Assim como a família, a escola é um espaço fundamental de convivência, construção de conhecimento e inspiração para a formação das crianças. E por mais que muitas vezes a figura das instituições de ensino sejam relacionadas apenas às habilidades técnicas, o acompanhamento socioemocional na educação também é uma premissa básica a todos os currículos letivos.
Uma escola que oferece aos alunos a oportunidade de encarar diferentes experiências da vida social, estimulando que eles estejam confortáveis para expressarem seus sentimentos — lidando com emoções como o amor, raiva, ansiedade, vergonha, frustração e timidez de uma forma saudável e acolhedora —, é um ambiente que forma os alunos em sua integralidade.
A inteligência se manifesta de várias formas
O acompanhamento emocional na educação, além de ser uma diretriz prevista pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é também uma forma de reconhecer nas crianças os seus pontos fortes e ensinar a elas como lidar e melhorar suas fragilidades.
A educação socioemocional, proporcionada pelo acompanhamento individualizado de cada estudante, é uma forma de mostrar e desenvolver neles características fundamentais à vida em sociedade, que podem ser determinantes para as expressões de suas outras potencialidades, envolvendo o pensar, olhar, sentir e agir.
No Colégio Everest, uma equipe de acompanhamento formada por pedagogas, professoras e tutoras se reúne para conversar e debater a situação de cada aluno da escola, em busca de pontos de atenção e também com forma de encontrar caminhos para que as crianças desenvolvam autonomia.
Outro aspecto essencial do Colégio é trazer os pais para perto do dia a dia escolar, acompanhando cada passo da evolução da criança, criando uma rede de apoio excelente para a formação integral dos alunos.
Como fortalecer o acompanhamento emocional na educação?
1. Estimule as expressões
O primeiro passo para que o acompanhamento emocional na educação seja eficaz, é criar um ambiente em que as crianças se sintam confortáveis para se expressarem. Conversar com elas, perguntar como elas se sentem em relação às situações, o que elas gostariam que acontecesse e o porquê desses desejos — no Colégio Everest, esse papel está muito vinculado à atuação das tutoras, que acompanham as crianças nesse desenvolvimento.
Dessa forma é possível mostrar a elas que o que elas têm a dizer será ouvido e, na mesma medida, é importante que elas compreendam a necessidade de ouvir também. O exercício de criar acordos é uma forma de motivar que elas percebam que nem sempre tudo será do jeito delas, mas que a opinião e contribuição delas é necessária para garantir um bom resultado.
Em muitos casos, o objetivo é dar ferramentas aos alunos, para que consigam trabalhar suas dificuldades emocionais e psicológicas.
2. Converse sobre sentimentos
Expressar sentimentos é imprescindível para compreendê-los. A rede Everest valoriza que todas as crianças se desenvolvam de forma integral, com possibilidade de serem quem são. Por essa razão, os sentimentos são dialogados, para que todos os estudantes compreendam melhor os impulsos causados por eles, assim como as sensações que vêm à tona em momentos de estresse, felicidade, satisfação e ansiedade, por exemplo.
Essa ação permite que as crianças construam a habilidade de autoanálise e entendam formas de lidar e evoluir a partir de cada sentimento vivenciado.
Durante este momento de pandemia, o Colégio Everest tem oferecido, inclusive, suporte psicológico e emocional para alunos e pais que estão lidando com situações de luto pela perda de familiares, com as dificuldades do isolamento social e demais cenários decorrentes do momento atual.
3. Fortaleça a autoconfiança
Errar é natural, principalmente em um processo de desenvolvimento e aprendizagem. Nesse sentido, o acompanhamento emocional na educação é fundamental para garantir que as adversidades não acarretem em frustrações. Ensinar às crianças formas de ressignificar as fragilidades é uma maneira de permitir que elas mesmas cresçam e evoluam a partir de falhas.
Além de ser um grande benefício à formação da personalidade da criança, assim como à sua compreensão do assunto abordado, é um ganho também na autoconfiança e autoestima.
5. Valorize a empatia
A habilidade de saber se colocar no lugar do outro e respeitar as diferenças de personalidade, bagagem e expectativas é uma característica fundamental da nossa sociedade atual. Convidar as crianças a se projetarem em diferentes cenários e, por meio do acompanhamento emocional na educação, mostrar para elas que todo sentimento importa, é um modo de valorizar a humanidade dentro de cada uma delas.
Por isso, também, que o Colégio Everest possui atividades voluntárias, ações e projetos sociais que colocam as crianças em contato com diversas realidades sociais.
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Formação integral e humana
O Colégio Everest prioriza mais do que a formação de profissionais, é focada na formação de pessoas. Por essa razão, desde o início da vida letiva das crianças, o acompanhamento emocional na educação faz parte de suas rotinas, aproximando aluno, colégio e pais no mesmo propósito.
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