intuito de entender o que os pacientes acham do atendimento, do espaço e dos equipamentos oferecidos no local.

Embora seja um processo simples, muitas empresas ainda não entendem a importância da realização desse tipo de pesquisa. Apesar disso, essa etapa pode trazer vantagens para a clínica, como a opinião sincera de seus clientes, para fazer melhorias em seus atendimentos e aumentando as chances de obter mais clientes e fidelizá-los.

Neste artigo você entende melhor o que é a pesquisa de satisfação, para que serve e melhores formas de aplicá-la no seu consultório. Boa leitura!

O que é a pesquisa de satisfação? 

A pesquisa de satisfação é um método utilizado por empresas para entender o nível de avaliação dos pacientes sobre o atendimento prestado.

Essa pesquisa pode avaliar diferentes etapas, desde o agendamento da consulta até a etapa pós-procedimento. O intuito é entender quais quesitos o paciente gostou e recomendaria, e quais atributos não o deixaram satisfeitos, para serem melhorados para uma próxima vez.

Como é feita a pesquisa de satisfação? 

A pesquisa de satisfação pode ser feita de muitas maneiras. Uma das mais comuns, mas que atualmente já está defasada, é a aplicação de um questionário de papel.

Nesse questionário são feitas as perguntas levantadas previamente, onde o paciente pode responder com sim, não ou escrever em um campo aberto de sugestões. Embora esse método seja comum, ele não é tão eficiente, uma vez que o paciente costuma demorar mais tempo para preencher e a mensuração do resultado não é simples e automática.

Outra forma de aplicar a pesquisa de satisfação é de forma online. Para isso, a pesquisa pode ser enviada diretamente para o paciente, seja por e-mail, SMS ou WhatsApp. Inclusive, a preferência de canal de recebimento de mensagens é outra coisa que você pode pedir ao paciente para deixar especificado, garantindo que ele realmente veja as mensagens e notificações.

Ao enviar a pesquisa, o paciente pode responder as perguntas tranquilamente, de onde estiver e no momento que for mais conveniente. Essa característica tende a garantir respostas mais sinceras, pois quando o cliente tem pressa, tende a responder de forma rápida e nem sempre como realmente se sente.

A partir do recebimento das respostas de forma online, a clínica consegue gerar relatórios com as informações coletadas, possibilitando uma análise mais rápida e assertiva dos pontos que agradam aos pacientes e das características que precisam ser melhoradas.

Importância de realizar a pesquisa de satisfação 

Imagine que a pesquisa de satisfação age como um termômetro. Assim como é fundamental medir a temperatura corporal para identificar possíveis problemas, medir o nível de satisfação dos seus pacientes possibilitará identificar coisas erradas e que podem ser melhoradas.

Por exemplo: seus pacientes amam seu atendimento em consultório, mas na recepção seus atendentes agem de maneira grosseira, o que faz com que os clientes não queiram retornar.

Por meio de uma pesquisa de satisfação é possível identificar esse acontecimento e conversar com os recepcionistas, para entender se eles estão sobrecarregados, se há algum problema interno, entre outras coisas, assim como será possível definir um novo método de atendimento que supra as expectativas.

Como realizar a pesquisa de satisfação na minha clínica? 

A melhor maneira de realizar a pesquisa de satisfação para obter a avaliação de seus pacientes é online, conforme já foi explicado. Para isso, conte com um sistema de gestão de clínicas. A Clínica.Work oferece esse serviço de maneira extremamente eficiente.

Na avaliação de satisfação do paciente oferecida pela Clínica.Work, são coletados os dados e analisados os feedbacks dos pacientes para melhorar continuamente os serviços e garantir que as expectativas sejam atendidas. Isso fortalece a relação médico-paciente e aumenta a confiança na qualidade do atendimento.

Para saber mais sobre como a Clínica.Work pode ajudar nesse processo, acesse o site agora mesmo!