A saúde digital é um termo e uma realidade que ganha cada vez mais força. A prática consiste não somente em trocar os papéis por computadores, mas em usar os meios de tecnologia para tornar os atendimentos melhores e mais modernos.
Em meio a tantas formas de obter informações, e com uma atualização constante e rápida de novos estudos, manter-se atualizado nessa era de saúde digital pode parecer um grande desafio.
Apesar disso, ter ciência do que esse termo significa e a importância para os seus pacientes é fundamental. Por isso, neste artigo, explicamos melhor sobre o que é esse conceito. Confira!
O que é saúde digital?
O termo saúde digital se refere ao uso de recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na rotina médica a fim de facilitar processos, como o uso de agendas médicas online, prontuário eletrônico, teleconsultas, entre outros.
Desde o cenário da pandemia, onde o isolamento social prevaleceu por certo tempo, a telemedicina ganhou espaço, dando ainda mais ênfase para a saúde digital.
A primeira resolução sobre telemedicina foi aprovada pelo Conselho Federal de Medicina em 2002. No entanto, foi somente em 2020 (no auge do isolamento social) que o Ministério da Saúde e o Senado Federal aprovaram o PL 696/2020. A partir disso, o atendimento pré-clínico, assistencial, consultas, monitoramento e diagnósticos foram liberados para serem executados de forma online.
Dessa maneira, a saúde digital e suas constantes inovações dão espaço para um atendimento mais amplo, atualizado, prático e acessível para todos.
O que mudou pós-pandemia?
No cenário durante a pandemia, as teleconsultas, por exemplo, ganharam muita força. Esse era um excelente método para a realização de atendimento de forma segura e eficiente.
Atualmente, em tempos em que grande parte da população já está imunizada e pode circular livremente, esse método de atendimento ainda é bastante comum.
Os métodos de saúde digital permitem democratizar o atendimento, uma vez que até mesmo as pessoas que moram em cidades pequenas, sem rede de saúde, podem contar com atendimento médico de ponta à distância.
Diversas áreas da saúde, como clínicos gerais, dermatologistas, nutrólogos, psicólogos e psiquiatras, ainda conseguem desempenhar seus atendimentos de forma online, garantindo mais conforto e comodidade para seus pacientes.
Como adaptar-se à nova realidade?
Embora a saúde digital tenha ganhado cada vez mais adeptos, ainda é comum que muitas clínicas de saúde encontrem dificuldade para implementar esses métodos em seus consultórios.
Uma excelente forma de utilizar a saúde digital é por meio de sistemas de gestão de clínicas. A partir de um software robusto e com diversas funcionalidades, é possível centralizar tudo em um único lugar, oferecendo o melhor atendimento para os seus pacientes.
Confira as principais ferramentas de saúde digital que um sistema de gerenciamento pode oferecer.
Prontuário eletrônico
Por meio de um sistema de gerenciamento integrado é possível realizar a montagem de prontuários eletrônicos. Esses prontuários serão responsáveis por armazenar todas as informações do paciente, criando um histórico médico que pode ser acessado com facilidade.
Agenda online
O sistema de gerenciamento também possibilita a produção de uma agenda online. Nessa funcionalidade será possível fazer agendamentos, visualizar horários livres, remarcar procedimentos e unificar agendas de diversos profissionais, tudo isso de forma simples e rápida.
Envio de mensagens
Ao contar com um sistema de gerenciamento também é possível realizar a automatização de alguns serviços, como o envio de mensagens para pacientes. Assim, o próprio sistema envia recados, como a confirmação de consultas e atendimentos.
Essa característica economiza tempo da equipe, diminui a taxa de não comparecimento e pode ser usada para enviar outras coisas, como pesquisas de satisfação.
E então, que tal começar a aplicar hoje mesmo o conceito de saúde digital na sua clínica? A Clínica.Work pode ajudar o seu consultório por meio de um sistema robusto e muito eficiente.
Saiba mais sobre as diversas funcionalidades oferecidas pela Clínica.Work!
Clínica.Work: sistema de gestão de clínicas e agendamento com especialistas em saúde de todo o Brasil
Marketing médico: 4 dicas para utilizar o mundo digital a seu favor
Captar e fidelizar pacientes: dicas valiosas para crescer na área da saúde
O que é medicina integrativa? Saiba qual é a importância dela para a relação médico x paciente