As crianças desarrumam tudo quando brincam, então por que não podem arrumar a própria bagunça?
Mesmo que elas sejam resistentes ao momento “organização pós-diversão”, acostumá-las desde cedo é fundamental para seu desenvolvimento. Então, se você está se perguntando "como meu filho pode fazer a sua parte nas tarefas da casa?", este conteúdo vai te ajudar.
O princípio de tudo está na autonomia infantil. Está na hora de ensinar seu filho a ser uma criança independente e, com isso, assumir certas responsabilidades em casa, como a organização do próprio quarto, por exemplo.
O que é autonomia infantil?
A autonomia infantil acontece quando a criança tem a oportunidade e o incentivo de de aprender tarefas variadas por conta própria, de acordo com a sua capacidade atual, para evoluir e se desenvolver. Uma pessoa autônoma consegue tomar decisões, assim como também executar tarefas, simples ou complexas, com iniciativa e responsabilidade.
No caso da autonomia infantil, o conceito é levado para o universo dos pequenos, onde é necessário respeitar suas capacidades. Ou seja, uma criança autônoma ganha a consciência e o dever sobre seus próprios atos, mas de acordo com a etapa de seu desenvolvimento.
Por que estimular a autonomia do seu filho desde cedo?
Conforme conquistam maior independência, os pequenos descobrem como se expressar e conseguem explorar o mundo à sua volta por conta própria. Além disso, a autonomia possibilita que eles entendam como suas ações e escolhas são capazes de influenciar os resultados e trazer consequências, então eles entendem sobre o que têm ou não têm controle.
Estimular a autonomia das crianças a partir da educação infantil é fundamental para elas desenvolverem senso de identidade, pensamento crítico e conseguirem resolver problemas, enfrentar desafios e realizar diversas atividades no dia a dia.
Como estimular o desenvolvimento da autonomia infantil?
- Ofereça opções de escolha para a criança: esse é o primeiro passo para a autonomia infantil. Por exemplo, deixe que ela decida com o que prefere brincar, oferecendo duas ou três opções;
- Faça a criança entender que ela é capaz: é importante ela sentir que consegue realizar tarefas, com base em critérios orientados por você. Isso ajuda a desenvolver autoconfiança e autoestima;
- Respeite as opiniões da criança: ouça ideias e opiniões para ajudá-la a desenvolver autonomia e perceber que você e outros adultos respeitam e reconhecem suas habilidades;
- Estimule o desenvolvimento cognitivo: ao fazer suas próprias escolhas, a criança pode solucionar problemas e, com isso, melhorar seu desenvolvimento cognitivo. Para estimulá-la, você pode utilizar jogos e brincadeiras;
- Ofereça responsabilidades para a criança: tarefas reais e um pouco desafiadoras vão ajudá-la a desenvolver perseverança. Preparar o próprio lanche, organizar os materiais escolares e brinquedos e ajudar a cuidar do jardim, por exemplo, são capazes de fazê-la sentir que suas tarefas contribuem com a ordem da casa e ajudam no dia a dia da família.
Por que os filhos precisam participar das tarefas domésticas?
Uma forma de ajudar os pequenos a desenvolverem responsabilidade, independência, cuidado e autonomia é por meio de tarefas domésticas, que podem ser guardar a louça, arrumar os brinquedos ou a cama, por exemplo.
Atividades como essas, quando atribuídas às crianças desde cedo, são suficientes para fazê-las enxergar qual é a dinâmica da casa, os deveres de cada membro, além de sentirem-se úteis e parte da família, desenvolvendo responsabilidade e autoestima.
Como ajudar seu filho nas tarefas da casa?
Você pode colocar em prática algumas táticas para estabelecer uma relação mais próxima com seus filhos nas tarefas de casa:
- Chame a criança para ajudar na execução de tarefas simples que ela goste de fazer. Não comece por atividades desagradáveis para ela e, assim, evite resistência;
- Valorize e encoraje a ajuda dos seus filhos, porque isso vai fazê-los úteis e felizes;
- Eles precisam vê-lo executando as atividades domésticas também. Seja exemplo, porque as crianças aprendem muito nos observando;
- Transforme as tarefas da casa em algo natural, parte da rotina;
- Crie uma rotina de organização para seus filhos, ensinando que as coisas têm o seu lugar e que quando eles terminarem de brincar é hora de guardar os brinquedos;
- Para ensiná-los a guardar e organizar de forma leve, faça isso de forma lúdica. Pode ser uma música para cantar enquanto executa a tarefa ou uma gincana, por exemplo;
- Aumente as tarefas domésticas das crianças gradativamente, de acordo com a idade delas. Assim, ela se tornará mais independente;
- Ensine o desapego, principalmente quando eles ganham muitos brinquedos ou quando o armário está cheio demais de roupas e sapatos, por exemplo.
