Durante a infância, o nosso cérebro passa por diversas mudanças através de momentos de aprendizagem. É nesse período que as habilidades emocionais, cognitivas, físicas e sociais começam a se desenvolver. Por isso é tão importante investir em uma educação infantil de qualidade que utilize estímulos estratégicos por meio de brincadeiras, atividades ao ar livre, jogos e desafios para ensinar as principais habilidades que serão desenvolvidas mais tarde, durante a vida acadêmica.
Todas as instituições têm como objetivo ensinar bons hábitos que precisam ser desenvolvidos nos primeiros anos, para que as crianças se tornem adultos conscientes e responsáveis. Porém, para que eles funcionem, é preciso que esses ensinamentos tenham intencionalidade e façam parte de um plano de desenvolvimento, que deve ser aplicado por profissionais capacitados, trabalhando junto com a família para garantir bons resultados.
Estímulos com intencionalidade
Desenvolver estímulos de forma intencional significa ter um projeto pedagógico específico voltado para objetivos definidos entre professores e pais. Nesse contexto, atividades que parecem simples, como engatinhar ou brincar no parquinho, possuem um significado muito maior para os profissionais da área de educação infantil, que entendem através de evidências científicas quais são as janelas de oportunidade de cada faixa etária que devem ser aproveitadas.
Para explicar essa relação entre as atividades, Katia Queiroz, coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Colégio Bosque Mananciais, dá um exemplo: “Os nossos alunos têm atividades diárias que proporcionam estímulos adequados às janelas de oportunidade. Um deles é chamado de programa motor, no qual trabalhamos habilidades motoras que futuramente refletirão em faculdades cognitivas necessárias para o período de alfabetização. O engatinhar realizado de forma orientada, mas lúdica, por exemplo, vai exigir uma área do cérebro para a coordenação dos movimentos opositores de perna e braços que é a mesma utilizada no momento da aquisição da leitura.”
Falta e excesso de estímulos
Equilíbrio é a palavra-chave para qualquer metodologia pedagógica bem aplicada. Assim como a falta de estímulos pode causar prejuízos irreversíveis para a criança, a superestimulação também não é benéfica para o desenvolvimento cognitivo.
O diretor da unidade Bosque, Luis Ernesto Marroquin, comenta sobre conciliar formação humana e excelência acadêmica:
Essa preocupação, contudo, não deve afastar os pais de escolas inovadoras, que trabalhem com a intencionalidade como ferramenta de aprendizagem. Os educadores responsáveis pelas propostas de ensino dessas instituições definem meios seguros para que os alunos sejam incentivados na medida certa.
Nesses espaços educativos, se parte da premissa de que o mundo já é um agente estimulador para as crianças. Suas curiosidades, necessidades e avanços nascem desse contato orgânico com as novidades que vão sendo descobertas dia a dia. A função dos professores, nesse cenário, é oferecer ferramentas lúdicas que ajudem os pequenos a compreenderem o que a vida apresenta a eles.
Por isso, não é necessário temer a possibilidade de estímulos excessivos. Todo o andamento do processo de aprendizagem será ajustado de acordo com a identidade e as particularidades de cada estudante.
Um bom exemplo é o brincar livre, que valoriza a autonomia e o ritmo da criança. Por meio de brincadeiras imaginativas que são conduzidas pelo próprio aluno, o educador atua como um condutor da jornada do aprender, ouvindo e considerando as demandas apresentadas naquele universo criativo com muito respeito, carinho e acolhimento.
Nessa dinâmica, fica mais fácil detectar, entender e respeitar os limites de cada um, traçando uma proposta de estimulação adequada.
A importância de uma rotina estruturada
Criar uma rotina de estímulos levando em consideração a singularidade de cada criança é essencial para garantir um bom desenvolvimento intelectual no futuro. Para a criança, essa rotina, que deve ser seguida pelos pais também em casa, consiste apenas em atividades divertidas, mas enquanto elas brincam também ocorre muito aprendizado. Assim, desenvolve-se um conjunto de competências que vão prepará-las para o futuro em todas as áreas.
“Na Educação Infantil, oferecemos à criança um ambiente rico em aprendizagem que possibilita o desenvolvimento de todo o seu potencial cognitivo, aproveitando cada fase de sua maturidade e considerando traços da sua personalidade, para que o resultado seja ainda mais natural e transformador”, comenta Keila Delgado, professora do Colégio do Bosque Mananciais há 10 anos.
“Trabalhamos com estímulos diários que auxiliam no desenvolvimento da fala, da língua inglesa, do raciocínio lógico e de habilidades motoras, além de introduzi-los no mundo das artes e da música, despertando sua curiosidade para o mundo e preparando-os para as próximas etapas de aprendizado, quando ingressam no ensino fundamental”, complementa Keila.
Conheça o Colégio do Bosque Mananciais
O Colégio do Bosque Mananciais é uma instituição educativa inovadora voltada para famílias que buscam uma formação completa para seus filhos. Para o desenvolvimento infantil a instituição utiliza o projeto Optimist, que parte de investigações científicas realizadas sobre aprendizagens oportunas, oferecendo aos alunos uma rica e organizada estimulação para que alcancem, segundo condições pessoais de cada um, níveis ótimos de maturidade, desenvolvimento e aprendizagem.
Acesse o site e saiba mais sobre o que o colégio oferece para seus filhos.
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