Prontuários eletrônicos e históricos médicos: como essa integração coordena o atendimento ao seu paciente
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  • Por Clínica Work
  • 12/12/2023 15:33

Durante o atendimento médico algumas ferramentas podem ser fundamentais para garantir um atendimento completo e eficiente.

Dentre as principais (além dos equipamentos para procedimentos padrões) está o prontuário médico. Ele é um documento que centraliza todas as informações de saúde do paciente, como histórico de família e problemas anteriores, sintomas, resultados de exames, diagnósticos e tratamentos.

Esse prontuário começa a partir da primeira consulta com o médico, onde o profissional precisará realizar uma série de perguntas para entender as queixas do paciente. A partir dessas anotações no prontuário, mantém-se um histórico que irá facilitar todos os próximos atendimentos e ajudará a garantir que nenhuma informação passe despercebida.

Sendo o prontuário e o histórico médico documentos tão importantes, entenda neste artigo porque é fundamental que eles estejam integrados. Confira!

Como funciona o prontuário médico? 

O prontuário médico é um documento a ser preenchido pelo profissional de saúde a fim de obter e registrar todas as informações sobre o paciente para facilitar procedimentos e a elaboração de diagnósticos.

O prontuário médico começa a ser redigido a partir da primeira consulta com o médico. Nela, o profissional fará variadas perguntas, como quais são as suas queixas, histórico de problemas na família, se você fez exames recentes, de quais medicamentos faz uso, entre outros questionamentos pertinentes.

A partir da sua resposta, o médico conseguirá identificar se há um padrão de sintomas, se há necessidade de medicação ou realização de exames e se há suspeitas de doenças.

Esse documento ficará salvo e registrado no seu nome e na data em que foi efetuado o atendimento. A partir disso, cria-se um histórico médico. Em suas próximas consultas, os médicos responsáveis não precisarão perguntar tudo novamente, tornando o atendimento mais completo, rápido e eficiente.

Como a integração entre prontuário e histórico ajuda nos atendimentos 

Os benefícios de ter essas informações são diversos, tanto para os pacientes quanto para a própria clínica. Confira quais são as vantagens abaixo.

Qualidade no atendimento 

Ao poderem contar com todas as informações que precisam em um único lugar, os médicos conseguem efetuar um atendimento muito mais robusto. Afinal, informação é poder.

Sabendo de todo o histórico do paciente, evita-se que alguma informação importante passe sem ser notada, o que permite um olhar abrangente sobre o indivíduo e seu histórico hospitalar.

Agilidade 

Quando o médico pode contar com todas as informações centralizadas em um histórico e tem fácil acesso a elas, o atendimento pode se tornar muito mais rápido. A eficiência e qualidade mantém-se as mesmas, o que muda é que, ao invés de ter que fazer todas as mesmas perguntas novamente, basta que o profissional tire uns minutos para ler o histórico com atenção.

Dessa maneira, o profissional de saúde entenderá o que já foi ou não foi feito, seus efeitos e quais procedimentos sugerir em seguida, se forem necessários.

Centralização 

Imagine que um paciente de determinado profissional precisa de atendimento, mas o seu médico de costume está de férias e a pessoa precisará ser atendida por outro profissional.

Nesse caso, o comum seria começar um novo documento, já que o novo médico ainda não conhece o histórico do paciente. Já as clínicas que contam com um sistema de prontuário e histórico integrado já possuem todas as informações registradas, basta que o novo profissional as leia com atenção.

Por que optar por um serviço de gerenciamento integrado? 

Como você pode perceber, ter todas essas informações integradas agrega muitas vantagens para a rotina das clínicas médicas.

O sistema de gerenciamento online da Clínica.Work oferece a integração perfeita de registros. A partir disso, a empresa facilita a vida dos profissionais de saúde com a integração de registros médicos eletrônicos. Isso permite acesso rápido a históricos de pacientes, exames e informações relevantes no ponto de atendimento, aumentando a qualidade e a segurança do cuidado.

Se você deseja garantir mais agilidade e qualidade para os seus atendimentos, não perca mais tempo. Invista agora em um sistema de gerenciamento de clínicas online. Acesse o site da Clínica.Work e saiba mais!