Como o Colégio do Bosque Mananciais incentiva a autonomia infantil?
A autonomia infantil deve ser estimulada em casa e na escola, já que um complementa a educação fornecida pelo outro para o desenvolvimento integral da criança.
No Colégio do Bosque Mananciais, os professores estimulam a autonomia dos pequenos com tarefas como a organização dos materiais usados na sala de aula ou recreio, por exemplo, ou ainda com atividades esportivas e outras capazes de desenvolver o senso de coletividade e aprendizado.
O Colégio incentiva que os alunos compreendam que têm a capacidade de contribuir na família, na escola, de ajudar os amigos, realizando suas próprias tarefas cotidianas e outras atividades com iniciativa e responsabilidade.
Por meio da educação personalizada, que tem como uma das ferramentas a preceptoria, o Bosque Mananciais auxilia os pais a identificarem as potencialidades e dificuldades de cada aluno, elaborando juntos um plano de ação prático de desenvolvimento pessoal nesses pontos.
A escola tem conhecimento neuropsicopedagógico para ser um auxiliar dos pais. Eles são os verdadeiros protagonistas do processo educacional e podem contar com uma orientação assertiva do que os filhos precisam melhorar e do que eles já conseguem realizar sozinhos.
O processo de melhoria contínua e consistente de todas as partes envolvidas muda a dinâmica familiar, pois os pais recebem ajuda dos filhos, que se sentem úteis, maduros e confiantes.
“Dividir os encargos ou tarefas domésticas com os membros da família é imprescindível e faz com que todos se sintam capazes e confiantes, além de tornar mais viável a ordem no lar. Quando o colégio trabalha em conjunto com a família, bons hábitos como a ordem, a laboriosidade e a generosidade podem ser intensificados”, explica Heloisa Arias, coordenadora da Educação Infantil do Colégio do Bosque Mananciais.
Ela ainda complementa: “trabalhamos em nosso colégio com pequenos encargos em sala, que variam conforme a maturidade da criança, mas que desde cedo mostram a elas a importância da sua colaboração no grupo e fortalecem a sua autonomia e a sua autoestima.”
Algumas tarefas indicadas pelo Colégio do Bosque Mananciais para cada faixa etária
- 2 a 3 anos: guardar os brinquedos, colocar roupa no cesto para lavar, guardar os sapatos, tirar seu prato da mesa, tirar o pó de pequenas superfícies;
- 4 a 6 anos: arrumar a cama, separar o lixo, regar as plantas, ajudar a guardar as compras, ajudar a arrumar o quarto;
- 7 a 10 anos: colocar a mesa e recolher após as refeições, lavar a louça, recolher roupas do varal e guardá-las, varrer o chão ou passar aspirador de pó, arrumar sua mochila para a escola;
- A partir dos 11 anos: preparar lanches, ajudar nas refeições, colocar a roupa na máquina para lavar, trocar roupa de cama, ajudar a cuidar dos irmãos mais novos, cuidar do animal de estimação.
Conheça o Colégio do Bosque Mananciais
Instituição educativa inovadora, o Colégio do Bosque Mananciais é voltado para famílias que procuram uma formação completa para o desenvolvimento de seus filhos. Isso é possível graças ao projeto Optimist da Educação Infantil, que trabalha a formação humana em conjunto com a acadêmica.
O projeto parte de investigações científicas realizadas sobre aprendizagens oportunas e oferece aos alunos uma rica, alegre e organizada estimulação. O objetivo é que alcancem, segundo condições pessoais de cada um, níveis ótimos de maturidade, autonomia, desenvolvimento e aprendizagem.
Na educação infantil do Colégio do Bosque Mananciais explora-se a grande plasticidade neurológica e psicológica de cada idade, quando a criança apresenta um enorme potencial de assimilação em todos os níveis. Para tanto são desenvolvidos os seguintes estímulos, sempre de forma muito lúdica e alegre:
- Aprendizagem diária do Inglês;
- Bits de inteligência, número e cálculo;
- Passeios de aprendizagem;
- Audição musical;
- Estações de aprendizagem;
- Desenvolvimento de leitura e escrita;
- Desenvolvimento lógico-matemático;
- Educação em valores;
- Formação educativa para pais.
O colégio tem uma política educacional de vanguarda que forma pessoas responsáveis, independentes e compromissadas. Os alunos são inspirados a buscar objetivos elevados, dando sempre o melhor de si e desenvolvendo plenamente as suas potencialidades.
Por que é importante transmitir valores religiosos aos filhos desde pequenos?
Escola matricula famílias e forma pais e mães: entenda este modelo de ensino inovador!
Como um colégio pode ajudar as famílias a formarem boas pessoas? Conheça um pouco sobre Preceptoria
Pianista Alvaro Siviero e orquestra Vienna Morphing Chamber se apresentam no Teatro Guaíra